Loja virtual: Desafios de lojas online que impedem o crescimento do negócio

Diversos empreendedores, atraídos pelas oportunidades apresentadas pelo mundo virtual, sonham em ter um negócio de e-commerce de sucesso. Mas apesar dos inúmeros benefícios, vale lembrar que o mundo digital também apresenta alguns desafios.

No entanto, a loja online está aberta 24 horas por dia, permitindo que os clientes efetuem transações a qualquer momento, onde quer que estejam. 

Por outro lado, no entanto, os avanços tecnológicos exigem certos ajustes para o acesso adequado via smartphones. Temos um exemplo para ilustrar os principais desafios do e-commerce hoje.

Pelo menos começar a entender melhor essa e muitas outras necessidades desse mercado e aprender o que você deve fazer daqui para frente para superá-las? Dessa forma, veja mais ao decorrer da leitura e saiba melhor quais os desafios!

O desenvolvimento do comércio eletrônico no país

As operações de empresas em todo o mundo foram afetadas durante a pandemia. Em alguns setores, como o turismo, as vendas caíram. Em áreas como o e-commerce, no entanto, essa nova realidade provocou o contrário: um aumento significativo nas vendas.

De acordo com um levantamento da Nielsen, empresa especialista em análise de dados e informações, somente no primeiro semestre de 2021, o mercado de vendas online no Brasil atingiu 53,4 bilhões de reais, um aumento de 31% em relação a 2020.

Por exemplo, conforme mostrado no relatório NuvemCommerce 2021, a base de lojas Nuvemshop teve um aumento de 205% nas vendas.

Tudo isso mostra que o e-commerce continua batendo recordes ano após ano, e ainda há muito potencial de desenvolvimento. No entanto, é preciso estar atento às dificuldades que surgem para quem quer vender online.

Desafios principais para o setor

Ainda há vários pontos no e-commerce que podem ser considerados desafiadores. Falaremos sobre isso mais tarde.

Controle a logística reversa

Como mencionado anteriormente, uma das tarefas mais difíceis no e-commerce é a logística. Entre várias questões nesta área, podemos destacar a logística reversa. 

Este processo trata de devoluções e trocas de itens. Para funcionar sem problemas, é preciso coletar itens e definir novas etapas para novos produtos, estorno de pagamentos e chargeback.

Supere os problemas logísticos

O principal motivo das reclamações dos clientes está relacionado aos atrasos nas entregas. Para evitar isso, deve haver uma logística eficiente, que é uma tarefa complexa. 

As empresas sofrem com problemas de armazenamento, gerenciamento de estoque desatualizado e falta de comunicação com transportadoras e entregadores.

Para evitar grandes perdas nessa operação, é necessário formular uma política de devolução e troca. A política deve procurar cumprir a promessa aos consumidores sem sobrecarregar os empresários. Bons canais de atendimento ao cliente também ajudam a melhorar a comunicação e reduzir a frustração.

Superando os desafios fiscais

Outra questão para quem atua no setor é lidar com legislação e tributação. O comércio eletrônico está crescendo rapidamente, mas a lei não consegue acompanhar. Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas é a substituição tributária e o recolhimento pontual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

Isso afeta diretamente o preço dos itens e faz com que os comerciantes paguem impostos sobre os itens que ainda não foram vendidos.

Evite o abandono do carrinho

Com tantas ofertas e produtos diversos, os clientes chegam na sua loja virtual, escolhem o produto que precisam e abandonam a compra. 

Este é o famoso e terrível abandono do carrinho de compras. Alguns motivos podem dar a resposta para esse fenômeno, como altos custos de envio, muitas informações desnecessárias no momento do cadastro, longos prazos de entrega e má navegação do site.

Construir um bom relacionamento com os clientes

Para atrair clientes e retê-los como consumidores de sua loja, você precisa de um atendimento claro e objetivo e disposição para enfrentar os obstáculos. 

Este é um grande desafio para empreendedores virtuais, que muitas vezes não conseguem fornecer feedback rápido e humano e fornecer soluções para os problemas de seus clientes. A falta de preparo do vendedor mostra ao comprador que o comprador pode perder a confiança e desistir do negócio.

Monitore as principais métricas

Não adianta tentar fazer tudo da melhor forma possível e depois não verificar se o trabalho deu resultado. 

É fundamental monitorar as principais métricas do seu negócio, como taxas de conversão, tráfego do site, valor médio por pedido e muito mais. Sem esses dados, é impossível corrigir as deficiências encontradas nas operações e planejar o futuro do negócio.