Tudo que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Muitas pessoas sonham em empreender, mas abrir uma empresa é uma tarefa que exige muito mais do que ter uma boa ideia e recursos para começar. É necessário, por exemplo, ter visão de negócio, saber como tomar decisões e ter jogo de cintura para conciliar a vida profissional com a pessoal.

Abrir uma empresa exige muito disciplina e racionalidade, além de capacidade de se adaptar a diferentes situações e exigências do mercado. Esta é uma rotina muito desafiadora, mas que pode trazer boas vantagens no que diz respeito à qualidade de vida. Descubra a seguir algumas coisas que você precisa saber antes de decidir abrir um negócio próprio:

5 coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa

A rotina pode se tornar muito estressante

Muitas pessoas pensam em abrir uma empresa com a intenção de se livrar do chefe e, assim, ter uma rotina mais tranquila. Porém, isso normalmente não se mostra uma realidade, já que o “chefe” passa a ser o próprio cliente. Além disso, pode haver dias com ampla demanda de trabalho, sem horário para acabar.

Entenda os riscos financeiros envolvidos

Ao abrir uma empresa, a lucratividade é incerta, especialmente nos primeiros meses. É importante avaliar antecipadamente os riscos financeiros do negócio e não criar expectativas elevadas em relação ao retorno do dinheiro investido.

Seu estilo de vida sofrerá mudanças

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a vida do empreendedor não é simples e menos trabalhosa. A rotina de gestão, na verdade, pode ser ainda mais intensa do que a de um empregado, e envolve muitas ações e decisões. Embora seja possível incluir mais flexibilidade aos horários de trabalho, isso também pode ser negativo: caso necessário, é você que precisa virar a noite trabalhando para solucionar um problema em sua empresa.

Tenha um diferencial

Em todas as áreas de serviço e atuação, o mercado é muito dinâmico e concorrido. Isso significa que abrir uma empresa igual a todas as outras não fará com que seu projeto se destaque entre os demais. Por isso, uma das principais dicas para quem deseja empreender é levantar questões como:

  • O que sua empresa oferecerá de diferente?
  • Quais são seus diferenciais competitivos?
  • O que mais chama a atenção no serviço prestado por sua empresa?
  • Como você deseja ser visto pelo mercado?
  • O que faz o consumidor procurar sua empresa?

Conte com apoio especializado sempre que necessário

Se você decidiu oferecer um determinado produto ou serviço, o ideal é que você seja especialista naquilo. Isso significa que seu conhecimento certamente será insuficiente em outras áreas de atuação. Em vez de tentar fazer tudo, o ideal é procurar por especialistas nas áreas que você precisa melhorar.

Caso você precise de orientação específica a respeito de direitos trabalhistas, por exemplo, o ideal é procurar um escritório de advocacia para receber orientação a respeito do assunto. Se sua empresa precisa de divulgação na internet, é recomendado contratar uma empresa especializada em mídias digitais.

Uma empresa que segue todos os padrões estabelecidos pela legislação brasileira tem grandes vantagens frente à concorrência, pois o risco de ter problemas fiscais ou empecilhos bancários é bem menor.

Uma empresa correta sempre terá a possibilidade de receber algum incentivo fiscal ou a liberação de financiamentos bancários quando necessário.