Como vender um imóvel particular? 6 dicas

Muitas pessoas querem saber como vender um imóvel particular, principalmente para não ter que pagar a taxa de corretagem.

E se essa é a sua ideia, apenas saiba que além do trabalho, terá alguns custos envolvidos, como anúncios, tratar de toda a documentação…

Mas isso não significa que você não possa fazer tudo isso, e para te ajudar a vender seu imóvel, vamos passar umas dicas de tudo o que deve fazer!

Continue a leitura e descubra!

Como vender um imóvel particular?

Mesmo sabendo que terá muito trabalho pela frente, você quer saber como vender um imóvel particular, então, vamos para a parte prática:

1. Avaliação do imóvel

O primeiro passo é fazer a avaliação do seu imóvel. Uma dica é saber quanto está valendo o metro quadrado na sua região, ou mesmo fazer uma pesquisa de outros imóveis semelhantes ao seu.

É importante ser bem realista, pois uma coisa é você achar que seu imóvel vale X, mas o mercado diz o contrário.

2. Providenciar toda a documentação

Ao contrário de um corretor de imóveis que se encarregaria de ver toda a documentação necessária, você terá que providenciar tudo.

O ideal é consultar um advogado da área imobiliária para saber todos os documentos necessários para a venda de um imóvel.

3. Fazer o cadastro em portais na internet

Outra etapa de como vender um imóvel particular é fazer o cadastro em portais de imóveis ou se preferir, anunciar em redes sociais.

É importante tirar fotos de altíssima qualidade, fazer a descrição detalhada do imóvel e, se possível, adicionar um vídeo.

Geralmente, esses portais cobram uma taxa para a publicação do seu anúncio.

4. Atender possíveis compradores

Lembre-se que você deve mostrar disponibilidade para mostrar seu imóvel para as pessoas interessadas.

Apenas tome um certo cuidado porque existem pessoas de má fé. Portanto, nunca mostre o imóvel sozinho e cerque-se de toda segurança.

Não se esqueça de deixar os cômodos arrumados e acender as luzes.

5. Fazer a negociação

Ao fazer a negociação de um imóvel, o ideal é colocar o valor um pouco acima para dar margem para essa negociação.

Mas tenha um valor limite de até quanto você pode chegar.

6. Tratar da parte burocrática

No momento da venda de um imóvel, você terá o custo com certidões, do imóvel, de você enquanto pessoa física e do comprador.

Assim como o comprador não quer correr nenhum risco, você também não.

Mais uma vez, vale a pena consultar um advogado para saber se a documentação está ok e se você pode fechar o negócio.

Como você viu, são muitos detalhes ao vender um imóvel particular, e o cuidado deve ser redobrado, afinal, estamos falando de uma alta quantidade de dinheiro!

Como vender um imóvel particular: é perigoso?

Você acabou de aprender a como vender um imóvel particular, e deve ter percebido que é um pouco mais complicado do que parece.

Ao não contratar um corretor de imóveis para tratar da papelada e fazer toda a intermediação, saiba que pode ter muita dor de cabeça, principalmente se você não entender de nada.

Será que não valeria a pena pagar a taxa de corretagem e não se preocupar mais com nada?

A imobiliária será responsável por providenciar a documentação, fazer os anúncios, entrar em contato com os clientes, mostrar seu imóvel e, melhor de tudo, fechar o negócio.

Além disso, em razão da sua experiência e contatos, até talvez já tenha um cliente ideal para comprar o seu imóvel.

Lembrando ainda que você terá o custo com os anúncios, com o advogado, fora o tempo que gastará providenciando os documentos e mostrando o seu imóvel.

Agora, se você não abre mão de vender seu imóvel sozinho, tenha muito, mas muito cuidado!

Leia também: Saiba como gerenciar os resultados do seu negócio