8 temas sobre redação que podem cair na redação do vestibular

temas sobre redação

Se você pretende fazer o Enem em 2022, talvez já tenha pensado no tema da redação, certo? Encontrar o tópico certo é uma tarefa complexa, mas você pode praticar a escrita escrevendo alguns tópicos.

Uma dica é observar qual os assuntos das provas anteriores, pois a probabilidade de repetição é quase zero. Além disso, o Enem costuma solucionar problemas que envolvem grupos sociais brasileiros, economia, direitos humanos, problemas ambientais e saúde pública.

Com o objetivo de auxiliar na prova, neste artigo queremos lhe mostrar 8 possíveis temas do Enem para o ano de 2022. Com o objetivo de auxiliar a sua escrita, lhe indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área de português e de redação.

1. Acesso à internet

No Brasil, por meio das sanções da Lei nº 12.956, o acesso à Internet é considerado um direito para todo cidadão desde o ano de 2014. No mundo todo, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a Internet como um direito humano por ser a base de acesso à informação e promotora da globalização.

O Enem pode atuar na democratização do acesso à Internet porque o teste resolve o problema sob a ótica dos direitos humanos e da jurisdição constitucional federal. Outro ponto que precisa ser enfatizado é que, considerando a migração das salas de aula para as virtuais, a importância da Internet como ferramenta de aprendizagem durante a pandemia evidencia totalmente o grande abismo dentro do mundo social brasileiro.

2. Evasão escolar e domiciliar

Atualmente, a pandemia fechou diversas escolas ao redor do mundo. No Brasil, um país continental, onde as diferenças sociais e econômicas são tão grandes, é difícil unificar as salas de aulas e as atividades escolares em casa, pois uma grande parte da população não tem acesso à Internet ou a computadores.

Devido às dificuldades em manter o contato com os colegas ou à necessidade de ajudar os familiares no sustento de suas famílias, a taxa de abandono aumentou drasticamente. Além disso, o tratamento dos projetos voltados à regulação da educação familiar, chamados de educação domiciliar, auxilia os familiares a retirarem seus filhos da escola.

A evasão pode ser um tema que pode ser discutido dentro do tema da redação do Enem. O preconceito utilizado no teste pode ter um impacto na própria pandemia, pode enfraquecer o pano de fundo histórico das dificuldades de obtenção da educação, e também pode suscitar discussões sobre a educação domiciliar atual.

3. População em situação de rua

A crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 levou a um aumento no número de desabrigados. A redação do Enem pode não só abordar o contexto atual, mas também sugerir reflexões sobre questões da estrutura social, como a desigualdade social e o fracasso da democratização da educação.

Os tópicos incluem privar os moradores de rua de seus direitos básicos, como moradia e saneamento básico.

4. Proteção de crianças e de adolescência dentro do Brasil

A pandemia criou uma grande necessidade de ficar em casa e, como resultado, crianças e adolescentes se tornaram mais suscetíveis à violência doméstica. Apesar da subnotificação às autoridades competentes, o aumento dos crimes cometidos é notável.

Normalmente, os professores são céticos e relatam comportamento agressivo. À medida que as instituições fechavam, era mais difícil obter ajuda. Este tema está atualizado e poderá constar dentro da redação da prova. Outro aspecto do tema é atrair crianças e jovens para o mundo do crime ou da prostituição.

A pandemia agravou a crise econômica, deixando diversas pessoas e famílias desempregadas e sem renda nenhuma, o que tornou crianças e jovens mais vulneráveis ​​aos criminosos.

5. Saúde e medicina preventiva

O Enem pode trabalhar na medicina preventiva para tratar da saúde do Brasil e como os brasileiros podem ter uma melhor qualidade de vida. As discussões envolveram a democratização do acesso aos cuidados de saúde, a prática de exercícios físicos e uma dieta voltada no objetivo de melhorar a prevenção de doenças como, por exemplo: colesterol, hipertensão, diabetes e obesidade.

Se seguida de maneira correta, a medicina preventiva pode reduzir a sobrecarga no Sistema Único de Saúde (SUS), pois essas doenças poderão ser evitadas com uma devida mudança dentro da qualidade de vida das pessoas. O SUS vem ganhando muita atenção pela sua importância dentro do tratamento dos casos da Covid-19 e no apoio às campanhas nacionais de vacinação contra o vírus do covid-19.

6. Sedentarismo na vida dos brasileiros

Ainda em linha com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, um tema possível na redação do Enem é o sedentarismo dos brasileiros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil vem sendo um dos países mais sedentários do mundo, agravado pelo isolamento da pandemia e migração em massa para os escritórios domésticos.

Este tópico pode ser abordado abordando o impacto do sedentarismo na saúde pública, como milhares de pessoas morrem de doenças cardiovasculares a cada ano, e discutindo a falta de infraestrutura pública adequada para realizar atividades físicas e exercícios físicos com segurança nas cidades.

7. Efeitos da enorme exposição ao mundo digital 

A Internet está cada vez mais aparecendo dentro dos lares brasileiros. A pandemia tem aumentado o tempo de tela, seja para estudar, trabalhar ou lazer. Porém, qual é o risco que essa exposição pode trazer para a população?

A prova do ENEM poderá abordar esses recursos digitais e à Internet levando em consideração o ponto de vista social, e sobre como isso afeta as interações pessoais, a saúde física e a saúde psicológica.

8. Mau uso de recursos hídricos 

A escassez de água da chuva e o abuso dos recursos hídricos colocam em cheque a disponibilidade dos recursos hídricos. Portanto, a eletricidade dentro do Brasil principalmente proveniente de usinas hidrelétricas corre grande risco de racionamento.

Para desestimular o abuso de tais recursos, as medidas de proteção ambiental estão aumentando em todo o mundo, e o setor privado está participando vigorosamente da chamada “economia verde”. Para o Brasil, como pode ser adotado? Como cidadão, como devo cumprir meu dever? Essas são as perguntas que podem ser feitas na redação do Enem.

Se você deseja melhorar a sua qualidade de fazer uma redação, indicamos que você comece hoje mesmo a estudar em  Cursos Online da área do português e de redação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.