Veja 6 trilhas para praticar motocross em São Paulo

Adrenalina, lama e muita aventura nos principais caminhos off-road do estado.

São Paulo é um dos estados mais importantes para o motocross brasileiro, seja por seu relevo repleto de montanhas, vales e serras ou por suas centenas de cidades que valem a visita. Independentemente do motivo, o destino promete diversão garantida em meio à mata e trilhas para a prática do esporte.

Porém, antes mesmo de se jogar em mais uma aventura, é preciso que você tenha todos os equipamentos de segurança para curtir ao máximo a ocasião. Portanto, lembre-se de verificar os seus produtos para motocross e renovar o estoque do que estiver em falta.

Depois, é só partir para um passeio de tirar o fôlego no estado de São Paulo, com direito a vistas incríveis e muita adrenalina. Confira, abaixo, as 6 trilhas que você precisa incluir no seu roteiro de aventuras.

Serra do Japi – Jundiaí

Feriados prolongados, fins de semana ou férias são as épocas mais interessantes para se aventurar na Serra do Japi, em Jundiaí, interior de São Paulo. Isso porque o local conta com trilhas de motocross e caminhada, proporcionando uma experiência conectada à natureza.

O destino é composto por diversas montanhas, chegando a uma extensão de 354 km² de área, sendo que 37 km de percurso são designados para a trilha de motocross.

A Serra do Japi é considerada de nível fácil e reserva uma agradável surpresa no meio do caminho: uma cachoeira onde os pilotos podem se refrescar e renovar as energias para seguir viagem.

Guararema

Importante polo do motociclismo brasileiro, Guararema, a cerca de 80 km de São Paulo, é um dos picos favoritos dos amantes das duas rodas. O local abriga dezenas de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, alinhando adrenalina e aventura em um mesmo destino.

Na cidade é possível, inclusive, fazer trilhas guiadas e conhecer um pouco mais sobre a história da região. Não deixe de conferir os trajetos mais famosos de Guararema, como a trilha da Marluce, da Severa, do Diego, da Márcia, entre tantas outras.

Cajamar

Cajamar também é um importante destino para os amantes do mundo off-road. O local reserva diversos passeios de ecoturismo, com o objetivo de valorizar e apresentar a região aos visitantes.

E as trilhas de motocross não poderiam ficar de fora da lista de espetáculos, podendo ser encontradas nos mais variados níveis. Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o famoso “Vô das Trilhas”, uma das principais figuras do esporte e responsável por algumas das trilhas mais desafiadoras de Cajamar.

Trilha do Serrotinho – Campos do Jordão

Troncos, pedras, atoleiros e muitos obstáculos fazem parte da Trilha do Serrotinho, na aconchegante Campos do Jordão. Indicado para pilotos mais experientes, o trajeto é considerado de nível difícil devido à variação do terreno.

Por isso, é fundamental ter sangue frio e calcular rapidamente as melhores alternativas para passar com a sua moto, caso contrário, é possível que você pare pelo caminho.

Pedra da Macela – Cunha

Localizada na Serra do Mar, exatamente na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, a Trilha da Pedra da Macela reserva uma das vistas mais bonitas do estado. Mas para chegar ao ponto mais alto, é preciso enfrentar 4 km de muito barro e subida, além dos obstáculos do trajeto.

Depois, basta caminhar mais 2 km para vislumbrar um cenário espetacular, com vista para Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis. A dica é se jogar na aventura em um dia ensolarado para que você consiga enxergar completamente a paisagem.

Trilha do Bonete – Ilhabela

Agora, se o seu objetivo é fazer trilha e curtir um dia de sol em uma praia paulista, nada melhor que conhecer a Trilha do Bonete, em Ilhabela. O trajeto reserva algumas surpresas e dificuldades, portanto, é preciso ser um piloto experiente para chegar ao destino final.

A trilha, praticamente deserta e paradisíaca, dá acesso a uma reservada e aconchegante vila de pescadores. Então, se você gosta de aventura, é só se jogar em um passeio cheio de adrenalina e com destino a um verdadeiro cartão postal do litoral de São Paulo.

Atenção aos equipamentos

Praticar motocross nas trilhas de São Paulo é um dos passeios mais divertidos para os amantes das duas rodas. A dica é manter sempre a revisão da sua moto em dia, utilizar todos os equipamentos de segurança e, de preferência, fazer a trilha na companhia de outra pessoa.

Assim, você aproveita ao máximo a sua aventura, com toda a proteção necessária para curtir cada quilômetro do trajeto.