Como montar uma cafeteria pequena: dicas essenciais

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O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros. O investimento nesse tipo de negócio pode trazer excelentes lucros para o empreendedor. Porém, ele não pode ser construído de qualquer forma. Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas que ajudam neste processo.

A partir de agora, descubra como montar uma cafeteria pequena e tire todas as suas dúvidas.

1- Conheça o mercado de café

Um empreendedor de sucesso é aquele que procura entender todos os detalhes sobre o mercado de café. Antes de abrir um negócio, você deve descobrir como contratar os melhores colaboradores, quais são os equipamentos mais adequados para o seu investimento, quais são os melhores produtos e como administrar a qualidade do serviço.

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia. No entanto, não é difícil encontrar no mercado diversos profissionais que abrem uma cafeteria mas não sabem fazer um café de qualidade para os seus clientes.

Ao contrário do que muita gente imagina, o proprietário do estabelecimento precisa aprender a utilizar uma máquina de café. Esse conhecimento é essencial para auxiliar os funcionários nos momentos em que o fluxo de clientes é maior no estabelecimento. Além disso, ele consegue cobrar a qualidade do trabalho com mais eficiência.

2- Desenvolva um plano de negócios

Outra dica interessante na hora de montar um café é construir um plano de negócios completo. Geralmente, esse documento contém informações que são consideradas fundamentais para iniciar um empreendimento.

  • Ponto do estabelecimento;
  • Reformas;
  • Decoração;
  • Equipamentos;
  • Capital de giro;
  • Funcionários;
  • Projeção de faturamento;
  • Análise do mercado;
  • Análise da concorrência.

A principal missão de um plano de negócio é descobrir se existe possibilidade de adquirir retorno com o investimento e impedir surpresas que podem prejudicar a qualidade do serviço no momento da execução.

3- Escolha o melhor ponto comercial

Um dos maiores desafios dos empreendedores na hora de montar um café é escolher o ponto ideal do seu negócio. O melhor espaço é aquele que tem um trânsito frequente de pessoas. Se o local for distante da avenida principal do bairro, provavelmente, você terá dificuldades para manter a cafeteria em funcionamento. 

4- Pense no conforto dos clientes

O conforto é um dos itens mais avaliados pelos clientes na hora de escolher uma cafeteria. Por isso, o seu espaço deve ter móveis confortáveis e uma iluminação que não cause incômodos durante a refeição.

Para conseguir reter os clientes com mais facilidade, inclua uma livraria ou revistaria em seu estabelecimento. Além disso, ofereça conexão Wi-Fi. Ela pode aumentar o tempo de permanência do consumidor no local.

5- Crie um cardápio atrativo

O cardápio é outro item que não pode ser ignorado na nossa lista. É fundamental apostar na variedade de produtos. Evite concentrar a sua produção somente em salgados ou em doces. Você deve mesclar os dois produtos para surpreender o cliente. Alguns estabelecimentos, inclusive, oferecem até almoço para os consumidores.

6- Escolha fornecedores de qualidade

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de escolher bons fornecedores para o seu negócio. A qualidade do material influenciará negativamente ou positivamente em seu trabalho. Para ter ótimos resultados, invista nos melhores serviços do mercado.

Os equipamentos e utensílios mais indicados para iniciar o empreendimento são: geladeira, microondas, liquidificador, espremedor de suco e louça. É fundamental deixar claro que a quantidade de produtos pode variar de acordo com o tamanho e perfil do estabelecimento.

Nunca é demais lembrar o quanto é importante divulgar a sua marca para conseguir ampliar o número de clientes em seu negócio. Por isso, conte com o apoio das redes sociais e faça eventos culturais, como exposições. Sem dúvidas, você terá um retorno bastante positivo.

Após descobrir como montar uma cafeteria pequena, conheça a Café Center Brasil. Lá você encontra os melhores itens para o seu negócio, garantindo um diferencial competitivo no mercado.