Como encontrar bons cursos de primeiros socorros?

Quer saber como encontrar bons cursos de primeiros socorros? Seja presencialmente ou pela internet, nós estamos aqui com algumas dicas incríveis que vão te permitir ter resultados ótimos.

cursos de primeiros socorros

Alguns conhecimentos práticos são sempre bem-vindos. Mesmo que não haja uma necessidade urgente de se colocar em prática, é sempre bom ter uma ideia de como agir em várias situações. Ter um certificado de conclusão de curso pode ser uma das melhores chances de se conseguir um emprego.

Um outro exemplo bem prático, só que mais extremo, é a própria importância de ser alfabetizado. Você não será preso ou irá morrer caso não domine a leitura e a escrita, mas com certeza sua vida será bem mais difícil.

Da mesma forma existem outras áreas da vida que se beneficiam com algumas habilidades extras. Podemos citar a capacidade de dirigir, utilizar um computador, navegar na internet, falar outro idioma e por aí vai.

Note que todos estes pontos são bem interessantes tanto para o dia a dia quanto para a sua vida profissional. Afinal de contas, alguns empregos exigem um segundo idioma, ou mesmo uma carteira de motorista.

Mas podemos falar também sobre uma capacidade que é positiva tanto para a vida pessoal, profissional e até mesmo segurança familiar, isto é a capacidade de dominar primeiros socorros.

Muitos não entendem como é importante dominar este tipo de habilidade até que se esteja totalmente entrelaçado em uma situação de vida ou morte. Mas também existem vários casos em que o dano poderia ser minimizado com pequenas atitudes.

Entretanto, é importante dizer que existem muitos cursos e qualificações hoje que vendem promessas impossíveis e absurdas. Normalmente dificultando a realização de qualquer capacidade ou habilidade na área.

Para evitar que você caia em algum golpe, vamos te mostrar como encontrar bons cursos de primeiros socorros.

Como encontrar bons cursos de primeiros socorros?

Esta realmente não é uma tarefa muito simples, afinal de contas existem legiões de cursos online, e até mesmo plataformas, que tentam vender vários cursos agregados na área. 

O que normalmente é bom (concorrência) pode se tornar um pesadelo dependendo da quantidade.

Você nunca parece ter um vislumbre correto do que realmente funciona ou tem conteúdo. Por isso é importante analisar alguns tópicos que vamos listar aqui:

1 – Possui certificado?

Mesmo cursos livres, que são bem mais simples de serem feitos e exigem menos burocracia, necessitam imprimir algum tipo de certificado válido. Afinal de contas, a ideia de se fazer um curso é também apresentar algum documento comprovando o conhecimento adquirido.

Entretanto, é justo dizer que muitos destes cursos nem ao menos se preocupam com este tipo de certificação. 

E por isso é crucial que as pessoas entendam que se a empresa não tem capacidade de entregar algo que é básico, mas muito importante, o curso então não vale a pena.

Claro, é importante verificar se o certificado é autêntico e válido, imprimir qualquer pedaço de papel de qualquer jeito não é nem um pouco justo.

2 – Qual a duração do curso?

Acredite, não dá para se aprender uma boa base de primeiros socorros se o curso de primeiros socorros tiver uma duração muito pequena.

Mesmo que você aprenda o básico, o normal é que sua formação dure algo em torno de 10 horas ou mais. Se você está indo trabalhar em uma área médica ou de saúde, isto pode subir para uma formação ainda mais longa.

Cada segundo de conteúdo pode ter uma dica que fará toda a diferença na hora de um atendimento. Até porque vários dos atendimentos que você fará podem trazer riscos reais à vítima.

A responsabilidade é grande, então dominar o máximo possível de conhecimento se torna essencial!

3 – Qual o conteúdo?

Analisar o conteúdo do curso é uma tarefa um pouco mais cansativa, porque serão mais informações a serem analisadas. Entretanto, é justo dizer que existem sim saídas inteligentes para você agilizar o processo.

Tente ver quais são os módulos básicos de cada curso. Compare eles e veja quais são mais completos e em quantas aulas cada um é dividido.

Lembre-se, você pode ter um curso de 20, 30 ou 40 horas, mas que no final das contas não entrega uma quantidade saudável de conteúdos de valor. Encher linguiça é infelizmente uma prática comum para muitos cursos que não conseguem um instrutor decente.

Seja como for, veja se ao final daquele material você estará apto a conseguir resolver a maioria das situações em que você pode ser inserido.

4 – Quem é o instrutor?

Outro ponto interessante é notar a capacidade técnica da pessoa que está desenvolvendo um material que você irá estudar.

Primeiramente é importante que o instrutor tenha uma boa didática, um certo carisma natural, que faça com que o conteúdo seja fácil de assimilar.

Assim, não corre o risco de você terminar o curso sem ter entendido nada do que ele realmente se propôs a fazer.

Por outro lado, é importante também levar em consideração a capacidade técnica da pessoa. Acredito que você não aceitaria fazer uma cirurgia do coração feita por um técnico em enfermagem.

Não que o técnico em si tenha um valor menor ou maior, mas são profissionais que atuam em frentes diferentes.

Da mesma forma, alguém que vai instruir você em um curso de primeiros socorros, precisa ter a capacidade técnica para realizar uma boa instrução de maneira geral.

5 – Avaliações

Algo que normalmente serve como um bom norte é olhar as avaliações disponíveis na internet. Muitos destes cursos possuem pessoas que irão entregar um olhar sincero sobre o tema e material e darão a sua opinião.

Isto mostra que se um curso tem muitas avaliações positivas, é possível que ele seja uma boa escolha.

Considerações finais

Ter um bom curso de primeiros socorros no seu currículo é uma ótima maneira de garantir bons resultados. Até porque estamos lidando com uma habilidade necessária em qualquer tipo de ambiente.

E se você seguir todas as dicas que trouxemos até aqui, com certeza terá uma melhor chance de alcançar bons resultados.

No mais é isso, esperamos ter ajudado. Qualquer outra dúvida sobre o assunto estamos à disposição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.