Como conservar móveis de madeira por mais tempo?

Sabemos que com o tempo os móveis de madeira vão perdendo um pouco do brilho e ficando bem mais opacos, com isso precisamos aumentar os cuidados e fazer alguns processos para que esse móvel se mantenha bonito, vistoso e que principalmente não seja acometido pelos temidos cupins.

Então se você está precisando de algumas dicas para aplicar nos móveis de madeira da sua casa, fique até o final deste artigo que você terá muitas dicas úteis para colocar em prática aí na sua casa. As pessoas com um móvel de madeira em casa sabem muito bem do seu valor e como ele é de qualidade e deixam qualquer local muito bem decorado e sua durabilidade também é incrível, pode passar de geração para geração que ele vai sempre estar intacto, principalmente se for cuidado da maneira correta.

Você ainda pode investir em alguns acessórios para o seu móvel para mantê-lo sempre conservado e sem defeito, como, por exemplo, a Cofemo Acessórios para Móveis. Então agora vamos lá aprender essas diquinhas que valem ouro e vão fazer com que seu móvel de madeira fique sempre brilhante e bonito.

Limpe sobre os móveis todos os dias

É muito importante que você realize a limpeza do móvel de madeira todos os dias, para evitar os arranhões e as manchas. Para fazer a limpeza e retirar a poeira você precisa usar um pano macio e não deixe de retirar os objetos de cima da mobília para fazer a limpeza completa, isso vai fazer com que não haja arranhões sobre o móvel. 

Você também deve ter muita atenção ao escolher os produtos para fazer a limpeza, pesquise por marcas para essa finalidade de limpeza, também evite álcool, saponáceos e demais líquidos abrasivos. De forma alguma esfregue os móveis com uma esponja, escova ou palha de aço. E se tiver em dúvida do que usar, opte sempre pelas flanelas, que são bem macias.

Utilize cera ou óleo para fazer a conservação da madeira

Para fazer a conservação da madeira sempre escolha os óleos ou ceras, pois esse produtos são específicos para madeira, além disso, ele também vai fazer a hidratação, conservação do acabamento da mobília. Já para os móveis com madeiras mais escuras os óleos de peroba são ideais para dar brilho e também proteger. No caso das madeiras mais claras, você deve evitar o óleo e optar pela cera pastosa incolor, para não causar manchas indesejadas.

Escolhendo um ou outro produto, é muito importante que você faça um teste antes de aplicar todo o produto em uma pequena região e que não tenha muita visibilidade. Para fazer a aplicação destes produtos você também deve ter o auxílio de um pano macio, isso porque ele também vai ajudar a ilustrar o móvel dando muito mais brilho. Você pode fazer a reaplicação tanto do óleo, quanto da cera de três a quatro vezes por ano e não deve ultrapassar esse limite.

Deixe a mobília longe da umidade

Todos sabemos que água e madeira não dão nada certo, então é preciso que você tenha muita atenção e não deixe seu móvel perto de focos de umidade. Problemas com infiltração ou superfícies molhadas, são um prato cheio para os fundos que podem fazer com que o móvel mofe e embolore. 

Se o mofo entra em contato com a madeira ele pode causar, descascamento, manchas, estufamento e além de tudo ainda prejudica o bom funcionamento da peça. Então, para que isso não aconteça, deixe os móveis bem longe da umidade e coloque feltro nos seus pés e ao passar pano no chão você deve secá-lo rapidamente para evitar o contato entre a água e a madeira.

Você também deve observar que o local onde a mobília se encontra está bem nivelado para ter acúmulo de água. 

Não deixe que o móvel entre em contato com o sol

Se o móvel tiver um contato frequentemente com os raios solares, isso pode fazer com que seu acabamento fique prejudicado, isso porque o calor do sol vai acabar desbotando a madeira e isso ainda pode fazer com as lâminas de madeira de soltem mais rapidamente, isso não tem problema alguma se você está com a ideia de deixar seu móvel com um aspecto de envelhecimento. Mas, é melhor fazer uma melhor colocação dos móveis para que eles não tenham contato com o sol diretamente. 

Uma boa ideia para proteger o móvel do sol sem ter que mexer nos móveis da casa inteira, é fazer o uso de cortinas, por exemplo, você pode usar uma cortina de pano leve em um ambiente que receba o sol da manhã, isso já é o suficiente e para os locais mais quentes, que recebem mais luz, você pode usar as cortinas estilo blackout.

Com todas essas dicas você vai conseguir manter seu móvel de madeira muito mais conservado e por muito mais tempo. Viu só como é bem simples manter a boa aparência da sua mobília.