Como conservar o café por mais tempo?

O café é uma bebida versátil que agrada a todos os paladares. Mas já imaginou você ficar sem café em casa ou na sua empresa? Esse é um risco que não vale a pena você correr. Então, para evitar este tipo de problema, o ideal é ter sempre na despensa da sua casa ou escritório um pacote adicional de café.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo responsável por um terço da produção mundial. Seus concorrentes distantes são o Vietnã, a Colômbia, Indonésia e Etiópia.

Inicialmente, nas regiões primitivas da Europa, o café era consumido como um remédio para combater os diferentes tipos de males. Com o tempo, a bebida foi caindo no gosto de todos e passou a ser apreciada pelas famílias mais abastadas.

Hoje em dia, não existe mais distinção entre as classes sociais que consomem esta bebida. 

Pensando nisso, vamos lhe dar algumas dicas de como conservar o café por mais tempo. Acompanhe a seguir:

Café não combina com umidade:

Isso mesmo, você precisa guardar o seu café, seja ele em grãos ou em pó, em um recipiente bem fechado para evitar a umidade.

Um café úmido perde todo o seu frescor, assim como também o sabor e o aroma ficam comprometidos.

Se você possui uma grande quantidade de café e não irá utilizá-lo com frequência por algum motivo, o ideal é guardar a embalagem bem fechada na geladeira, onde não existe a oscilação de temperatura.

É muito frustrante você ter o desejo de preparar um delicioso café e se dar conta que o pó ou os grãos estão úmidos ou até mofados e tudo vai precisar ir para o lixo.

Assim como outros grãos e farinhas, o café precisa de uma atenção especial na sua casa ou escritório.

Como preparar um bom café:

Para extrair o melhor dos grãos ou do pó de café, nunca utilize água fervente. O ideal é que ela seja utilizada antes do ponto de ebulição para preservar os aromas e sabores do café.

Seja num coador de pano, em cafeteiras ou em uma máquina de café, a sua bebida favorita ficará muito saborosa com a combinação de um produto de qualidade armazenado em local correto com a água na temperatura certa.

A variedade do café você escolhe. Para cada momento do dia, a intensidade do café pode variar. Existem os apaixonados pelo sabor mais intenso, geralmente mais procurados no turno da manhã ou após o almoço para acabar com aquela preguiça. E há também aqueles que não largam a xícara da mão, bebendo o dia todo um café mais suave e aromatizado.

Preste atenção no seu estilo de vida:

Independentemente do tipo de café que você gosta, é sempre bom ficar atento para não ultrapassar a dose diária recomendada de cafeína, que gira em torno de três a quatro xícaras de café por dia.

Se você ultrapassar este limite, seu corpo provavelmente irá responder com muita agitação, inquietude, irritabilidade e até mesmo, insônia.

Preste atenção nos seus hábitos e procure intercalar suas xícaras de café com água ou até mesmo um chá quente, se o clima estiver muito frio. Os chás de camomila e hortelã são os mais indicados por não possuírem cafeína.

Se você anda muito estressado, beber altas doses de café pode comprometer a circulação sanguínea e gerar uma taquicardia.

Foque no equilíbrio e num estilo de vida mais saudável. Procure dormir bem e fazer atividades físicas com regularidade, tudo isso aliado a uma dieta diversificada e acessível. Só assim, você conseguirá manter seus esforços por mais tempo até que o ato de se cuidar vire uma rotina e deixe de ser um sofrimento.