7 Acessórios essenciais para quem deseja iniciar no ciclismo

Começar a praticar esportes está entre um dos objetivos de diversas pessoas. Isso porque, além de trazer mudanças ao físico, a prática de exercícios é a grande responsável por diversos benefícios à saúde. 

Pensando nisso, muitas pessoas, atualmente, estão investindo em treinos em casa, em matrículas na academia, e em diversas atividades físicas. Uma dessas atividades, por exemplo, é o ciclismo. 

O ciclismo, além de apresentar diversos benefícios à saúde dos seres humanos, é uma atividade física que fará com que o porte físico fique ainda mais forte, com uma aparência mais musculosa e tonificada.

No entanto, apesar de apresentar inúmeros benefícios, são indicados alguns cuidados relacionados ao ciclismo, principalmente para aquelas pessoas que estão iniciando. Pensando nisso, separamos neste artigo os principais tópicos relacionados ao assunto, continue a leitura para conferir.

Benefícios do ciclismo

Além de ser um exercício de fácil acesso, afinal depende de um único item, a bicicleta, a prática de pedalar pode apresentar diversos benefícios à saúde dos seres humanos.

Dentre esses benefícios, podemos destacar o emagrecimento, o controle da pressão arterial, o controle da saúde mental, melhora na respiração e na circulação sanguínea, dentre muitos outros.

Acessórios essenciais para o ciclismo

Como mencionamos anteriormente, é necessário estar atento aos principais cuidados relacionados à prática de pedalar, principalmente para iniciantes. Além dos cuidados, para que o ciclista consiga desenvolver, de forma correta, suas atividades, são indicados alguns acessórios.

Esses acessórios podem ser encontrados em diversas lojas, e além de tudo, são essenciais para garantir uma melhor segurança durante a prática da atividade. Confira a seguir quais são.

Capacete

O capacete é o primeiro acessório necessário para que a prática do exercício comece, já que garante segurança. É um item que pode ser encontrado em diversos modelos e em diversas cores, a depender do gosto do ciclista, no entanto, o indicado é investir em um modelo que garanta segurança e, ao mesmo tempo, conforto. 

Camiseta e bermuda de ciclismo

Ao iniciar a prática de algum exercício, é comum vermos as pessoas investindo em roupa de ginástica. No entanto, no caso do ciclismo, o cidadão deverá investir em roupas com proteções reforçadas nas partes que têm contato direito com a bicicleta.

No caso das camisetas, elas costumam ter um recorte diferenciado e um corte mais justo, com um tecido adequado à transpiração e com bolsos estratégicos, os quais ajudam os ciclistas a guardarem suas garrafas e outros equipamentos. 

Luvas

Outro item importante para quem deseja iniciar no ciclismo são as luvas. Além de te protegerem contra as quedas, as luvas auxiliam na aderência das mãos e na sensibilidade no aperto dos manetes de freio e alavancas de câmbio. 

Vale destacar, ainda, que existem diferentes modelos de luvas. Existem as luvas fechadas, onde os dedos também ficam cobertos, e as luvas abertas, onde a cobertura é só para a parte da mão e os dedos acabam ficando para fora. Ambos os modelos são indicados, basta que você escolha o que mais lhe agrada. 

Óculos

Os óculos para ciclistas também são itens essenciais para quem está iniciando. Nesse caso, além de ajudar na proteção em relação à incidência do sol, os óculos são ideias para a segurança em relação a objetos que podem afetar a vista dos cidadãos, e até mesmo em relação a poeira e insetos.

Em relação a lente, fica a escolha do ciclista, no entanto, são indicadas lentes escuras para dias de sol, lentes amarelas para dias nublados ou transição de dia para noite e lentes transparentes para pedais noturnos. 

Luzes de sinalização

Outro item importante para quem deseja iniciar no mundo do ciclismo, são as luzes de sinalização. Elas são indicadas tanto para pedais durante o dia, quanto para pedais noturnos, além disso, podem ser inseridas em diversos locais.

Você pode escolher por colocar sua luz de sinalização na traseira da sua bicicleta, na parte da frente, nas duas partes, ou também, pode optar por usar uma roupa reflexiva e luz de sinalização na parte da cabeça. 

Retrovisor e buzina 

Outros dois itens essenciais para quem está iniciando no ciclismo são os retrovisores e a buzina. Nesse caso, os ciclistas devem estar preparados para enfrentarem possíveis problemas no trânsito, por isso, ter um espelho lateral poderá fazer com que ele visualize melhor o seu redor.

Além disso, no caso da buzina, ela é um ótimo item sinalizador de presença e de alerta, que ajuda em casos de fechadas e em diversas outras situações de emergência no trânsito. 

Bolsas

As bolsas também são itens que não devem ser esquecidos em um pedal. Isso porque, são ótimas para que a garrafinha e diversos outros equipamentos sejam armazenados. 

Assim, se você deseja iniciar no mundo do ciclismo, para perder peso ou para adquirir diversos outros benefícios, não se esqueça de seguir as dicas que mencionamos acima e investir nos itens que destacamos.