Mule: o sapato perfeito para todas as ocasiões

Como surgiu? Como usar? Por que é cada vez mais procurado? Saiba tudo sobre este modelo de calçado coringa.

O mule é um sapato aberto, bem confortável, que deixa o calcanhar à mostra. De origem francesa, ele surgiu no século XVI. Quando foi criado, o modelo era exclusivo para os homens. Apenas no século seguinte a realeza passou a usar o modelo.

Com o passar do tempo, os mules evoluíram e ganharam laços em volta dos tornozelos para que a caminhada pelo palácio fosse confortável e o sapato não saísse dos pés. Ali surgiu então o que seria a primeira sapatilha. Nos anos 50, graças à Marilyn Monroe, o mule feminino fez um grande sucesso entre os calçados da época.

A história do mule

Nos anos 1990, o mule surgiu como um hit que conquistou o coração das mulheres, entretanto, eram modelos mais neutros, confeccionados em couro e nas cores marrom e preto.

Exatamente porque o normcore era o estilo que ditava a moda da década, com visuais minimalistas e práticos. Contudo, com o revival já há várias temporadas, o sapato mule cada vez mais tem se tornado o statement (informação de moda) no look feminino.

Inspirados no guarda-roupa masculino, os mules foram atualizados com detalhes ricos, como revestimento em veludo ou verniz, fivelas, efeito metalizado, pelúcia, etc. Tudo para elevar o nível do calçado e trazer mais feminilidade.

Por ser versátil, confortável, estiloso e sofisticado, o modelo pode compor looks de diferentes estilos e para diversas ocasiões, além de ser uma excelente opção para mulheres que prezam pela elegância.

Em quais ocasiões o mule pode ser usado?

O mule pode ser usado para compor diversos looks, desde os mais simples até os mais elaborados. Veja abaixo três sugestões de ocasiões e dicas para que você se inspire para criar seu visual.

Mule no trabalho

No office look, você pode misturar itens modernos com peças clássicas, como camisa de botões, colete de alfaiataria e blazer. Na parte de baixo, adicione uma calça jeans escura mais sóbria caso o dress code da empresa permita.

Nesse caso, o sapato mule arremata a composição com um toque de requinte e elegância, elevando o nível do visual.

No entanto, se o dress code do escritório seguir uma linha mais formal, você pode trocar a calça jeans por uma calça de alfaiataria e adicionar acessórios para tornar o outfit mais notável, mesmo com a formalidade.

Mule no dia a dia

A ideia da casualidade é transmitir conforto, praticidade e leveza. Com base nisso, para o dia a dia, aposte em um look simples, mas com um bom corte, e deixe o mule adicione a personalidade e o estilo.

Nesse caso, as cores neutras funcionam muito bem juntas: marrom e branco, preto e branco, azul marinho e preto, azul marinho e branco, marrom e preto, etc.

Você pode experimentar combinações de peças mais despojadas, como shorts de linho com suéter de lã ou calça pantacourt de malha, com uma camiseta mais básica de algodão.

Nos dias mais frios, escolha cardigans de lã com cores alegres, que trazem o aconchego e o conforto que o mood dia a dia pede, além de adicionarem ainda mais personalidade ao visual junto com o mule.

Mule em casamentos

Normalmente, casamentos são eventos mais formais e refinados, no entanto, isso não impede que você deixe os sapatos de salto de lado — sem perder a sofisticação, é claro. Por isso, aposte sem medo no sapato mule com um belo vestido longo, mas não um modelo qualquer.

Escolha um mule com strass, pedrarias, laço ou revestido de veludo. Candy colors, vermelho, bordô e até mesmo nuances mais delicadas, como a de pérola, também são ótimas opções.

Você pode combinar o mule com vestidos românticos, também em candy colors, com babados, laços, fenda, mangas bufantes ou outros detalhes que sejam capazes de trazer à tona toda a elegância que os looks de casamento devem ter.