Quais os tipos de recepcionista que podem ser selecionadas para o mercado de trabalho

Quais os tipos de recepcionista que podem ser selecionadas para o mercado de trabalho

Como escolher os melhores profissionais para sua empresa? Se a sua ideia é trabalhar como recepcionista, o indicado é sempre encontrar a pessoa com as habilidades certas para a função. Afinal, este é o seu cartão de visita, correto?

Recepcionistas são responsáveis ​​por atender clientes, profissionais e fornecedores. Os recepcionistas terão a responsabilidade de ajudar em todos os problemas que possam acontecer, como restabelecer o estoque e agendar compromissos.

Se você tiver alguma dúvida sobre a profissão, continue neste artigo e veja mais sobre essa profissão, além de todas as habilidades comportamentais e técnicas da área.

Se você deseja ter sucesso na área e busca por capacitação, indicamos que você se inscreva em um bom Curso de Recepcionista. O curso vai lhe dar experiência se você ainda não trabalhou na área.

1. Habilidades comportamentais e técnicas

Compreender as habilidades comportamentais e técnicas é um excelente ponto de partida para saber escolher qual será o recepcionista ideal para a sua empresa.

Mas, como defini-lo? Antes disso, é muito importante compreender e saber diferenciar entre as habilidades comportamentais das técnicas.

As atitudes e os hábitos referem-se à forma como um determinado profissional vai se comportar dentro da sociedade em que vive.

As características que se enquadram dentro desse conceito são flexibilidade, capacidade de decisão, planejamento, proatividade, criatividade, etc.

As habilidades são aprendidas em Cursos de Recepcionistas, workshop, universidades, livros, etc.

Algumas técnicas que esse profissional deve ter são:digitação, habilidades de atendimento ao cliente, conhecimento de Excel e Word, etc.

Idealmente, quando uma oportunidade de contratação se apresentar, você passará tempo avaliando os candidatos e determinando quais habilidades comportamentais e técnicas os profissionais precisam.

Esta recomendação é uma boa implementação das atividades diárias. Portanto, busque entender qual será o tipo de atuação do recepcionista dentro da empresa.

2. Encontre empresas qualificadas para recrutamento

Após identificar as competências com base na função que será desempenhada, o indicado é procurar por uma empresa qualificada com o objetivo de saber executar o processo de recrutamento.

  • Anunciar vagas;
  • Selecione Retomar;
  • Entrevistas comportamentais;
  • Avaliação do perfil.

Confirme o valor da remuneração da vaga, que beneficia a carga horária e a carga horária que a recepcionista da clínica receberá, antes de iniciar a divulgação.

Então você já tem o que é preciso para encontrar o seu profissional ideal. Na fase de divulgação, de acordo com as vagas, é divulgado no canal mais adequado.

Os candidatos então se inscrevem e a fase de triagem começa. Entre eles, são pré-selecionados os currículos de candidatos com experiência técnica compatível.

Além disso, avalie onde mora o potencial recepcionista para ver se ele tem fácil acesso ao local de trabalho. Entrevistas comportamentais com os profissionais é altamente indicado para a seleção.

É importante sempre validar as habilidades que são comportamentais, avaliar a experiência e realizar sempre o mapeamento de perfis.

Para realizar a última etapa, é indicado usar testes psicológicos. Eles podem ser aplicados por profissionais da área ou usando software de mapeamento de perfis. Dessa forma, você conhece a melhor recepcionista para sua clínica.

3. Seja transparente com os candidatos

Após selecionar os perfis potenciais para as vagas, os recrutadores encaminham os candidatos pré-aprovados para entrevistas técnicas. Este é o momento de avaliar o conhecimento, sempre com base no perfil solicitado.

Durante as entrevistas, busque sempre ser o mais transparente possível com os candidatos. Seja sempre realista e fale sobre os principais desafios dentro da profissão e das funções que serão exercidas, o perfil do cliente, a necessidade de horas extras em determinado período e as possíveis especificidades da clínica.

Isso dá ao candidato uma descrição realista da empresa que ele deseja trabalhar. Além disso, você poderá saber se um candidato possui as habilidades básicas para ser membro de sua equipe.

4. Avalie a experiência do candidato durante a entrevista

É importante verificar a experiência profissional de potenciais recepcionistas durante a entrevista. Uma possibilidade é realizar essa etapa previamente com o recrutador que escolhe o perfil.

De qualquer forma, o responsável pelo recrutamento deve entender como foram realizadas as suas atividades do último trabalho, entender qual é o tipo de comunicação com os clientes e também verificar se ele tem conhecimento específico da ferramenta.

É importante sempre entender como são as suas atividades diárias. Isso é fundamental para ser capaz de identificar e se relacionar com o ambiente de sua clínica. Dessa forma, você sabe se um candidato é um bom ajuste para a posição.

5. Escolha o candidato que melhor se adapta ao perfil da sua clínica

Concluídas todas as entrevistas, é chegada a hora de selecionar o candidato que melhor corresponde ao perfil solicitado. Avalie as habilidades comportamentais e as técnicas de cada indivíduo.

Nesse ponto, seja sábio e identifique alguém que compartilhe os mesmos valores da empresa.

Procure também uma recepcionista que esteja apta a lidar com os clientes e demonstrar que atende às suas expectativas. Portanto, você alcançará bons resultados em sua vida diária.

6. Treine seus novos funcionários

Uma vez selecionado o perfil ideal, o candidato passará pelo processo de assinatura de contrato.

No primeiro dia em que os novos recepcionistas, reserve um tempo para apresentá-los à empresa e para a equipe.

Informe à nova recepcionista todos os dados de acesso ao computador e ao sistema, as senhas dos dispositivos utilizados e o número de chamadas importantes.

Explique onde os itens são armazenados e como funciona a clínica, horários e detalhes importantes. Lembre-se de fornecer o treinamento ao Curso de Recepcionista se for necessário. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.