Descubra como o fluxo de caixa pode ajudar a sua empresa a se destacar

Para realizar um excelente planejamento financeiro, é importante realizar o fluxo de caixa. Sendo assim, essa ferramenta é capaz de calcular qual o saldo disponível, garantindo que sempre haja capital de giro para o bom funcionamento do seu negócio, além de possíveis investimentos em melhorias da empresa.

Para saber mais sobre o que é fluxo de caixa, quais são seus benefícios para o negócio, seja uma montadora de amplificador de som, comércio e outros, continue conosco neste conteúdo! Assim, você saberá o passo a passo para ter total ciência da entrada e saída do dinheiro do seu caixa!

O que é o fluxo de caixa?

Resumidamente, o fluxo de caixa é o levantamento do que paga e o que se recebe no dia a dia de uma empresa, seja ela de qualquer segmento, como uma loja de luva de vaqueta. Sendo assim, é importante registrar todas as movimentações de maneira detalhada e sem erros.

Dessa forma, fica a seu critério o período de cálculo: diariamente, semanalmente ou mensalmente. Além disso, é importante registrar não só os grandes gastos e recebimentos, mas também os pequenos valores. Para te auxiliar com isso, você pode optar por um sistema de gestão.

Tendo tais informações em mãos, o empresário estará ciente de dados importantes para a tomada de decisões em relação a investimentos, reformas, e até mesmo diminuir os gastos do negócio.

Diferentes tipos de fluxo de caixa

Agora que você já sabe o que é o fluxo de caixa e quais são as suas vantagens, é importante conhecer quais são seus diferentes tipos e como realizá-los de maneira correta. Confira a seguir!

Fluxo de caixa projetado

Neste tipo de fluxo de caixa, as informações de receitas e despesas são igualmente aproveitadas. Sendo assim, com base nestes registros, é possível planejar ações com base em projeções. A partir disso, confira algumas das funções deste modelo:

  • Mensurar os gastos e recebimentos;
  • Planejar investimentos voltados para o crescimento da empresa;
  • Evitar perdas e sair dos saldos negativos.

Fluxo de caixa livre

Também conhecido como fluxo final, ele mede a capacidade da receita em curto, médio e longo prazo. Normalmente é utilizado após recebimentos e pagamentos, sejam eles empréstimos ou pendências.

Em casos de análises positivas, é possível organizar ações para a aplicação do valor ocioso, a partir da indicação do superávit do período. Do contrário, é importante estudar formas de diminuir o saldo negativo.

Implementando o fluxo de caixa em seu negócio

Visando manter a saúde financeira da sua empresa, como uma fábrica de bisnaga de plástico, a implementação do fluxo de caixa é imprescindível. Portanto, a forma inicial de iniciar o uso desta ferramenta é atentar-se em relação ao controle de entrada e saída de caixa.

Além disso, é importante analisar o fluxo de acordo com o período escolhido, mantendo a precisão dos resultados do negócio. Portanto, também é preciso lembrar que esta ferramenta não age sozinha! Dessa forma, ela funciona como um auxílio para o planejamento do crescimento do negócio, necessário realizar um ótimo e cuidadoso planejamento de dados.

A partir destas informações, chegou a hora de ter conhecimento da movimentação do caixa do seu negócio. Assim, você saberá quais serão os melhores investimentos para a empresa e como alavancar seu empreendimento!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.