Receita de brownie de chocolate

Aprenda o passo a passo para fazer essa deliciosa sobremesa dos Estados Unidos.

Quem diria que um bolo de chocolate sem fermento se tornaria um doce tão gostoso? Pois, é exatamente essa a proposta do brownie, essa sobremesa de origem estadunidense que consiste em um bolo que leva uma barra de chocolate em sua composição, nozes na massa e é de um tom marrom escuro — como o próprio nome diz.

Apesar de vir dos Estados Unidos, o brownie foi rápido em conquistar o coração dos brasileiros, que logo procuraram maneiras de misturá-lo com outros doces que são amados por aqui: brownie coberto com brigadeiro, com beijinho, cheio de morangos ou doce de leite são apenas algumas das opções que se encontra em docerias e confeitarias por aí.

Agora, você vai aprender a fazer seu próprio brownie de chocolate caseiro para poder comer sempre que quiser. Vamos lá!

Antes, algumas dicas

Existem alguns passos que devem ser seguidos para se ter um brownie perfeito.

O primeiro é o equilíbrio: se possível, pese os ingredientes em uma balança. Apesar de ser relativamente fácil de preparar, a massa do brownie tem algumas particularidades que influenciam no resultado. Por exemplo, uma quantidade menor do que o indicado de açúcar pode interferir na formação daquela casquinha deliciosa que cobre o doce.

O segundo é utilizar ingredientes de qualidade. Compre uma barra de chocolate boa e prefira usar manteiga em vez de margarina se você puder. Busque ovos frescos e não deixe de escolher um bom chocolate em pó no mercado: é ele que dará a cor amarronzada ao brownie.

Por fim, tenha em mente que o que garante a maciez do brownie é a quantidade de ovos e de farinha usados somados ao tempo e à temperatura correta do forno. Tempo de menos pode deixar a massa crua, enquanto tempo demais faz com que ele passe totalmente do ponto, se tornando um bolo de chocolate que não cresceu em vez de um brownie.

A textura do brownie pode ser de duas maneiras: o fudgy, que é mais cremoso e denso, ou o cakey, mais aerado e seco. Para ter um brownie fudgy, o segredo é usar mais ovos. Para ter o cakey, mais farinha.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos à receita de brownie — aqui, temos a receita do brownie fudgy, o mais popular entre os brasileiros!

Ingredientes

  • 300g ou 1 ½ xícara de chocolate meio amargo;
  • 110g ou ½ xícara de açúcar mascavo;
  • 150g ou 1 ¼ de xícara de farinha de trigo;
  • 270g ou 1 ½ xícara de açúcar cristal;
  • 220g ou 1 xícara de manteiga sem sal;
  • 14g ou 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 10g ou 2 colheres de chá de essência de baunilha;
  • Uma pitada de sal;
  • 5 ovos;
  • 220g ou 1 xícara de nozes (opcional).

Essa receita rende 1 kg de brownie, ou seja, 10 pedaços de 100g, ideal para 10 pessoas.

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180 °C e unte a forma que será usada com manteiga e cacau em pó. De preferência uma forma retangular de alumínio.
  2. Peneire a farinha e o cacau em pó juntos. Reserve.
  3. Derreta o chocolate e a manteiga até que a mistura se torne homogênea.
  4. Adicione a essência de baunilha, o açúcar e a pitada de sal nessa mistura e mexa bem.
  5. Um a um, adicione os ovos e misture. Lembre-se de quebrá-los em uma tigela separada antes, evitando assim que você perca a receita caso algum dos ovos esteja estragado.
  6. Adicione o cacau e a farinha à mistura de açúcar, chocolate, sal, ovos, manteiga e baunilha. Mexa com cuidado, para manter o ar na massa.
  7. Caso você tenha escolhido colocar nozes, adicione-as na massa e mexa levemente até elas serem cobertas pelo brownie.
  8. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar a 180 °C.
  9. O brownie demora entre 35 e 40 minutos para assar. Para verificar que ele está no ponto certo, fure a massa com uma faca ou um palito de dente. É esperado que ele saia ainda com resíduos, já que o ponto da massa é úmido. Caso a faca ou o palito de dente saiam limpos, o brownie passou do ponto; se saírem com muitos resíduos ou com a massa ainda líquida, ele deve ficar mais no forno.
  10.  Retire do forno, espere amornar e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Dica: sorvete, chantilly, frutas, doce de leite ou brigadeiro funcionam bem com o brownie.