Qual é o tecido utilizado para fazer guarda-chuva?

O guarda-chuva é um utensílio muito útil, ele está presente quase que diariamente em nossas vidas, nos dias de chuva é difícil andar pelas ruas sem ver alguém usando um guarda-chuva.

Mas você de onde ele veio? O guarda-chuva surgiu na China, e se espalhou para outros países, tudo isso graças à Rota da Seda. 

Primeiramente eles foram levados para o Japão, Coreia e Persa. Depois chegou ao Egito, Antiga Grécia, Império Assírio e também ao Império Romano.

Em todos esses locais citados, ele foi utilizado como guarda-sol e em cada uma dessas regiões foi criado costume em torno dele.

Então vimos que esse item de tecido impermeável, é muito importante em nossas desde muito tempo atrás. E continua sendo até hoje, aqui neste artigo vamos te mostrar tudo sobre o guarda-chuva, acompanhe.

Qual material é fabricado o guarda-chuva?

A sombrinha, popularmente conhecida, é muito usada para se proteger tanto da chuva, como do sol. 

Que é formado por um aramado, sustentado por uma haste, suportando um tecido que é normalmente feito de material de plástico. O tecido é do Nylon.

Quando foi inventado o guarda-chuva?

Embora a origem do guarda-chuva ainda seja meio incerta, ele é uma invenção muito antiga. O que se sabe é que já lá no século XII, o utensílio já era utilizado pelos chineses.

Um pouco depois os Assírios, egípcios, persas e Romanos, começaram a usar, na tentativa de fazer uma combinação que ficasse elegante. 

O que é guarda-chuva invertido?

Nada mais é que um modelo de guarda-chuva que se abre de maneira invertida, ou seja, ao contrário dos guarda-chuvas convencionais. Ele é um modelo que acompanha os tempos de modernidade.

Esse modelo também é ótimo para sair do carro quando estiver chovendo, e também evita que você se molhe inteira na ora de fechar, causando algum tipo de desconforto. 

Saiba qual a diferença entre guarda-chuva e sombrinha

Como o próprio nome já diz, sombrinha seria para ser usada de dia, para se proteger do sol quente. E os guarda-chuvas, seriam para se proteger da chuva.

Mas a diferença realmente é que os guarda-chuvas são unisex, e as sombunhas são femininas, isso porque as sombrinhas são geralmente fabricadas com tecidos estampados, o que faz com que elas sejam femininas. 

Essa diferença vem de antigamente onde onde havia poucas opções de tecidos impermeáveis para a fabricação das sombrinhas, então eram usados com as estampas que tinham.

Então os guarda-chuvas passaram a ser obrigatoriamente sem estampas, para que ficassem unisex e os homens passaram a poder usar. 

Saiba quem inventou o guarda-chuva invertido

Pensando o quão útil é esse objeto, a empresa alemã Suprella desenvolveu um guarda-chuva que abrisse de maneira invertida, isso facilita o manuseio do mesmo. 

Quais são os tipos de guarda-chuva?

Atualmente sabemos que existem diversos tipos de guarda-chuva, para atender qualquer tipo de necessidade. Tem desde os mais grandes até os mais pequenos. Agora vamos citar alguns desses modelos e veja qual é o melhor para você.

  • Guarda-chuva convencional preto;
  • Guarda-chuva transparente;
  • Guarda-chuva que abre invertido;
  • Sombrinhas estampadas;
  • Sobrinhas com estampas infantis.

Entre outros modelos, que já existem no mercado, até mesmo modelos com o pegador diferente. Tem de todos os tamanhos para todos os gostos.

Saiba qual a haste que é melhor, madeira ou alumínio?

Os dois materiais são bons, isso não influencia na durabilidade do produto. Para que você saiba a qualidade do produto, você precisa analisar ele de uma forma geral. 

A diferença entre as hastes de alumínio ou de madeira, está no peso, pois os que são fabricados com alumínio costumam ser mais leves, compactos e maleáveis.

Já os de madeira não permitem essa malemolência, e também são mais pesados, podendo cansar seu braço por mais tempo. 

Como preservar o guarda-chuva?

Antes de guardar o seu guarda-chuva você deve certificar que o mesmo está seco, você nunca deve guardar ele molhado. E deve tomar muito cuidado na hora de guardar para não entortar a haste. 

Seguindo essas orientações, você pode fazer seu guarda-chuva durar muito mais tempo.

Cuidados ao andar na chuva com raios

As chuvas hoje em dia estão cada vez mais fortes e com muitos raios, e todos nós sabemos que os alumínios são condutores de eletricidade, e a maioria dos guarda-chuvas e sombrinhas são feitas deste material.

Por isso você deve ter muito cuidado ao sair na chuva com raios, pois pode ter chance de ser atingido por algum raio.

A chance disso acontecer com guarda-chuva com haste de madeira é menor, porém não está descartada.

Por isso tome muito cuidado e quando for pego desprevenido na rua o melhor a se fazer é procurar um lugar seguro para abrigar até que a chuva melhore um pouco e seja seguro sair. 

Agora que você já sabe tudo sobre guarda-chuvas e sombrinhas, fica mais fácil escolher um para você e conservar ele da maneira correta.