Como as criptomoedas funcionam?

Entenda o que são as criptomoedas e como utilizá-las sem correr riscos.

Você já ouviu falar no bitcoin? Após uma valorização de 267% nos últimos 12 meses, segundo dados da plataforma TradingView, muitas pessoas buscaram informações sobre a criptomoeda. No entanto, o que são as criptomoedas exatamente e como elas funcionam?

Visto que existem mais de 10 mil criptomoedas atualmente, esta pergunta pode ter múltiplas respostas. Este artigo pretende trazer um panorama sobre como elas funcionam. Afinal, boa parte delas são pares do bitcoin e, consequentemente, possuem muito em comum. Confira!

Criptomoeda, moeda digital ou moeda virtual?

Em primeiro lugar, a própria terminologia utilizada no mercado tende a gerar confusão. Existem sites que utilizam o termo “criptomoeda”, enquanto outros falam sobre “moeda digital”. De modo geral, utiliza-se o termo “criptomoeda” para se referir a moedas como bitcoin, ethereum e outras.

Por outro lado, o termo “moeda digital” é mais utilizado para se referir às versões digitais de moedas fiduciárias, como real, dólar e euro. Essas versões digitais ficam armazenadas nas contas bancárias ou em serviços de pagamento. Assim, as moedas digitais são versões intangíveis das moedas tradicionais.

Por fim, existe o termo “moeda virtual”, que não se aplica a nenhuma das categorias, mas, sim, a moedas criadas especificamente para jogos de videogame. Essas moedas possuem valor e podem ser trocadas por bens, mas apenas dentro daquele ecossistema específico do jogo.

Características das criptomoedas

Enquanto moedas digitais são versões de uma moeda que existe no mundo físico, as criptomoedas são 100% digitais. Não existem moedas ou cédulas de criptomoedas, apenas a versão digital.

As criptomoedas compartilham algumas características em comum, em especial duas delas. A primeira é o fato de serem descentralizadas. Isto é: não possuem nenhum governo ou banco central como responsável por elas. Cada criptomoeda é gerida por um grupo de usuários e colaboradores do projeto.

Como não possuem uma entidade controladora, as criptomoedas são geridas por meio de uma rede de computadores espalhadas por todo o mundo. Esta rede é responsável por verificar, confirmar e registrar todas as transações realizadas em cada criptomoeda.

Blockchain

Para realizar essa tarefa, os computadores registram as transações em uma espécie de livro contábil digital, que recebe o nome de blockchain. O blockchain reúne todas as transações realizadas desde o surgimento da criptomoeda. Os computadores que realizam esta tarefa são chamados de “nós” ou “mineradores”.

Todas as transações de uma criptomoeda são registradas em blocos e, em seguida, transmitidas para o restante da rede. Este registro é imutável e à prova de qualquer tipo de fraude, o que torna o blockchain um meio bastante confiável de transmitir informação.

A segurança do blockchain é realizada pelo conjunto de computadores que verificam as transações. Quanto mais computadores realizam esse trabalho, maior é a segurança da rede e menor é o risco de fraudes.

Carteiras de criptomoedas

Para que nós e mineradores realizem a validação das transações, as pessoas precisam utilizar criptomoedas. O principal meio utilizado para isso são as carteiras, que, de modo simplificado, são dispositivos que permitem receber, enviar e armazenar criptomoedas.

Existem diversos tipos de carteiras, sendo as duas principais as carteiras online e as carteiras de hardware. As carteiras online são aplicativos que podem ser utilizados no celular e no computador. Já as carteiras de hardware são dispositivos próprios, que podem funcionar com ou sem o uso de um computador.

As carteiras online são muito semelhantes aos serviços de internet banking fornecidos pelos bancos. Para utilizá-las, é preciso fazer o download do aplicativo, criar uma senha de acesso, e pronto! Basta começar a utilizar.

Essas senhas devem ser geradas com atenção. Afinal, serão elas as responsáveis por garantir a segurança das criptomoedas. Em muitos casos, perder a senha da carteira significa perder em definitivo o acesso às suas criptomoedas. Sempre guarde a senha em segurança e não a perca!

Utilizar uma criptomoeda não é uma tarefa fácil, especialmente para os iniciantes. Para evitar problemas, siga as dicas que estão neste texto e garanta que o seu futuro investimento esteja seguro.