Pontos turísticos em Vitória para você visitar

A capital capixaba é famosa por sua diversidade de lugares e atividades para os turistas, conheça os principais deles a seguir.

O Brasil é um país internacionalmente conhecido por oferecer inúmeros lugares atrativos para turistas. Alguns dos mais famosos estão nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Pernambuco.

Outro estado belíssimo e que muitas vezes passa despercebido — não só para turistas internacionais, mas também nacionais — é o Espírito Santo. Dono de um litoral belíssimo, com água cristalina e mar revolto, esse estado é conhecido por ter uma das iguarias mais conhecidas do país: a moqueca capixaba.

Considerada uma das capitais com melhor qualidade de vida, Vitória é uma cidade repleta de lugares bonitos e diversos. Por isso, antes de comprar a sua passagem na Águia Branca para conhecer ou voltar para a capital capixaba, veja alguns pontos turísticos imperdíveis para visitar!

Ilha das Caieiras

Esse é um bairro que se tornou super conhecido por ser a casa das “desfiadeiras” de siri. Localizado à beira de um rio, esse bairro é considerado um dos redutos gastronômicos e boêmios de Vitória, sendo ainda mais visitado nos fins de semana.

A Ilha das Caieiras fica mais afastada do centro de Vitória, por isso, é recomendado ficar atento sobre os horários do transporte público. Também é possível alugar um carro para se deslocar até lá. A ideia é se deliciar com a culinária capixaba, curtindo uma bela vista em contato com a natureza e a simplicidade.

Bem perto desse bairro existe o Parque Pedra da Cebola, que sedia uma bela área verde, com campos de grama para que as pessoas pratiquem esportes ou apenas curtam o visual com amigos. Esse ponto turístico é ótimo para quem viaja com crianças.

Praias

Por ser uma cidade litorânea, Vitória também possui diversas praias para quem curte tomar um sol e curtir o mar. Uma delas é Camburi, bastante extensa, ótima para quem gosta de praticar atividades físicas como correr. Essa praia é mais indicada para quem gosta de tranquilidade e não prioriza uma praia repleta de comércios.

Quem gosta de praia mais agitada e repleta de bares e restaurantes pode ir à Curva da Jurema. Ela é ótima para quem gosta de sair à noite para comer algo gostoso, curtir uma música e caminhar no calçadão.

Centro histórico

Todo grande centro urbano possui um centro histórico: São Paulo, Salvador, Florianópolis, Rio de Janeiro, João Pessoa… e com Vitória não é diferente. O centro histórico dessa cidade é repleto de pontos turísticos que ficam muito próximos entre si, podendo ser visitados a pé.

Um deles é a escadaria Maria Ortiz, considerada a principal conexão entre a cidade baixa e a cidade alta de Vitória. Na parte mais alta desta escadaria, é possível tirar fotos lindas, já que esse lugar possui uma visão panorâmica impressionante.

Documentos apontam que Maria Ortiz morava em um sobrado no final da ladeira onde fica essa escadaria (chamada à época de Ladeira do Pelourinho). No século 17, piratas holandeses atacaram Vitória na tentativa de dominar a cidade e tentaram chegar justamente por essa ladeira.

Maria Ortiz então organizou a resistência a esses ataques, se unindo a outros moradores locais para arremessar diversos tipos de material para impedir a chegada dos piratas até a parte mais alta da cidade. A vitória transformou Maria Ortiz em uma heroína capixaba e o seu nome batizou a ladeira em 1889, quando ela foi transformada em escadaria.

Catedral, teatro e convento

Outro ponto a ser visitado no centro histórico é a bela Catedral de Vitória, que apresente um estilo neogótico e vitrais detalhados.

Na região há também o Palácio Anchieta, que pode ser visitado diariamente e gratuitamente, a cada trinta minutos. Neste palácio, funcionou um antigo colégio jesuíta. Ao longo dos anos, o segundo andar deste palácio foi adaptado para sediar a sede administrativa do governo do Espírito Santo.

Outro monumento religioso que pode ser visitado é o convento de São Francisco, considerado por muitos historiadores como a segunda construção mais antiga pertencente a essa ordem religiosa no Brasil.

Ainda, os turistas também podem conhecer o Teatro Carlos Gomes, que sedia espetáculos com ingressos a preços populares, o que é ótimo para quem deseja conhecer a vida cultural do lugar visitado.

Um lembrete importante antes de visitar o centro histórico é verificar quais atrações estão abertas para visitação — se algum monumento histórico estiver sob reforma, não é possível visitá-lo.