Dicas para enviar encomendas pelos Correios ou transportadoras

Enviar encomendas pelos Correios ou por transportadoras é um serviço muito utilizado. Ainda mais hoje em dia, com a correria do cotidiano, enviar uma encomenda de forma segura é fundamental.

No entanto, há fatores a considerar como a melhor opção de frete, a embalagem correta e qual o meio de transporte escolhido. Esses são fatores básicos para enviar encomendas com praticidade, eficácia e segurança.

Entenda mais dicas sobre como enviar encomendas pelos Correios ou por transportadoras.

1 – Correios

Algumas questões são importantes para entregas dos Correios como CEP do destino, CEP do remetente, bem como peso e dimensão da encomenda.

Após entender tais informações, você precisa saber o grau de importância da entrega. Há dois tipos de entrega disponibilizados pelos Correios:

  • PAC: tem preço mais acessível e os prazos de entrega variam pelo endereço do remetente e do destino;
  • Sedex: é uma opção mais rápida e utilizada para entregar encomendas importantes como documentos.

No site dos Correios você consegue calcular o frete colocando seu CEP. Também é possível saber que tipo de objeto os Correios não transportam. Vale ressaltar que itens com mais de 30kg não são permitidos. Além disso, todas as entregas precisam de Nota Fiscal.

Outro item de destaque nos Correios é a comprovação de que a encomenda chegou no local de destino. Há duas formas. O Mão Própria é o comprovante de que o destinatário titular recebeu a mercadoria em mãos e apresentou um documento de identidade.

Já o Aviso de Recebimento é uma comprovação assinada do destinatário e possui validade jurídica. É necessário pagar a mais para adquirir o serviço de Aviso de Recebimento.

1 – Transportadoras

Cada transportadora tem sua própria tabela para você calcular o frete de uma entrega. A maioria disponibiliza a tabela de preços através do site próprio.

Também é necessário ficar atento ao peso cubagem. Isso significa o peso da embalagem, que é calculado e largura por centímetros, comprimento em centímetros e altura em centímetros. Embalagens deixam a mercadoria mais pesada.

Portanto, se o peso for maior do que o permitido, a transportadora pode cobrar a mais. Outro serviço adicional e pago é o serviço de coleta de encomendas. Dessa forma, a transportadora vai buscar a encomenda direto no seu endereço de remetente.

3 – As embalagens ideias para sua encomenda

Caso você queira enviar um documento importante ou um objeto pequeno de valor, o envelope segurança personalizado é a opção ideal. Não é possível ver o conteúdo de dentro do envelope. Além do mais, ele é totalmente lacrado, para proporcionar segurança.

No caso de uma transportadora, o ideal é se atentar ao cálculo de peso cubagem, já que isso vai interferir no valor a ser pago.

Já nos Correios, encomendas com largura, diâmetro, comprimento ou altura maior que 70 centímetros são embalados de forma especial e é cobrada uma taxa a mais. Isso também vale para mercadorias em formato esférico ou cilíndrico.

O recomendado é não utilizar uma embalagem desproporcional ao tamanho da encomenda.