Controle de caixa: entenda a importância desse processo para o seu negócio

O controle de caixa é primordial para garantir a existência em qualquer negócio.

De todas as necessidades de um empreendimento, de todas as inovações, serviços e obrigações, o controle de caixa é o mais importante, e se ele não existir, o negócio todo perde o sentido.

Controlar o caixa é estudar, analisar e entender toda a receita que entra, tudo que se investe e os prejuízos que podem existir. É necessário controlar o caixa para identificar cada ponto rentável e não rentável que possa ter.

É  através do controle de caixa que se pode visualizar os resultados, sejam eles favoráveis ou não, e por meio dele entender o que deve ser mudado, mantido ou eliminado para crescimento do negócio.

Todo empreendimento visa uma evolução, independente de ser uma loja de luva de vaqueta ou uma líder em telefonia móvel, gerar lucros e cada vez novas oportunidades,  para isso, é necessário manter a saúde financeira e estudar novos campos a investir e/ou eliminar.

Ao conhecer o caixa que tem, o empreendedor saberá exatamente o rumo de seus investimentos e retornos, e para auxiliar neste processo, é possível contar com diversas opções de ferramentas e softwares que fazem esse controle de forma totalmente automatizada e assertiva, afinal, estamos falando de dinheiro.

Planejamento com base  em controle de caixa

A empresa deve traçar qual o melhor plano de controle para o momento, se é diário, semanal ou mensal, entender todo o fluxo que entra e sai se planejar com base nesses conhecimentos financeiros do negócio.

Situações externas como, por exemplo, a pandemia, que quando menos esperado fechou portas de muitos negócios e exigiu que medidas extremas, podem impactar diretamente em qualquer setor. Por isso, muitas empresas fecham suas portas em situações como esta, e muitas delas por falta de controle de caixa.

Ao coletar e armazenar cada valor investido e recebido, o controle possibilita prever dificuldades que possam se tornar reais, e com isso, já estudar meios e ações para reverter a situação e recuperar o equilíbrio financeiro.

É com base no controle de carga que o empreendedor poderá saber se o investimento em um elevador de carga será possível, se esta saída de dinheiro faz sentido no momento, quais são os gastos que devem ser evitados, funcionários, locações de espaços, tudo que se remete à estrutura do negócio.Entretanto, controle de caixa e fluxo de caixa são coisas distintas.

No fluxo, inclui até mesmo os investimentos passados, valores de reserva, saldos de contas bancárias, tal como os gastos passados também, como possíveis dívidas passadas, contas a pagar, entre outros. O total de recursos financeiros.

Por que controlar o caixa?

O controle de caixa é voltado ao dia a dia, faz entender se o dinheiro que entra é maior do que o que sai, ou vice e versa. Estudar em detalhes o faturamento da empresa, o que influencia diretamente na oportunidade de tomada de decisões, como por exemplo, se é o momento de investir em uma batedeira industrial ou não.

Usar a tecnologia a favor da saúde financeira empresarial faz toda a diferença. Escolher utilizar um software de faturamento, que automatiza, simplifica e concilia dados do faturamento para a elaboração de relatórios facilita o estudo financeiro e, consequentemente, o empreendedor perde menos tempo burocrático e tem mais tempo para as mudanças, quando necessária.

Concluímos assim que o controle de caixa é essencial e indispensável para todo e qualquer empreendimento, seja pequeno, médio ou grande, entender todo valor que entra e sai é o que faz a saúde financeira da empresa girar.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.