Aprenda a montar uma decoração que seja a sua cara

Confira algumas dicas de decoração que irão deixar a sua casa refletindo a sua personalidade.

Decorar a casa ou até mesmo apenas o quarto é uma tarefa muito prazerosa. Aquele ambiente só nosso que fica com a nossa cara cada vez que compramos artigos para casa é um espaço muito especial para todos nós.

Na hora de decorar um ambiente muitos pontos precisam ser levados em consideração. Primeiramente, pense no estilo que você deseja dar para o espaço. O que é mais a sua cara? Procurar por ideias e inspirações nos aplicativos para celular e separá-las em pastas, por exemplo, é sempre uma boa opção.

Confira as dicas abaixo para decorar o seu quarto ou a casa com a sua personalidade.

1. Defina uma paleta de cores

Antes de sair pintando paredes e comprando artigos de diversas cores, separe uma paleta de cores do seu gosto. O Pinterest é uma rede social muito usada por quem busca inspiração para decoração e outras áreas. Você pode pesquisar a sua paleta de cores por lá e separar tudo por pastas.

Se você quer uma paleta dentro dos tons de rosa, por exemplo, não compre objetos verdes. Isso ajuda muito a manter a organização da decoração. Afinal, pintar uma parede de verde, outra de vermelho, comprar um abajur rosa e um tapete azul não vai ficar visualmente agradável, não é verdade?

2. Escolha os itens decorativos com cuidado

Cada item decorativo deve ser escolhido com muita atenção. A dica anterior sobre a paleta de cores é essencial para que esta também funcione. Um quarto com muitos objetos decorativos pode dar a impressão de que ele é menor. Isso não é agradável visualmente e pode, de fato, tornar o espaço menor. Afinal, com tanta coisa pelo caminho, como você conseguirá se movimentar com conforto? Por isso, faça boas escolhas, pesquise, se inspire e copie as ideias que mais te agradam.

3. Móveis planejados

Se puder investir um pouco mais, aposte nos móveis planejados. Eles são ótimos porque são pensados para o espaço que você tem em casa. Os móveis que já estão prontos nas lojas podem não caber no seu quarto ou em outro espaço da sua casa. Por isso, investir em móveis planejados é uma ótima opção. Eles são projetados depois que o profissional tira as medidas do espaço onde você deseja acomodá-los.

4. TV fixa ou em painel?

A TV fixa na parede é uma boa ideia, principalmente se o seu quarto for pequeno. Com isso você evita ter que incluir um móvel no quarto para apoiá-la, o que ajuda na economia de espaço e também na circulação dentro do quarto.

5. Espelhos

Os espelhos são recursos muito bons para quem quer dar uma sensação de amplitude no quarto. Com eles você pode dar a impressão de que o seu quarto pequeno, por exemplo, é maior.

Como escolher as cores de maneira harmônica?

As cores precisam estar em harmonia, como dissemos quando falamos da dica da paleta. Por isso, pense de maneira estratégica. Use o famoso círculo cromático. Ele é uma representação das cores que o olho humano é capaz de enxergar.

Se você fizer uma pesquisa rápida vai encontrar uma imagem do círculo cromático, que é representado em formato de pizza, dividido em 12 “fatias”. Ele conta com três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

As primárias são azul, vermelho e amarelo. Já as secundárias nascem da mistura das primárias, enquanto que as terciárias nascem da união das primárias com as secundárias. Percebe o quanto elas estão conectadas e como é essencial ter essa compreensão na hora de escolher as cores para a sua decoração?