3 Ferramentas para te ajudar na gestão de vendas

3 Ferramentas para te ajudar na gestão de vendas

A gestão de vendas é uma questão muito importante para uma companhia. Isso acontece porque, é justamente essa área a maior responsável por angariar dinheiro para o caixa da companhia, seja por produtos ou serviços. 

Assim, gerir as vendas engloba uma série de questões que passam por definir as estratégias, cuidar da análise do resultado, além de preparar a equipe para fazer o melhor trabalho possível e vender os produtos. 

Ademais, a gestão de vendas, por ser uma área tão importante, também deve trabalhar em conjunto com outros grupos da companhia, por exemplo a gestão de marketing, que ao utilizar o sistema crm vai conseguir complementar o trabalho da gestão de vendas. 

Leia adiante sobre algumas ferramentas eficientes na hora de gerir o comércio, além de entender qual a importância e os benefícios de ter uma boa gestão de vendas.

O que é gestão de vendas?

Em primeiro lugar, antes de descobrir quais são as ferramentas usadas na gestão de vendas, é necessário saber o que é esse tipo de gestão. 

Resumidamente, a gestão de vendas se baseia na maneira em que o time que cuida da parte comercial da companhia é conduzido, sempre com o objetivo focado no alcance de metas que são relevantes comercialmente, muitas vezes descobertas por um crm operacional.

Além disso, também é responsabilidade do time de gestão de vendas a parte de orientar os colaboradores a respeito de melhores estratégias ou práticas de comércio.

Esse tipo de gestão busca sempre a otimização dos recursos disponíveis e os esforços individuais e coletivos.

A gestão de vendas também tem como base o envolvimento com a integração entre a equipe comercial e os outros setores-chave da empresa, como marketing, estoque e financeiro.

Qual a importância de ter uma boa gestão de vendas?

Como já dito anteriormente, uma boa gestão de vendas é algo essencial para uma companhia. Isso porque, muitas vezes, a empresa em questão só tem uma forma de gerar caixa: as vendas. 

Dessa forma, a principal responsabilidade da gestão de vendas e a sua tremenda importância vem do fato de que ela precisa gerir essas vendas, buscando aumentar os números através de estratégias como um software crm gratuito.

Assim, vale ressaltar que esse tipo de gestão já começa desde a seleção dos colaboradores que integrarão a equipe. Além disso, esse tipo de gestão também engloba diversas outras ações: 

  • Delegação de tarefas;
  • Determinação de rotas;
  • Supervisão;
  • Motivação dos funcionários.

Além de ter um papel crucial para o caixa da companhia, a gestão de vendas feita com sucesso também é fundamental para diferenciar a sua organização no mercado, levando em consideração um cenário extremamente competitivo.

Por isso, uma boa gestão de vendas atrelada a outras áreas do marketing, bem como ferramentas e estratégias como o crm online free só agregam valor a uma companhia, auxiliando ao crescimento da marca. 

Agora que já foi possível entender o que é gestão de vendas, qual a sua importância e os benefícios a uma companhia de ações comerciais eficientes, confira a seguir algumas ferramentas utilizadas nesse tipo de gestão. 

CRM

O sistema de crm nada mais é do que uma espécie de banco de dados que vai fazer o trabalho de analisar e apontar comportamentos e perfis do seu cliente.

Essa ferramenta é extremamente importante para a gestão de vendas, pois é justamente através dela que será possível identificar quais as melhores ações a serem tomadas para atingir seu público-alvo e convertê-los de fato para a compra.  

Trello

O Trello nada mais é do que uma ferramenta que te ajudará a cuidar da organização na sua gestão de vendas como um todo. Além de ser uma ferramenta gratuita, o Trello também é considerado uma plataforma intuitiva e fácil de usar. 

Através deles é possível separar e organizar itens importantes por cards que podem ser facilmente compartilhados com vários membros da equipe. 

WhatsApp Business

Por último, mas não menos importante, o WhatsApp entra para a lista de ferramentas em uma boa gestão de vendas, uma vez que ele é a plataforma de conversa mais utilizada no Brasil.

Dessa forma, ao utilizar a versão do mensageiro, que é específica para Negócios, a equipe de vendas pode ter um contato mais próximo do cliente, e ainda assim manter a postura profissional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.