Plano de Comunicação: entenda o que é e como criar um para a sua empresa

O Plano de Comunicação é uma espécie de roteiro a ser seguido. Neste, princípios relativos à comunicação com o público são bem esclarecidos e, além disso, ele assegura, também, uma ordem de tarefas que guia todos os envolvidos no empreendimento.
Apesar de parecer simples, mantê-lo valorável e em boa qualidade é difícil. Seja para vender uma conexão para mangueira de irrigação ou um simples lanche no fast-food, o número de informações sufoca o tempo de conhecê-las.
A comunicação, na verdade, é a grande arma de companhias que realmente obtêm sucesso, sobretudo aquelas que conseguem se adequar perfeitamente às novas exigências das gerações de hoje.
E é justamente esse tipo de coisa que faz toda a diferença na atuação no mercado.
Além disso, a abordagem comunicativa sempre estará por trás do sucesso dos mais numerosos empreendimentos, pois até mesmo uma janela persiana pvc, para ser vendida, necessita de um bom plano que vise a comunicação como elemento primordial.
É por esse motivo que, neste texto, o plano de comunicação será abordado como tema. Isso a fim de que se possa esmiuçar o seu conceito e a importância que ele tem às empresas dos mais diversos segmentos do atual mercado.
Para que até mesmo uma fita amarela na coleira possa ser vendida com a aplicação dessa estratégia, o texto também mostrará o que precisa se fazer presente em um bom plano comunicativo, bem como os passos necessários para criar um plano do zero.
Afinal, em que consiste um Plano de Comunicação?
O plano de comunicação é uma série de planejamentos, postos em um papel ou em um documento, no formato de um projeto, que tem o intuito de concentrar os esforços de comunicação dentro de uma companhia, empresa ou corporação.
O documento possui como principais aspectos a melhoria dos métodos de transmissão das mensagens, a orientação dos melhores canais de transmissão e também a verificação do perfil de cada nicho de público.
Além do mais, o plano comunicativo ainda é incumbido a organizar a periodicidade de cada contato com o público.
Assim sendo, o plano de comunicação elenca as metas específicas, o tipo de mensagem, a metodologia de abordagem, as modalidades de avaliação dos conteúdos, além de diversos outros assuntos fundamentais para uma transmissão de informações útil e precisa.
Por meio disso, o plano auxilia a definição de quais são as formas de comunicação dentro da companhia, assim como os meios usados para atingir resultados satisfatórios, mesmo que se trate, por exemplo, de uma simples comunicação de um serviço de semi reboque.
O plano comunicativo também é responsável pela definição de uma imagem da companhia perante o restante da comunidade ou perante o mercado.
Isso significa dizer que grande parte das assessorias são direcionadas pelos documentos, de forma bastante especial quando necessitam repassar uma mensagem à mídia ou desenvolver alguma tática de divulgação.
Dessa forma, ao montar uma peça de anúncio para ser exposta em uma feira corporativa, por exemplo, os organizadores precisam levar em consideração os pontos destacados no plano de comunicação.
Isso é fundamental para a montagem de uma estrutura que assume a identidade visual e que repassa os valores que a empresa faz questão de defender e representar.
Por esta razão, o projeto é utilizado por todos os setores da companhia, e não apenas pela equipe de comunicação.
Outro ponto fundamental está ligado à atualização. Enganam-se aqueles que acreditam que o plano de comunicação é fixo e não sofre mudanças.
Muito pelo contrário, ele pode ser modificado à medida em que os novos objetivos e anseios forem surgindo, ou mesmo pode haver uma modificação do público.
Por esse motivo, é fundamental fazer a consulta do que fazer dentro do plano de comunicação sempre que for preciso e, caso seja necessário, propor alterações nas estratégias de vendas, ainda que sejam para comercializar uma caldeiraria inox.
Qual a importância dele para as empresas?
Quem atua com vendas conhece a importância que o diálogo e o marketing têm para que se possa alcançar os bons resultados.
Até porque é por meio de práticas dessas áreas que um negócio digital consegue atingir os consumidores e, sobretudo, concretizar grandes vendas.
