Alimentos que ajudam a dar firmeza à pele

Para a sua pele ficar mais firme, seu corpo precisa de colágeno e ácido hialurônico. Entenda mais e conheça alimentos que podem te ajudar nisso.

O colágeno faz sua pele ficar mais firme, resistente, e é ele quem produz a elasticidade. Já o ácido hialurônico é a molécula que hidrata e preenche a pele. Sendo assim, esses dois são essenciais para mantê-la firme, hidratada, saudável e, principalmente, jovial.

Além disso, quando o seu corpo está sentindo falta de colágeno, ele fica mais flácido, o cabelo mais fino, e as rugas, linhas de expressão e estrias começam a aparecer. Para fugir disso — já que ninguém merece ter uma pele mal-cuidada — a alimentação é um ponto-chave.

A seguir, veja uma lista de alimentos que podem ajudar a deixar sua pele saudável. Continue lendo!

Por que a pele fica flácida?

Muitos fatores causam a flacidez e o envelhecimento da pele, como oscilação de peso, sedentarismo, alimentação inadequada, gravidez, genética e o próprio tempo, já que com o passar dos anos a quantidade de colágeno no corpo vai diminuindo.

Além disso, quando a pele está desidratada, ela fica mais fina e com menos elasticidade, o que provoca menor densidade nos ligamentos, articulações e ossos. Pegar muito sol sem a devida proteção também deixa a pele mais envelhecida.

Alimentos para deixar a pele mais firme, hidratada e saudável

Para você garantir a sua pele mais firme, sem flacidez e sinais de envelhecimento, comece cuidando da sua alimentação e tomando bastante água. Para isso, veja a seguir alimentos ricos em colágeno, ácido hialurônico e vitaminas boas para a pele.

Laranja

As laranjas são ricas em vitamina C e ajudam na formação do colágeno. Elas também são antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce da pele.

Você pode usar sua criatividade e comer a fruta em sucos, salada de frutas, temperos e receitas. O indicado é comer pelo menos uma fruta crua por dia ou 150 ml de suco natural.

Batata-doce

A batata-doce é fonte de vitamina C, betacarotenos, vitamina A e ainda é antioxidante. Ela protege o corpo de raios solares e previne queimaduras do sol, o que garante uma pele mais saudável, firme e hidratada.

Para comer batata-doce diariamente, você pode comê-la com ou sem casca, assada, cozida ou grelhada. Há diversas opções de receitas para que ela fique ainda mais saborosa.

Aveia

Todo mundo conhece a aveia como benéfica para o intestino. Mas o cereal é muito mais que isso, ele também é rico em vitaminas B1, B3, B6, E, zinco, ácido fólico e aventramida.

A aveia deixa a pele mais hidratada, produz células saudáveis no corpo que combatem o envelhecimento precoce, rugas e linhas de expressão. O cereal ainda gera colágeno, mantém a pele firme e tonificada, e ajuda a tratar doenças inflamatórias da pele.

A dica é comer a aveia junto com granola, iogurte, salada de fruta ou vitaminas.

Alimentos alaranjados

Além da cenoura, os alimentos de cor laranja, como, por exemplo, abóbora e manga, são fontes de vitamina A e produzem fibras de colágeno. O indicado é comer pelo menos um alimento alaranjado por dia.

Você também pode usar a sua criatividade, fazendo receitas que mesclem outros alimentos que ajudam a deixar o corpo durinho, como, por exemplo, vitamina de manga com aveia ou salada de cenoura com outros legumes.

Frutas vermelhas

Frutas de cor vermelha são antioxidantes, agem contra radicais livres, são ricas em antocianinas, combatem a inflamação e ainda são anticancerígenas. Sendo assim, consuma bastante tomate, morango, amora, cereja, framboesa, etc. Além de cuidar da sua saúde, sua pele vai ficar ainda mais cuidada e saudável.

Água

A água não poderia faltar aqui! Apesar de ser um líquido, a água é muito poderosa para manter sua pele hidratada, firme e com mais condições de produzir colágeno. Sendo assim, não adianta nada você consumir alimentos indicados para cuidar da pele e não se hidratar.

Continue seguindo o velho e bom ditado: beba 2 litros de água por dia!