7 dicas importantes para quem quer começar a trabalhar como taxista

Qualidade do serviço, carro limpo e motorista educado. Tudo isso faz com que o serviço da empresa de táxi seja ideal, o tipo de negócio que com certeza irá fazer sucesso. Agora a questão é – como você inicia seu negócio de táxi e o mantém funcionando?

Esta é provavelmente apenas uma das muitas perguntas que vêm à sua mente quando você está pensando seriamente em iniciar um negócio de serviços de táxi. Para que você não se preocupe com isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Elas podem não responder a todas as suas perguntas, mas garantimos que o ajudarão a acreditar que é hora de investir nesse tipo de negócio.

Analise a concorrência

Como em qualquer investimento, é importante conhecer seus concorrentes – não estamos falando apenas de outros serviços de táxi em sua área, estamos falando também de quantos concorrentes estão querendo negócios em sua área. 

Confira seu site, anúncios, contas de rede social e busque feedback sobre seus serviços e tarifas​​. Além disso, outra dica válida é que você descubra o que mais você pode oferecer para que os passageiros escolham sua empresa, ou seja quais são os seus diferenciais.

Também é recomendável que você descubra se é necessário um serviço de táxi em sua área e se há mais espaço. Sua área pode ser pequena demais para acomodar vários negócios ou, pior, pode não haver muita demanda por táxis. Pesquise temas relacionados a taxistas em SP, ou na sua área de serviço, isso irá ajudar.

Atente-se às características do carro

Em relação ao carro que será usado para a prestação  de serviço, não há uma exigência, no entanto, é importante que o automóvel atenda a algumas dessas considerações:

  • Limpo e visualmente atraente;
  • Em boa condição de trânsito;
  • Com espaço para bagagem;

Esteja atento as documentações do veículo

Uma licença comercial e uma boa cobertura de seguro são cruciais antes de iniciar as corridas, pois haverá sempre  inspeções regulatórias, às vezes de forma aleatória. Prepare-se e mantenha-se atualizado para evitar o pagamento de multas desnecessárias.

Qualquer negócio precisa de uma licença para operar legalmente. Descubra quais são os requisitos e primeiro obtenha uma licença comercial do escritório do governo relevante em sua área. Você precisará de uma licença comercial para identificar seu negócio e para fins fiscais e de responsabilidade.

Registre e faça o seguro do seu veículo. As apólices de seguro são caras, mas você deve tê-las antes de começar a negociar. Consulte seu agente ou um agente já no ramo de táxi para referências e outras dúvidas.

Planejamento do espaço do escritório

Você deve procurar propriedades grandes o suficiente para acomodar sua cabine e ainda ter algum espaço para usar como seu escritório. Ao escolher um imóvel para seu escritório de garagem, considere a proximidade de sua área de serviço preferida.

Você precisará de espaço de escritório para acomodar alguns funcionários cuja tarefa é garantir que seu serviço de táxi seja eficiente.

Alinhe sua equipe

Escolha e contrate as melhores pessoas, como, por exemplo, pessoas com experiência no ramo de escritório e que tenham, além da habilitação, noção de direção. Lembre-se de que a segurança e a conveniência dos passageiros devem ser sua principal consideração ao selecionar futuros funcionários.

Ao contratar um motorista, certifique-se de que ele seja um motorista profissional licenciado, pergunte sobre registros anteriores e faça uma verificação de antecedentes, se tiver tempo. Você também pode considerar a contratação de motoristas freelancers, quando necessário, caso um de seus motoristas em tempo integral não esteja disponível.

Para seus funcionários de escritório, peça às pessoas que atuem como despachantes. Essa pessoa deve ser eficiente e estar pronta para lidar com solicitações por meio de configurações de SMS, contas online e chamadas telefônicas.

Faça publicidade

Tudo que você precisa fazer agora é anunciar. Comece com fontes tradicionais – anúncios em jornais, listas telefônicas, folhetos. Anuncie seu serviço, mas certifique-se de postar conteúdo que chame a atenção de seus leitores. Os cupons estão disponíveis? Ou um preço com desconto para a primeira viagem? Qualquer coisa que não quebre o orçamento funcionará.

E, claro, fique online. Se puder, crie um site e ofereça um serviço que as pessoas possam solicitar a corrida online. Crie uma conta em uma rede social, essa é uma maneira barata e segura de alcançar seu público. Ao configurar todos esses canais, certifique-se sempre de responder rapidamente.

Observe, cometa erros, aprenda

Começar um negócio nunca é fácil. Você está fadado a cometer erros, especialmente se esta for sua primeira iniciativa. Seja paciente, dê a si mesmo algum tempo para observar a operação e melhorar à medida que avança.

Lembre-se, estas são apenas dicas para você começar. O trabalho duro vem depois, e seu sucesso depende em grande parte de como você está determinado a tornar sua empresa de táxi melhor.