Aprenda a automatizar seu negócio com as ferramentas de Inbound Marketing!

Atualmente, o marketing digital está presente em todo negócio, principalmente aqueles de sucesso.
Isso mostra como essas estratégias são importantes para garantir uma maior visibilidade da marca, o que gera mais autoridade e, consequentemente, traz mais lucros para a empresa.
As estratégias de automatização de Inbound Marketing surgiram como uma oportunidade de otimizar o trabalho feito pelas empresas, o que inclui gastar menos tempo com algumas tarefas, deixando mais tempo para outras.
Afinal, o que toda empresa quer é gerar resultados da maneira mais fácil possível, não é mesmo?
A automatização do marketing te proporciona isso. Ainda assim, tem que ser feito um extenso trabalho, desde a definição das metas e objetivos, até o momento de mensuração dos resultados.
Como escolher uma ferramenta de automação de marketing?
Escolher a ferramenta certa de automação de marketing para a sua empresa pode não ser uma tarefa fácil.
Primeiro, é importante avaliar as suas vantagens. A primeira é que, graças a uma ferramenta de automação, é possível garantir duas vezes mais leads.
Além disso, as plataformas também auxiliam a empresa em como acompanhar o caminho que esses leads realizaram até chegar ao momento da compra, o que garante a possibilidade de um atendimento personalizado e maior oportunidade de vendas.
Como existem diferentes plataformas no mercado, é importante avaliar alguns pontos antes de escolher o ideal para a sua empresa. Os principais deles são:
- facilidade de uso;
- funcionalidades da ferramenta;
- possibilidade de customização;
- boa análise de dados.
Obviamente, também é importante analisar a questão dos valores. Esse é o momento de negociar, para que tenha um custo-benefício vantajoso para a sua empresa!
Estabeleça seus objetivos
Como para qualquer estratégia de marketing digital — desde o marketing industrial ao de conteúdo — é essencial que as metas e objetivos da empresa estejam estabelecidos, para que possam ser alcançados.
Além disso, é muito importante conhecer e definir o processo de cada tarefa estabelecida, assim como as métricas de desempenho (KPI — Key Performance Indicator) para avaliar se a meta foi atingida ou não.
Acompanhe o processo
Não adianta colocar o plano em ação e deixar ele de lado. Pelo contrário, é muito importante supervisionar as atividades, para garantir que estão sendo feitas da maneira correta.
Você conhece o ciclo PDCA? Traduzindo da sigla em inglês, significa Planejar, Desenvolver, Checar e Agir. Essa é uma ferramenta de gestão que tem como principal objetivo promover a melhora contínua dos seus resultados.
Ou seja, é sempre importante checar cada etapa do seu processo para que possíveis erros não atrapalhem o seu desempenho, promovendo o bom funcionamento da sua plataforma.
Tenha uma comunicação humana
É muito importante, quando você for criar uma relação com os seus possíveis clientes, garantir que a sua linguagem esteja adequada à sua persona.
Da mesma forma, é essencial comunicar-se de maneira humana. Ou seja, nada de conversas robóticas e generalistas. Isso costuma afastar as pessoas das empresas e marcas que fazem esse tipo de ação.
Por esse motivo, o ideal é engajar em várias listas de segmentação, para que o relacionamento seja o mais personalizado possível no momento de fazer os envios do e-mail marketing.
O foco de qualquer negócio é conseguir novos leads que convertam em vendas, por conta de toda a renda extra que isso pode trazer ao caixa da empresa. Entretanto, é muito importante fidelizar os antigos clientes e não deixá-los de lado nesse relacionamento.
Mãos à obra!
Você está pronto para colocar em prática essas dicas simples, mas que são essenciais quando o assunto é a automatização das ferramentas de Inbound Marketing?
É essencial escolher a ferramenta ideal para você, como uma maneira de garantir que todos os seus objetivos serão atingidos.
E não se esqueça: os seus possíveis consumidores podem facilmente ser transformados em vendas. Isso mostra como é importante manter um contato próximo e humano com eles, não é mesmo?
Esse é o momento de colocar todos os planos em ação!
Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Ideal Marketing