Investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

Os momentos de crise que o país está passando faz com que cada vez seja mais e mais necessário criatividade na hora de conseguir dinheiro.

E uma das maiores cartas do mundo dos investimentos é adquirir imóvel para alugar ou revender. Com essa atitude você vai estar buscando duas coisas, um lugar que possui alta demanda, ou seja, tenha muita procura e como consequência uma baixa taxa de vacância, ou um local que vai valorizar rapidamente, ambas opções são um excelente modelo de rentabilizar com o seu investimento.

Esta modalidade de investimentos é muito antiga, é comum que haja muitas pessoas que não saibam se ainda vale ou não a pena investir em imóveis para alugar. Não há com o que se preocupar, neste artigo contém tudo o que você precisa saber sobre investir em imóveis.

Assim como quase tudo que passa pelo teste do tempo, um investimento em imóveis é uma excelente opção, ao contrário de muitos métodos de investimento convencionais as residências não costumam sofrer desvalorizações e como a cada tempo que passa surgem mais pessoas e a quantidade de terras habitáveis continua a mesma o seu investimento tende a não sofrer quedas, e ao passar do tempo ir se valorizando.

Se você sabe analisar o mercado imobiliário da maneira correta, pode ter certeza que investir em imóveis é um excelente negócio, por este motivo, desenvolvemos este artigo que possui todas as informações necessárias para alguém que está iniciando no ramo dos imóveis.

Os modos de como ganhar dinheiro investindo em imóveis

Para todas as pessoas que já tiveram o mínimo de contato com a educação financeira mais básica, já ouviram falar sobre como é possível lucrar ao investir em imóveis, que é um mercado extremamente sólido.

Isso se dá, pois, a partir do momento em que você compra um imóvel você já está ganhando, mesmo sem ter um inquilino. Esse fenômeno acontece pelo que já foi citado neste artigo, mais pessoas significa maior procura, porém, a quantidade de terrar disponíveis se mantém a mesma, só valorizando.

Ou seja, quando você compra um imóvel, já está lucrando graças a valorização do bem.

O segundo e mais claro modo de se lucrar é com o aluguel, essa rentabilização é mais lucrativa e agressiva, ou seja, vai ganhar mais e em menos tempo.

O único problema é que não é certeza que você vai possuir sempre alguém morando e pagando o aluguel.

Por este motivo, é um modo mais “arriscado” de se investir. Podendo ser facilmente contornado caso você possua um imóvel em um local de alta procura.

O que buscar em um bom imóvel

Para maximizar os seus lucros  você deve estar sempre atento a algumas especificidades do mercado de sua região e principalmente, compreenda alguns pilares do mercado imobiliário.

Entenda muito bem o ciclo de valorização de imóveis, eles vão te indicar o momento em que o mercado regional se encontra.

Entenda que funciona como um verdadeiro ciclo, onde há momentos de expansão e retração constantemente.

São quatro etapas que estão o tempo todo se revezando, as etapas cíclicas são:

  • Expansão;
  • Excesso de ofertas;
  • Recessão;
  • Recuperação.

Acontecem sempre nesta ordem e de recuperação retorna para expansão e inicia tudo novamente.

Esse ciclo não é bom nem ruim para um investidor, ao compreender como funciona  mercado imobiliário você vai conseguir manejar as ofertas de modo que lucre mais com as mesmas oportunidades.

Em outras palavras, busque comprar imóveis em momentos em que o mercado se encontra em excesso de ofertas ou recessão, somente assim, vai pagar menos, em um investimento que vai se valorizar posteriormente.

O trabalho do investidor é comprar em momentos de baixa e revender na expansão, lucrando assim ainda mais.

Outros pilares que devem ser analisados ao comprar um imóvel

O ciclo de valorização dita como está um conjunto habitacional, seja localização, bairro ou até mesmo uma cidade.

Ao avaliar o momento vai poder entender como a vizinhança está passando. Mas existem outras coisas que devem ser muito bem analisadas assim como as anteriores, porém, os próximos critérios dizem respeito aos detalhes do imóvel que vai investir no mercado.

  • Localização – Procure por investimento em locais que possuem alta procura, como perto de universidades, centro da cidade, locais nobres ou turísticos, ou que possua fácil acesso a locais-chave da cidade;
  • Propriedades do imóvel – É preciso conhecer o perfil de seu público alvo, se buscam uma residência calma e afastada, ou um local menor e prático, isso tudo deve ser definido por você e com base nisso escolher os locais que mais se adéquem as necessidades.

Respondendo à pergunta do início do artigo: sim, investir em um imóvel ainda é uma excelente forma de lucrar e investimento, principalmente se a compra for feita por parte de pessoas que compreendam os pilares já citados.