Quais as vantagens de comprar moto elétrica?

Quais as vantagens de comprar moto elétrica? Conheça os motivos que têm atraído cada vez mais entusiastas de veículos sobre duas rodas a comprarem motocicletas movidas à eletricidade.

As motocicletas elétricas estão se tornando as mais cobiçadas do mercado, e isso está acontecendo mais cedo do que pensamos, devido aos benefícios do veículo que podem superar quaisquer adversidades, como por exemplo, alto preço de compra, tempo de carregamento e autonomia da bateria.

Várias empresas, sejam concessionárias que comercializam veículos tradicionais ou as especializadas em motos elétricas, estão apostando em um vantajoso número de vendas de motos elétricas no mercado.

Os preços de compra cairão rapidamente à medida que mais veículos começarem a serem divulgados no mercado, além disso, a tecnologia desse tipo de veículo resolverá problemas de alcance e tempos de carregamento. De fato, o alcance agora é de mais de 300 km e os tempos de carregamento são de até 30 minutos para 80% da capacidade, dependendo do modelo e versão da moto elétrica.

Vantagens de comprar moto elétrica

A seguir, selecionamos algumas das principais vantagens de comprar scooter elétrica/moto elétrica:

Potência e torque

Um dos detalhes mais importante para os pilotos é que as motocicletas elétricas são rápidas, assim como os modelos tradicionais movidos a combustão. 

Os veículos elétricos detêm o recorde de subida de montanha de Pikes Peak para carros e motocicletas. Um motor elétrico tem 100% de torque instantâneo, o que significa aceleração rápida.

A única desvantagem é que a entrega de potência é tão linear que não há sensação de “surto” que muitos pilotos experimentam em motores convencionais movidos a combustível.

Contribui para preservação do Meio Ambiente

Claro, motos elétricas não soltam fumaça e não usam combustível não renovável limitado. Os modelos de motos e scooters elétricas são particularmente úteis em passeios urbanos porque não expelem fumaça no ar da cidade.

No entanto, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são uma “faca de dois gumes”. Algumas pessoas argumentam que a construção de veículos elétricos consome mais recursos e outras apontam para o uso de eletricidade de uma fonte “suja” e não renovável.

No entanto, os métodos de produção estão melhorando, as baterias estão se tornando recicláveis ​​e existem muitas fontes de energia renovável, incluindo carregar sua bicicleta com energia solar em sua casa.

Moto silenciosa

Enquanto a maioria dos motociclistas adora o barulho de um cano de escapamento, há aqueles que não são fãs de veículos barulhentos, além disso, muitos membros da comunidade simplesmente acham motos barulhentas irritantes.

A maioria das motocicletas elétricas é silenciosa, ou seja, tão quietas que alguns dizem que são um pouco perigosos porque as pessoas não podem ouvi-las chegando.

No entanto, fabricantes como a Harley-Davidson estão fazendo algo sobre o som adicionando ruído artificialmente. No caso do conceito Harley-Davidson LiveWire, é como um som de turbina derivado do encontro das engrenagens.

A moto elétrica é mais leve

O desenvolvimento de motocicletas elétricas está levando engenheiros e cientistas a experimentar novos materiais leves e designs aerodinâmicos. Essas novas tecnologias também fluirão para motocicletas convencionais.

Melhor alcance 

De fato, trafegar pela cidade aumenta o alcance de uma motocicleta elétrica porque recarrega a bateria por meio da frenagem regenerativa, o que é perfeito para quem deseja utilizar esse veículo em trajetos diários para o trabalho ou faculdade, por exemplo. 

Veículo mais econômico

Embora uma das principais desvantagens de uma motocicleta elétrica seja o alto preço de compra, com o tempo você economiza muito dinheiro, dependendo da fonte de eletricidade e dos custos.

Alguns dizem que uma viagem semanal pode custar menos do que o valor gasto para encher um tanque de combustível. Além da economia de “combustível”, alguns governos têm programas especiais de incentivo ao preço de compra, impostos ou outras taxas.

Baixa necessidade de manutenção

As motos elétricas não têm filtros de ar, óleo, velas de ignição, correias dentadas e algumas nem sequer têm embreagem ou caixa de velocidades.

Portanto, há muito pouco para verificar, substituir ou manter, exceto pneus, pastilhas de freio e fluido hidráulico de freio. E até as pastilhas de freio duram mais porque o motor elétrico pode fazer muita frenagem.

Além de economizar seu tempo, também economiza dinheiro em combustíveis, reparos e manutenção.

Motos elétricas são mais confortáveis

Esta é obviamente uma questão de preferência pessoal, mas muitos condutores dizem que as motocicletas elétricas são mais confortáveis ​​​​de várias maneiras.

Elas não vibram tanto como as tradicionais, o que significa que sua moto não treme enquanto anda ou para em um sinal vermelho. Claro, muitos motores a combustão têm contrabalanceados agora para tentar reduzir as vibrações, mas isso é apenas semelhante a um “band-aid”. Por que adicionar complexidade mecânica (e mais pontos de falha/manutenção) quando você pode simplesmente remover todas as vibrações para um passeio mais confortável?

Você também não precisa se preocupar em se queimar em um coletor de escape quente. 

As motocicletas elétricas também são mais confortáveis ​​para andar no trânsito e outros cenários urbanos. Sem embreagem ou marchas para se preocupar, você pode aproveitar o passeio em vez de apertar e trocar a cada três segundos.

Vale a pena comprar moto elétrica?

Apesar de o preço da moto elétrica parecer bem mais caro a princípio, seus benefícios justificam o mesmo, além disso, ao longo do tempo a economia que o veículo irá proporcionar será muito vantajosa. 

No entanto, assim como qualquer veículo, para definir se a compra vale à pena é preciso analisar suas reais necessidades de locomoção de acordo com o uso do mesmo. É importante realizar pesquisas de mercado para verificar os modelos e versões disponíveis, qual delas seria melhor para suas condições de uso, tipo de bateria utilizada, entre outras informações sobre as especificações do veículo, além da garantia oferecida pelo fabricante. 

Para o uso direto na cidade, a moto elétrica é uma ótima opção, principalmente na realização de trajetos diários para o trabalho, por exemplo. Inclusive, há modelos de moto elétrica que possuem compartimento para duas baterias, assim, se alguma delas descarregar, você terá outra reserva.