5 datas de descontos para você economizar nas compras

Oportunidades estão espalhadas em todo o ano para que os consumidores aproveitem valores menores.

Quem não se sente atraído por um bom desconto, não é mesmo? Principal forma de atrair os clientes, o calendário comercial brasileiro é recheado de datas específicas que oferecem descontos, além das datas comerciais mais relevantes, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

Além desses momentos, os gigantes do e-commerce e varejistas de todo o país também aproveitam a celebração dos anos da loja, como é o caso do aniversário Submarino. Essa data é particular de cada empreendimento, mas não deixa de ser um ótimo dia para promover descontos e atrair os clientes.

A seguir, veja algumas das datas comerciais mais importantes para garantir economia nas suas compras.

Dia do Consumidor

O nome diz tudo sobre a data. O Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, é um dos principais dias de descontos para os clientes, com promoções que superam os 50% de redução de preço, além de outras condições atrativas.

Para se ter uma ideia, em 2017, aconteceram mais de 421 mil pedidos nesta data, com um ticket médio de R$ 480, segundo levantamento da Ebit. É uma data que vem se consolidando entre o público e que é excelente para que os comerciantes possam movimentar o fim do primeiro trimestre.

Dia do Cliente

Originário no Rio Grande do Sul, em 2003, o Dia do Cliente é uma data criada para movimentar o comércio no mês de setembro, no intervalo entre o Dia dos Pais (agosto) e o Dia das Crianças (outubro). Ele é celebrado em 15 de setembro, exatos seis meses após o Dia do Consumidor.

Apesar de ter os clientes como foco, a data ainda não é tão conhecida entre os brasileiros. No entanto, cada vez mais lojas estão promovendo ações neste dia, incluindo descontos, cupons e condições atrativas, como frete grátis, para atrair a clientela.

Black Friday

Muitos consumidores passam o ano todo aguardando a Black Friday, que conquistou de vez o coração dos brasileiros. Dentre as principais datas de descontos existentes, ela se destaca por ser a que promete os descontos mais atrativos, que, em muitos casos, pode chegar a uma redução superior a 70% do valor original.

Com isso, muita gente aproveita a data para comprar itens de maior valor aquisitivo, como é o caso de smartphones, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro — em 2021, será no dia 26 —, mas muitas lojas aproveitam toda essa semana para oferecer descontos.

Cyber Monday

Em novembro, o foco para muitos consumidores é a Black Friday. Mas outra data que proporciona excelentes oportunidades para compra é a Cyber Monday. Focada na venda de eletrônicos, como smartphones, tablets e notebooks, ela acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday.

Ela também segue a mesma lógica da outra data comercial do mês, com descontos que saltam aos olhos e ficam acima da média de outros períodos comerciais. Por isso, é uma excelente chance para fazer as suas compras de Natal.

Aniversários das lojas

Não se trata de uma data específica como as demais citadas, sem contar que existem diversas delas espalhadas ao longo do ano. Mas o consumidor interessado em aproveitar um bom desconto deve sempre acompanhar a data de aniversário das principais lojas de e-commerce.

É bastante comum que essas grandes lojas, assim como outros varejistas, aproveitem o dia de fundação do negócio para promover alguma promoção. A comemoração pode se espalhar para toda a semana, havendo o revezamento de produtos que estão com desconto, por exemplo.