Como as máquinas de bebidas funcionam?

Você adora experimentar bebidas diferentes e quer fazer isso no conforto da sua casa? Veja como funcionam as máquinas de bebida.

Você chegou do trabalho após um dia exaustivo e quer apenas sentar no sofá de casa e curtir um bom café com leite ou um chá relaxante. Mas está tão cansado que não sente ter disposição para esperar a água ferver para preparar qualquer bebida.

É difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por esse episódio. Visando garantir o máximo de conforto e praticidade para pessoas de diferentes contextos e países, a indústria criou máquinas que preparam bebidas.

Em poucos minutos, você pode saborear as mais diferentes bebidas de um jeito simples. Você já utilizou uma máquina de bebidas e sabe como elas funcionam? Veja, a seguir, como é esse processo e algumas sugestões de bebidas para preparar com essa tecnologia.

Origem

As máquinas de bebidas se tornaram populares a partir de cápsulas de café. Especialmente no Brasil, onde a bebida é bastante consumida, essa máquina faz muito sucesso até hoje dentro das residências, em repartições públicas e prédios comerciais, pois garante diferentes sabores de café em poucos minutos.

Acompanhando o sucesso das máquinas de café, as empresas passaram a disponibilizar máquinas capazes de preparar outros tipos de bebida, como chás gelados e quentes, sucos, frapês, energéticos, refrigerantes, etc.

Como usar

Para usar essa máquina, o primeiro passo é colocar água na área que armazena esse líquido. Depois de checar se ela possui água, você vai selecionar se a sua bebida será preparada com água quente, morna ou fria.

Enquanto isso, você deve regular a altura do porta-copo de acordo com o recipiente que vai usar para beber a água. O copo precisa estar a 1 cm da saída de água. Geralmente os copos altos (de 440 ml em média) são ótimos para energéticos, refrigerantes e chás gelados. Já os copos médios (280 ml) são mais recomendados para sucos, frapês e drinks. E as xícaras são ideais para cafés, chás e chocolates quentes.

Em seguida, basta selecionar a cápsula da bebida que você quer tomar: café, chá, suco, refrigerante, frapê: opções deliciosas não faltam. Então selecione a quantidade de água indicada na embalagem da cápsula (quanto mais forte a bebida, menos água será utilizada durante sua preparação).

Em seguida, você deve abrir o compartimento e colocar dentro dela, em pé, a cápsula escolhida. Fique atento para o clique que deve ser feito ao fechar o compartimento: esse ruído indica que o processo foi feito de forma correta. Essas máquinas precisam de alguns minutos para reconhecer a bebida inserida e a temperatura da água. Esse tempo pode variar de uma bebida para outra.

Quando a bebida selecionada estiver pronta, a máquina vai fazer um pequeno barulho e o compartimento vai se abrir. Esse processo é automático, então o usuário não vai precisar abrir nenhum compartimento. Então, é só se deliciar com a bebida escolhida. Não se esqueça de retirar a cápsula utilizada da máquina e jogar a embalagem no lixo.

Máquinas como a B. Blend oferecem a função ecológica (eco mode) quando é acionada. Para fazer isso, aperte o ícone correspondente a essa função por dois segundos. Isso faz o aquecedor de água ficar desligado e funcionar sob demanda. Para desativar essa função, basta pressionar o mesmo ícone por dois segundos e ele apagará.

Na hora de higienizar máquinas de bebida, lembre-se de desligar todos os componentes antes de começar a limpeza. Utilize materiais de limpeza não inflamáveis. Se você vive com crianças, é recomendado assegurar que elas não brinquem com a máquina, para não sofrerem acidentes ou danificar o equipamento.