Carboidratos: a base da pirâmide alimentar

Carboidratos: a base da pirâmide alimentar

A base da pirâmide alimentar são os carboidratos, essa organização não está aí atoa, esse tipo de nutriente é importante para o funcionamento do organismo pela sua função de disponibilizar energia rapidamente para todo o corpo.

Os carboidratos estão presentes na maioria das refeições, seja um pão ou um doce, esses alimentos são conhecidos por serem ou uma refeição simples e prática ou uma sobremesa saborosa, eles estão sempre acompanhando as refeições.

Sua importância é enorme, pois exercem uma função importante como linha de frente no abastecimento energético do organismo, antes que outros nutrientes mais complexos sejam decompostos os carboidratos são queimados pelo organismo.

Os carboidratos são mais que simples lanches rápidos, como um pão no café da manhã, ou um doce depois do almoço, eles compõem a maioria das fontes de energia que dispomos no nosso corpo e sua ausência é prejudicial ao organismo.

Vamos então conhecer mais acerca desses alimentos ricos e importantes para o organismo, os carboidratos, a base da pirâmide alimentar e certamente uma parte muito importante das suas refeições diárias, que não pode ser desprezada.

O que é a pirâmide alimentar?

Falemos primeiro desse termo que já foi citado, a pirâmide alimentar é uma forma de representação gráfica dos alimentos, para que outros entendam mais sobre como funciona a nutrição humana.

A base da pirâmide é composta por carboidratos, e esse grupo é chamado de alimentos energéticos por proporcionar energia de forma rápida para o funcionamento do organismo.

O segundo grupo é o dos alimentos reguladores, esse está um nível acima dos carboidratos na base dos alimentos energéticos, e é composto por frutas e vegetais, esse grupo é chamado de alimentos reguladores e sua função vai um pouco além.

O seu corpo funciona como uma máquina, essa máquina precisa regular diversas vezes uma ou outra coisa para se manter funcionando, aqui entram os alimentos reguladores.

Esses alimentos possuem vitaminas e minerais que nosso corpo necessita para funcionar e que não pode produzir sozinho, sem esses alimentos o corpo enfrentará dificuldades para se manter estável.

O grupo acima são os alimentos construtores, alimentos ricos em proteína e que são a base da construção do organismo, carnes, peixes, leite, esses alimentos que necessitam ser ingeridos constantemente para repor as perdas do corpo.

Essa necessidade é maior na fase de crescimento, durante a infância, quando o corpo jovem usa ainda mais desses alimentos para poder repor as reservas e continuar crescendo, a falta desses alimentos na infância pode prejudicar o desenvolvimento.

O último grupo e a ponta da pirâmide são os alimentos de energia extra, óleos, gorduras, e carboidratos simples, sua função é semelhante a da base da pirâmide, mas por demorarem em ser processados pelo corpo servem como energia extra.

A primeira base de energia do corpo

Enquanto seu corpo demora a processar e tornar alta a ser queimadas as calorias dos óleos e gorduras, feitos de longas linhas de componentes difíceis de decompor quimicamente, a energia extraída do corpo vai vir dos carboidratos simples da base.

Ou seja, mata a fome mais rápido, sem ter que passar por processos químicos dentro do corpo esses alimentos são práticos para satisfazer as necessidades alimentares básicas do organismo, sendo rapidamente queimados pelo corpo.

São facilmente ricos em calorias, uma porção mediana já é capaz de lhe satisfazer, quem já comeu um simples pedaço de pão no café da manhã pode sentir isso comprovadamente, pois a sensação de energia vem pouco tempo depois.

Na ausência desses alimentos então o corpo buscará outras fontes, como os carboidratos e gorduras que demoram mais a serem consumidos ou na ausência extrema as proteínas que servem para manter a estrutura física do corpo.

Cuidado então para não entrar em dietas que não sejam controladas com os carboidratos, pois ainda que devam ser controlados eles são muito importantes para o funcionamento do organismo inteiro e não podem ser tolerados de maneira alguma.

Cuidado com o excesso 

Ainda assim tome cuidado para não exagerar no consumo desses alimentos ricos em carboidratos, pois por serem muito calóricos a tendência é que se consumidos em excesso possam prejudicar a saúde e não cumprirem sua função corretamente.

É fácil demais cair em problemas de saúde por ingerir em excesso ou em falta, a falta causando desnutrição e o excesso causando obesidade, então se mantenha nos níveis saudáveis de ingestão desse componente e evite os excessos inúteis.

Visite um nutricionista para se consultar acerca de suas características físicas e necessidades nutricionais mais urgentes e tenha em mente que a alimentação é essencial para seu organismo continuar funcionando, sempre lembre isso.

Um organismo sem reservas de nutrientes é como um carro sem gasolina, até pode ser bonito, mas não funciona e vai se deteriorar rapidamente parado. Sem os tipos de nutrientes tratados acima seu corpo vai facilmente entrar em colapso e morrer.

Mantenha em dia sua alimentação e aprenda a viver sem entrar em um colapso de forma muito simples, basta se alimentar corretamente e lembrar de alimentar do que é a base da pirâmide alimentar e primeira dose de energia do corpo, carboidratos.

Seja criativo com suas receitas 

Não se limite a ideias simples, mas aproveite o que você aprendeu sobre os grupos alimentares da pirâmide alimentar para compor receitas saborosas e nutritivas para aproveitar bem o potencial de cada alimento de uma vez só.

Cada alimento possui suas características únicas, aproveite todas para criar a sobremesa ou prato de acompanhamento ideal para cada refeição sua e não perca tempo comendo apenas a mesma refeição todos os dias repetidamente.

Visite seu nutricionista e se consulte acerca de qualquer especificidade sua em relação à alimentação, pois existem questões individuais de cada corpo, e aproveite você uma vida mais enérgica com os alimentos mais ricos em energia da sua mesa.Aproveite a base da sua pirâmide alimentar e construa as refeições de forma mais inteligente. E ao falar de alimentação, é bom lembrar que existem as panelas red silver, que são excelentes para fazer alimentos de forma mais saudável. Vale a menção.