Mas o conceito é bem mais amplo que isso e desempenha um papel fundamental em uma companhia. Na realidade, a estratégia é capaz de direcionar as iniciativas como um todo, dando direcionamento aos recursos de maneira eficiente.
Com isso, também se torna possível desenvolver uma visão analítica a respeito do que já foi feito e o que ainda está por vir, mesmo que a expectativa seja tão somente dobrar a venda de cocção cozinha industrial.
Desse modo, o plano de comunicação assegura que as estratégias estipuladas para a corporação vão seguir a mesma linha de raciocínio, ou seja, ações alinhadas a um objetivo principal.
O que precisa estar contido nele?
Para que um fluxo de comunicação funcione e cumpra aquilo que é esperado dele, é preciso, antes de tudo, que as pessoas por trás da montagem de uma campanha compreendam que um plano comunicativo tem as suas especificações.
Do contrário, nem mesmo uma mangueira de irrigação 1 polegada pode ser vendida efetivamente. Se, por exemplo, a campanha começar falando de uma coisa e terminar em um ponto totalmente diferente.
Nesse caso, aqueles que entraram em uma corporação cujo plano de comunicação não lhes diz respeito, sairão ao se aperceberem “enganados”: o plano estipulado não corresponde às ações seguidas.
Por isso, e para que haja um padrão simples para organizar as ideias, é necessário pensar que, em um plano de comunicação, é necessário que esteja presente:
- Intenção;
- Público-alvo;
- Conteúdo;
- Tática;
- Avaliação.
Os métodos e os processos aos quais a companhia recorre devem estar alinhados às intenções dela.
Esses processos são importantes para que se entenda, exatamente, qual é o objetivo por trás da construção de um plano de comunicação.
Sendo dessa forma, é importante dedicar um tempo para refletir acerca disso, se houver o julgamento apontando como necessário.
O fundamental aqui é entender cada processo e aspecto do plano de comunicação para que não seja feito nada sem que se tenha uma boa base.
Como criar um Plano de Comunicação?
Para início de conversa, é preciso entender a posição da empresa no mercado. E para que a companhia atinja o objetivo que deseja, é necessário que haja um grande entendimento acerca de onde ela está no momento, bem como da posição ocupada no mercado.
Conhecer isso é importante para que ela não trace metas irreais e não se perca em iniciativas que não vão conduzir o negócio a lugar algum.
Ninguém deseja perder tempo nem recursos financeiros ao longo de todo esse processo. E é justamente por essa razão que o cuidado se faz necessário.
Dessa forma, é preciso fazer uma boa análise acerca da situação atual do negócio em questão. Algo que pode auxiliar nesse sentido é o preenchimento do Canvas da empresa.
Além disso, é preciso definir objetivos e metas reais, os quais devem corresponder às necessidades da corporação. Como já foi possível ver, a definição do objetivo é fundamental para uma boa tática de comunicação.
Assim, não se deve deixar de gastar determinada quantidade de tempo dedicando-se a isso. A mesma coisa vale em relação às metas, uma vez que são elas que vão auxiliar o alcance do objetivo desejado.
É normal que muitos gestores sintam dificuldade nesse âmbito, principalmente pelo fato de que o desenvolvimento de metas exige muita atenção e organização, uma vez que o dia a dia no trabalho é bastante corrido.
Por último, mas não menos importante, é necessário conhecer e segmentar o público-alvo, pois para desenvolver uma grande tática de comunicação, será necessário conhecer profundamente o público.
Quando se fala nisso, é provável que se vá muito além do conceito de público-alvo já comumente conhecido.
A verdade é que a grande necessidade do momento é conhecer aquilo que se entende por persona, isto é, um tipo de cliente ideal, fictício, mas com características reais. O tipo exato de consumidor que desejaria comprar da empresa, tão logo a oferta surgisse na vitrine.
Considerações finais
Até mesmo para vender uma pingadeira de concreto para muro faz-se necessário um pouco de conhecimento de comunicação e muito da aplicação das principais armas do processo comunicativo.
Dessa forma, é possível entender que, por meio da compreensão do conceito, da importância, do conteúdo e do processo criativo de um plano comunicativo, desfrutar grandes vantagens por meio da adoção desse método não é difícil, mas viável e rentável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.