Casas automatizadas: saiba como essa tecnologia funciona

Mais conforto e economia gastando pouco com a automação residencial.

A automação residencial já é uma realidade possível! Antes destinada apenas aos ambientes corporativos, atualmente as casas inteligentes estão se popularizando no Brasil. 

Nada melhor do que ter uma cama confortável, conseguir ligar um ar-condicionado por aplicativo, economizar energia com tomadas inteligentes e muitas outras funcionalidades possíveis em uma casa automatizada. Aqui, vamos mostrar como é possível ter ambientes inteligentes sem gastar muito. 

O que são casas automatizadas?

Uma casa automatizada utiliza tecnologias para trazer mais praticidade e conforto no ambiente. Por meio da tecnologia, dispositivos se tornam “inteligentes”, o que permite a execução de algumas funções manuais de forma automática e programável. 

Existem, por exemplo, aplicativos que por meio de conexão WiFi ou nuvem conseguem ligar/desligar e executar outras funções em aparelhos eletrônicos de forma automática, sem que a pessoa tenha de ir até o aparelho apertar um botão. 

O conceito de casas automatizadas surge da popularização do IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas, na tradução para o português). O avanço tecnológico facilita o controle e a programação de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos por aplicativos, comandos de voz, entre outros meios de comando automático. 

Como transformar meu imóvel em uma casa automatizada? 

De acordo com os Estados Unidos, pioneiro no modelo de casas automatizadas, é preciso ter, pelo menos, dois aparelhos conectados de forma inteligente para possuir uma casa automatizada. 

Para começar a automatizar a sua casa, você pode comprar lâmpadas inteligentes que são acionadas por sensor de presença ou programadas ou mesmo adaptador de tomada WiFi que servem para ligar/desligar a tensão de tomadas com aparelhos em stand-by conectados. 

Outra maneira de automatizar a casa é comprar uma Smart TV, por onde é possível assistir TV a cabo, TV aberta e streaming por meio de comandos básicos de aplicativo e voz. 

Qualquer ambiente de sua casa pode ser automatizado, desde a TV e o sistema de iluminação até o sistema de segurança do seu quintal.

Quais as principais vantagens de uma casa automatizada?  

Ter uma casa automatizada pode ajudar em diversos sentidos. Confira os principais benefícios de automatizar ambientes residenciais abaixo:

Conforto e praticidade 

A principal vantagem de uma casa automatizada é o conforto e a praticidade de viver nesses ambientes. Já pensou acionar o seu ar-condicionado na rua e chegar em casa e o aparelho já estar na temperatura ideal? Ou então ter um sistema de iluminação com sensor de presença e programável? Isso é possível. 

Tudo isso sem precisar mexer em aparelhos eletrônicos, apenas com alguns simples toques no aplicativo ou simplesmente por comando de voz. Essa é a melhor maneira de você aproveitar o ambiente sem se preocupar com outros afazeres. 

Economia financeira e de recursos 

A programação e o acionamento de aparelhos a distância trazem uma grande economia financeira e de recursos em uma casa automatizada. Isso ajuda a diminuir os gastos com energia elétrica e água, além de zelar pela durabilidade e pelo bom funcionamento dos aparelhos da casa. 

Mais segurança 

A tecnologia também traz mais segurança para o dia a dia. A instalação de um sistema de segurança automatizado permite, por exemplo, que uma pessoa possa checar as câmeras de sua residência pelo celular, mesmo a quilômetros de distância. 

O uso de fechaduras inteligentes com biometria também garante mais segurança, já que apenas com a biometria dos moradores será possível ter acesso ao interior do imóvel. 

Com a popularização de novas tecnologias, ter uma casa automatizada é bastante possível e nem é tão caro. O valor vai depender do número de automações e dos tipos de dispositivos que serão automatizados. 

A dica para economizar é começar aos poucos, fazendo automações mais baratas, buscando novas ideias e opções para fazer as escolhas certas e ter uma casa que lhe proporcione conforto e comodidade.