Decisões financeiras inteligentes para Tomar Antes do Final do Ano

Estamos praticamente na metade do ano. Para muitos, agora é a hora de fazer uma resolução para o próximo. 

Mas para que 2023 seja o seu ano de transformar verdadeiramente suas finanças, é importante identificar o que você quer e o que não quer na vida.

Não importa quais sejam seus objetivos, é provável que as finanças desempenhem um grande papel para alcançá-los. Se 2022 nos ensinou uma lição, é a importância de estarmos preparados para imprevistos financeiros. 

Para um 2023 próspero, as decisões precisam ser tomadas antes do final do ano.

Mude sua mentalidade financeira

Para prosperar financeiramente, você precisa mudar sua mentalidade. Confie em mim, isso faz uma grande diferença para seus resultados. 

Crenças limitantes podem estar enraizadas em seu subconsciente e podem destruí-lo sem que você perceba. Sua mentalidade financeira está diretamente relacionada à sua criação, às pessoas com quem você interagiu e a tudo o que ouve ao seu redor, especialmente na infância.

É isso que regula a maneira como eles pensam e veem o mundo. A mentalidade ruim impede você de ficar rico! Sua mentalidade é riqueza ou escassez? Felizmente, você pode mudar a maneira como pensa. Se você quer mudar sua vida em 2021, decida começar a pensar em 2020.

Veja também: Como fazer o imposto de renda de forma correta em 2022.

Mantenha suas finanças em ordem

Decida agora organizar suas finanças para um próspero ano novo. 

Começa com a compreensão de onde você está na independência financeira hoje e como chegar ao próximo. 

O estágio 0 é a dependência financeira, onde você não consegue se sustentar e precisa da ajuda de outras pessoas, seja da família, amigos ou do governo.

A primeira fase é a independência da dívida. Este é o primeiro passo para estabelecer a liberdade. Isso significa que você não tem dívidas incobráveis ​​e pode se concentrar na construção de riqueza. 

O segundo estágio é a independência de curto prazo. Nele, você já tem uma reserva de contingência que pode cobrir por alguns meses caso o imprevisto aconteça.

O terceiro estágio é a independência do trabalho, onde você gerou renda passiva por meio de investimentos. 

O estágio 4 é a independência total e você vive com sua própria renda. Ou seja, sua renda passiva cobre todas as suas despesas.

Para entender seus números, definir metas e planejar o futuro, decida fazer um planejamento financeiro. 

Agora é a hora de avaliar seus gastos e despesas para buscar oportunidades de economizar mais ou acelerar o pagamento de dívidas. Uma dica é procurar utilizar o cartão de crédito com inteligência.

Crie um fundo de emergência

2022 tem sido um ano desafiador. Muitos perderam seus empregos ou tiveram seus rendimentos drasticamente reduzidos. 

Aqueles sem reservas fiscais acabam prejudicando severamente o orçamento. Agora é a hora de decidir reconstruir, seja para ativar as reservas de emergência que você não tem, ou para expandir as já existentes.

Poupança para Aposentadoria

Não importa o quão longe possa parecer, agora é um bom momento para avaliar o quanto você está economizando para a aposentadoria. 

Compreensivelmente, muitos tiveram que priorizar as necessidades financeiras de curto prazo sobre as metas de longo prazo este ano, mas agora é a hora de mudar isso. 

Seu plano de aposentadoria determinará se você alcançará a independência financeira depois de trabalhar por muitos anos ou se terá que continuar trabalhando para pagar suas contas. 

Reserve um momento nesta temporada de férias para rever sua estratégia, a idade em que deseja se aposentar e o estilo de vida que deseja ter.

Deixe de ser amador e torne-se um profissional

Decida agora assumir o controle de suas finanças e lidar com o dinheiro de forma inteligente. 

Os hobistas não têm um plano financeiro, não sabem seus números, apenas pagam as contas. Quando sobra um pouco, é usado para conforto imediato. É uma despesa estúpida que não será rica.

Os profissionais, por outro lado, pagam-se primeiro. Eles alocam uma parte dos recursos para investimentos antes de pagar as contas. O resto do dinheiro, eles vão gastar como planejado. Você tem dinheiro para comprar à vista, então pode negociar melhor e pagar mais barato. Decida fazer alguns sacrifícios para ficar rico, como sacrificar o conforto presente pelo futuro.

Faça o dinheiro trabalhar para você

O dinheiro é um grande servo, apenas aprenda a controlá-lo, não deixe que ele o controle. Se você deixá-lo governar, você tem que trabalhar para ele. 

Agora, se o dinheiro funciona para você, coisas mágicas podem acontecer, como viajar e voltar com mais dinheiro. Isso ocorre porque seu dinheiro está trabalhando para você enquanto você está fora. Obviamente, quando você coloca mais dinheiro, isso gera mais dinheiro.

Mas não use sua falta de planejamento como desculpa. 

É possível investir com muito pouco dinheiro. Comece, não importa o quanto. Doe regularmente e em breve seu dinheiro acumulará mais juros. 

Então, decidiu começar hoje. Não espere até o próximo ano. Lembre-se, você não precisa ser rico para investir, mas precisa investir para ser rico.