5 elementos essenciais para uma casa tecnológica

Confira as opções de itens tecnológicos e saiba como cada um deles pode ajudar você a ter uma vida mais prática e segura.
Ter uma casa tecnológica é algo cada vez mais simples, pois existem muitos itens que podem ser encontrados a fim de tornar a rotina da família mais fácil e mais segura. Desde assistente de voz até modelos de luminária inteligente, é possível aproveitar as novidades para transformar sua casa.
As casas tecnológicas trazem muita praticidade, mas não só isso. Para quem tem crianças ou idosos em casa, esses itens podem se tornar até uma questão de segurança. Por exemplo, os assistentes de voz permitem que uma ligação seja feita apenas com a voz em caso de acidente. Confira 5 itens tecnológicos para ter e criar uma casa inteligente!
- Assistente de voz
Um assistente de voz é um dos aparelhos tecnológicos mais comuns e úteis para quem quer ter uma casa tecnológica. Isso porque, a partir dele, é possível automatizar diversos processos dentro de casa e tornar a vida mais fácil.
Existem diferentes opções no mercado, e todos eles têm como objetivo criar rotinas automatizadas, além de permitir interação entre os moradores e seus sistemas para facilitar cada vez mais o que precisa ser feito.
Além disso, também são considerados itens de entretenimento, acessibilidade e até segurança em casas com crianças e idosos, já que todos os comandos são feitos por voz.
- Lâmpadas inteligentes
A lâmpada inteligente é outro elemento muito interessante para quem quer praticidade no dia a dia. Seja para casas pequenas ou grandes, as lâmpadas automatizadas conseguem trazer mais praticidade e conforto para os moradores.
As lâmpadas podem ser conectadas com os assistentes de voz ou diretamente em aparelhos móveis e podem ser acionadas a distância, quando o morador desejar.
Isso também é muito útil para quem tem crianças e idosos em casa e até para quem quer manter a segurança em áreas externas, por exemplo.
- Fechaduras automáticas
As fechaduras automáticas vêm se tornando cada vez mais comuns nas casas. Funcionam com senhas ou com impressão digital e podem conter câmeras de monitoramento e até registro de abertura, por exemplo.
Assim, o morador consegue ter uma segurança a mais, permitir ou proibir o acesso de outras pessoas mesmo a distância, cadastrar quem é de confiança e registrar a entrada e saída de cada uma, além de monitorar a região da porta mesmo de longe.
- Tomadas inteligentes
As tomadas inteligentes são itens indispensáveis para quem quer ter uma casa automatizada. Isso porque nem todos os eletrodomésticos são do tipo smart, ou seja, conseguem se conectar pela rede a um assistente ou aplicativo.
Nesse caso, as tomadas inteligentes, que conseguem se conectar com os assistentes, podem ser colocadas nos aparelhos comuns e o controle de ligá-las e desligá-las é feito a partir do corte da energia elétrica que o faz funcionar.
Ou seja, o aplicativo ou assistente está conectado com a tomada e é possível acioná-la (permitir passagem de energia) a distância, e só assim o eletrodoméstico irá funcionar ou não, de acordo com o que desejar. Essa é uma maneira prática de tornar toda a casa automatizada.
- Câmeras inteligentes
As câmeras são itens indispensáveis para muita gente, e as câmeras inteligentes podem tornar o ambiente ainda mais seguro. Além da gravação das imagens, é possível fazer diferentes definições que auxiliam na segurança de uma casa.
Por exemplo, é possível reconhecer os rostos (caso a pessoa esteja cadastrada no sistema e no aplicativo) e bloquear ou não a entrada dessa pessoa, sistematizar o acendimento de uma luz ou alarme, iniciá-las sempre que alguém chegar perto (por sensor de movimento), entre outras funcionalidades.
As câmeras inteligentes também podem ser acessadas dos mais diferentes dispositivos e a distância, trazendo mais tranquilidade para os moradores, mesmo quando estiverem longe de casa.