Como configurar google search console em WordPress

configurar google search console

Existem várias etapas para que seu WordPress voltado a assuntos de manutenção de aquecedor a gás seja otimizado e ganhe ainda mais visibilidade na internet, viu? Uma delas, talvez a mais importante, é conseguir adicioná-lo ao Google Search Console, uma ferramenta muito importante que compõem este segmento de informações digitais.

Bom, mas você deve estar se perguntando: o que o Google Search Console pode me oferecer? Simples, ferramentas de alta qualidade e bem específica para webmasters, com o objetivo de ajudar os proprietários de sites a monitorar e manter sua presença e classificação na pesquisa. 

E foi pensando na complexidade do assunto e em como utilizá-lo da melhor maneira, foi que decidimos produzir um artigo bem interessante sobre Como configurar google search console em wordpress. Vamos nessa?

Saiba o que é Google Search Console

A verdade é que o nome da ferramenta é mais difícil do que propriamente a sua execução. Enfim, o Google Search Console nada mais é que uma programa, gratuito, oferecido pela empresa que carrega no nome. Ela serve, basicamente, para monitorar a presença do site no qual você tem domínio nos resultados de pesquisa do Google.

Ele contribui para o rastreamento das classificações de pesquisa. Além disso, a ferramenta consegue, sempre que possível, te manter atualizado sobre erros no site, problemas de segurança e indexação que podem afetar o desempenho da pesquisa no site.

De modo geral, se você tem vontade de arrumar e otimizar seu site, é importante que tenha ciência de adicioná-lo à ferramenta do Google logo no primeiro dia. Os resultados serão rápidos e eficazes, pode apostar.

Saiba como adicionar seu site WordPress ao Google Search Console

Agora que você já sabe o que é e como funciona a ferramenta apresentada, que tal aprender como utilizá-la? Bom, vamos lá: o primeiro passo a se fazer é visitar o site do Google Search Console e clicar no botão ‘Iniciar agora’. Feito isso, é importante que realize o login na página – pela conta do Google ou Gmail.

Com o login realizado, o site irá solicitar um URL para que seja inserido. Esse link é o do seu site. Existem dois métodos para verificação do site: nome de domínio ou prefixo de URL. Normalmente, o método mais utilizado é o do prefixo de URL porque é mais flexível.

Olha, mas fique atento, viu? O Google considera o HTTP e HTTPS coisas diferentes. Ou seja, se você inicia um link com HTTP e outro, que deveria ser o mesmo, com HTTPS, ele vai considerar como dois sites diferentes. Por este motivo, preste muita a atenção: você precisa inserir o URL correto do site usado pelo WordPress.

Bom, depois que você inseriu corretamente a URL do seu site na ferramenta do Google, basta clicar clique no botão ‘Continuar’ para ir para a próxima etapa.

Esse é o momento que será solicitado a verificação de propriedade do seu site. Para que isso seja feito, você pode utilizar o método da tag HTML. Mas porque esse método e não outros existentes? Simples, porque é o mais fácil. Dessa forma, clique na tag HTML para expandi-la e copie o código dentro dela.

Chegou o momento que você precisa realizar a adição da metatag de verificação do Google no WordPress. Isso serve para que o Google possa te verificar como dono e proprietário do site.

De modo geral, o Google verifica periodicamente a tag HTML. em caso de não localização da tag de verificação, o mesmo se encarregará de desativar seu site no console de pesquisa. A otimização do site da sua empresa de manutenção de elevador seria totalmente afetada. 

Como garantir que o Google verifique sua propriedade do site

Bom, vamos lá a dica bem prática: inicialmente, é importante que você consiga instalar e ativar o plug-in denominado Insert Headers and Footers.

Feito isso, você precisa se dirigir até a página de configurações, seguindo para o “inserir cabeçalhos e rodapés”. Feito isso, cole o código da tag HTML do Google que você copiou anteriormente na caixa ‘Scripts no cabeçalho’. Nesse processo, é fundamental que não se esqueça de clicar no botão ‘Salvar’ para armazenar suas alterações.

Feito isso, você pode voltar às configurações do Google Search Console e clicar no botão “Verificar”.

É importante ressaltar que esse procedimento pode ser feito para o site em WordPress de qualquer segmento, até mesmo aquela que trabalhe com oxigênio medicinal.