Óleos essenciais: o mundo das fragrâncias na aromaterapia

Óleos essenciais: o mundo das fragrâncias na aromaterapia

Os óleos essenciais são agora conhecidos por muitos. Estes são os pequenos frascos com conteúdos intensamente perfumados, que são usados ​​principalmente como um difusor de fragrância ou para uma massagem de bem-estar.

A palavra “óleos essenciais”, que soa como bem-estar, também pode ser encontrada em muitos shampoos e sabonetes. Um termo que agora é usado inflacionalmente, infelizmente.

Porque a aromaterapia geralmente é algo completamente diferente do que é anunciado. Os óleos essenciais podem ser usados ​​de forma muito mais diversa no dia a dia, assim como os óleos graxos e hidrossóis, que também fazem parte dele.

O que exatamente é aromaterapia e de onde vêm os óleos essenciais?

A aromaterapia faz parte da fitoterapia. No passado, as plantas eram usadas de várias maneiras em todas as culturas para curar e aliviar doenças. Uma vez que apenas médicos e naturopatas têm permissão para fazer terapia, muitos profissionais de saúde e enfermagem usam os óleos essenciais sob o nome de aromatizantes.

Os mesmos óleos são usados, mas o método de aplicação e dosagem podem variar. O objetivo da medida não é terapia, mas sim alívio e apoio em caso de agravos à saúde. Muitas plantas formam óleos essenciais como um processo natural.

Na fábrica, eles assumem tarefas como proteção contra bactérias ou fungos, eles também atraem seus predadores ou insetos para polinização. Esses óleos naturais sentam-se nas flores, folhas, raízes, na madeira ou nas cascas dos frutos.

Portanto, são extratos vegetais de forma concentrada e, portanto, possuem uma fragrância intensa. Os óleos graxos são frequentemente obtidos a partir de grãos de várias frutas, o azeite é muito conhecido na cozinha.

Por que e como funcionam os óleos essenciais?

Óleos essenciais obtidos por destilação a vapor contêm muitos ingredientes diferentes (como monoterpenos, sesquiterpenos, óxidos, ésteres e outros). Esse processo de extração também produz água vegetal, também conhecida como hidrolato.

O óleo essencial tem maior concentração de ingredientes do que o hidrolato, que tem um efeito um pouco mais suave. No entanto, os ingredientes podem ser comprovados e agora são cada vez mais pesquisados ​​cientificamente.

O cheiro dos óleos essenciais afeta nosso olfato diretamente em nosso centro emocional no cérebro, serotonina e endorfinas são liberadas. Você pode trazer de volta memórias em uma fração de segundo. Com um óleo gordo, por exemplo. 

Óleo de amêndoa, misturado, os óleos essenciais são absorvidos pela pele e afetam todo o corpo. No caso de vários sintomas, os óleos podem apoiar positivamente os poderes de autocura do corpo.

Devido aos seus diferentes ingredientes, os óleos são usados ​​na aromaterapia e no cuidado do aroma para problemas físicos e mentais. Porque, dependendo do óleo, eles têm um efeito calmante, expectorante, analgésico e analgésico, promoção do sono, promoção da concentração ou fortalecimento do sistema imunológico.

O que faz um bom óleo, como posso reconhecê-lo?

Como os óleos essenciais e graxos são produtos naturais, o rendimento do óleo depende de fatores ambientais climáticos a cada ano. Cada planta também produz diferentes quantidades de óleo essencial, portanto, diferentes quantidades de material vegetal são necessárias. 

Então, por exemplo, no caso das rosas, 5.000 kg de flores, 1 litro de óleo, 80 kg de erva hortelã rende 1 litro de óleo essencial. Em um bom óleo, os ingredientes não são alterados ou ajustados.

Óleos essenciais 100% naturais de empresas confiáveis são sempre usados ​​para cuidar dos aromas. Porque, infelizmente, também existem muitos óleos naturais idênticos ou sintéticos que não têm nada a ver com os óleos essenciais originais.

Você deve sempre encontrar as seguintes informações no rótulo:

  • Nome botânico;
  • Número do lote;
  • País de origem do óleo;
  • Capacidade (5 ml ou 10 ml são comuns);
  • Parte da planta usada (por exemplo, tigela);
  • Tipo de cultivo (por exemplo, cultivo convencional);
  • Porcentagem para óleos diluídos (por exemplo, jasmim 4%);
  • Processo de extração e possivelmente solventes (por exemplo, prensagem a frio).

O que devo prestar atenção ao usá-lo?

A dosagem de 0,5–3% não deve ser excedida. É aconselhado cautela geralmente com asmáticos, epilépticos, mulheres grávidas, bebês e crianças pequenas. Também não é aconselhável tomá-lo internamente.

Existem alguns óleos com ingredientes muito poderosos que são conhecidos como “óleos de terapeuta”. Eles são destinados ao profissional. Mas, como há uma variedade de óleos essenciais, há pelo menos o dobro de óleos inofensivos que podem ser usados.

Quais são as aplicações possíveis?

1. Banho completo

Misture 4 a 7 gotas com 1 colher de sopa de emulsificante, como mel, leite, sal.

2. Banhos parciais

3 gotas com um emulsificante como mel, leite e sal são suficientes.

3. Massagens

Até 20 gotas por 100 ml de óleo de amêndoa gorduroso e ligeiramente quente.

4. Peeling de mãos/pés

Misture 5 colheres de sopa de açúcar com 2 a 3 gotas de óleo essencial.

5. Máscara facial

Misture 3 colheres de sopa de terra de cura com 2 a 5 gotas de óleo essencial e água.

6. Pacote de cheiros

1 a 2 gotas em um lenço.

7. Lâmpada de fragrância

5 a 10 gotas por 1 a 2 horas, depois uma pausa.

8. Sabonete

20 a 25 gotas de óleos essenciais são adicionadas a 200 ml de sabonete neutro.

9. Pós-barba

Adicione até 5 gotas de óleo essenciais a 100 ml de hidrólise de rosa.

Quais óleos são adequados para iniciantes?

Os cuidados com os aromas ou os cosméticos naturais não precisam ser caros, pelo contrário: são bastante baratos. Porque os óleos graxos são muito produtivos para o cuidado da pele e os óleos essenciais são dosados ​​em pequenas quantidades e, portanto, duram para muitas aplicações.

Tendo como base um óleo graxo de amêndoa e jojoba, além de bergamota, caju, lavanda fina, tangerina vermelha, laranja e abeto de prata, você tem uma gama boa e pequena para muitas ocasiões.

Um óleo maravilhoso, mas a rosa é muito cara. Mas devido ao seu efeito especial, é simplesmente um prazer cheirar. Aqui estão algumas ideias perfumadas:

1. Para começar de manhã

Capim-limão, hortelã-pimenta, hortelã- pimenta, limão;

2. Quando preocupado e de mau humor

Madeira de linalol, laranja, rosa gerânio, tonka.

3. Para mais coragem e confiança

Toranja completa, baunilha, cedro.

4. Para pessoas inquietas e nervosas

Lavanda fina, ylang-ylang completo, cedro.

5. Para insônia

Bergamota, lavanda fina, tangerina vermelha, pinheiro-manso.

O cuidado do aroma e a aromaterapia são um campo amplo no qual se pode aprender coisas novas constantemente. Porque há muito a se considerar e ao mesmo tempo tantas possibilidades de trabalhar com as essências vegetais.