Retail design: como criar uma experiência única na sua loja?

O conceito veio para transformar os ambientes físicos de lojas do varejo; oferecer uma experiência única é um passo importante para atrair e fidelizar clientes.

A competitividade entre o online e offline cresceu durante a pandemia. Antes, as lojas físicas já estavam buscando alternativas para atrair clientes para dentro dos seus espaços. O que era apenas uma preocupação se tornou uma necessidade urgente.

Muito além de saber onde encontrar tudo para seu negócio, é fundamental estabelecer estratégias de atração, captação e fidelização de clientes. E é justamente nessa perspectiva que surge o retail design.

O que é retail design?

O conceito, traduzido livremente como “design de varejo”, é uma estratégia voltada para a elaboração de projetos de design em espaços comerciais.

O foco do retail design é transformar espaços interiores de espaços físicos que vendem produtos e serviços.

Um projeto pensado com o propósito de transmitir uma mensagem faz com que o consumidor se conecte com o espaço e se apaixone pela marca, motivando a comprar os produtos comercializados no espaço.

Essa visão se contrapõe à composição das lojas tradicionais, já que objetiva oferecer experiências únicas e inesquecíveis.

Qual é a importância do retail design?

O retail design contribui para a atração de novos clientes e a fidelização de consumidores da carteira, além de melhorar o relacionamento com a marca.

Muito embora as lojas online estejam em franca expansão, principalmente após o surgimento da pandemia de Covid-19, as lojas físicas ainda são importantes para as marcas. Não é por acaso que muitas marcas investem nas duas modalidades como forma de atingir públicos com diferentes interesses.

O retail design permite à loja física ir muito além de uma vitrine atraente, promovendo a criação de um ambiente que engaje o cliente com a marca.

Quais são os principais aspectos do retail design?

O conceito aborda várias etapas: análise da marca e do seu conceito, do perfil dos clientes, do produto/serviço oferecido, entre outros. O foco está em criar um ambiente que proporcione ao consumidor uma experiência única de conexão com a marca.

Por meio dele, os profissionais especializados nas estratégias criam conceitos de organização do espaço, incluindo, entre outros, adaptação de fachadas, vitrines, iluminação, mobiliário, música e até mesmo aromas da loja.

Qual é a relação entre retail design e branding?

O retail design não está relacionado apenas ao branding, mas também ao visual merchandising. Antes de entender essa relação, é fundamental conhecer melhor estes dois conceitos:

  • branding: estratégia de gestão de marca que tem o objetivo de tornar uma marca mais conhecida entre o seu público e dentro do seu mercado de atuação.
  • visual merchandising: ações utilizadas pelo varejo a fim de destacar e otimizar a apresentação dos produtos/serviços em uma loja física.

Conhecendo esses conceitos fica mais fácil entender porque o retail design está relacionado ao branding e ao visual merchandising.

No caso do branding, o vínculo está na conexão entre o espaço físico (arquitetura e decoração) com o conceito e estratégia da marca.

Já no caso do visual merchandising, a relação é de complementação, já que o retail design trabalha na fase de planejamento, concepção e execução, somando assim ao visual.

Como criar uma experiência única na sua loja?

Conhecer o conceito e entender a importância do retail design é o primeiro passo. Além disso, o empresário deve pensar em como colocar em prática todo esse conhecimento.

A dica é começar fazendo uma análise da própria marca, entendendo o tipo de mensagem que deseja transmitir e definindo o perfil do seu público. Depois, é preciso buscar referências no mercado e entender os anseios e expectativas do seu público.

Por fim, com todas essas informações em mãos, o passo seguinte consiste na busca por profissionais de retail design. Eles têm condições de ajudar a organizar as ideias coletadas, buscar novas referências (caso necessário), elaborar o projeto e colocar todas as ideias no papel.

Com organização, pesquisa, planejamento e suporte especializado é possível transformar o espaço físico da sua loja e criar uma nova forma de comunicação com o seu público.