3 Canais do Youtube para aprender yoga

O yoga é uma prática que vem cada vez mais se tornando frequente em muitos lugares, incluindo em nosso país. A quantidade de pessoas que praticam esses exercícios a fim de se alongarem e alcançarem um maior bem estar, aumentou significativamente. 

No entanto, engana-se quem pensa que o yoga consiste em fazer exercícios somente para alongar e relaxar o corpo. Ele vai muito além do relaxamento, e inclui até mesmo movimentos de torção que exigem posturas mais complexas. 

O objetivo dessa prática é, além do alongamento e relaxamento, unir corpo, mente e espírito, fazendo com que as pessoas busquem sua conexão interna, retomando sua verdadeira essência.

Significado do Yoga 

A palavra yoga é originada do sânscrito, língua que era usada antigamente na Índia e no Nepal e significa unir, integrar. Logo, faz total sentido o objetivo do yoga ser unir corpo, mente e espírito, visando chegar no estado mais elevado da nossa existência, proporcionando o equilíbrio do ser. 

Além disso, é notório que, ao começar com as práticas de yoga, o ser humano passa a fazer diversas descobertas, sobre si e sobre o mundo à sua volta e como lidar com os acontecimentos do dia a dia. 

Segundo especialistas da área, existem 8 passos que devem ser seguidos para atingir os objetivos que o yoga quer propor. Esses passos são:

  • Yama, são os valores éticos e sociais que devem ser adotados;
  • Niyama, são as práticas que alcançam o estado de purificação;
  • Asana, são as posturas que o indivíduo deve adotar;
  • Pranayama, é o método para conseguir conectar o nosso corpo a nossa mente;
  • Pratyahara, técnica para conseguir controlar os sentidos;
  • Dharana, estado onde o indivíduo deve buscar concentração;
  • Dhyana, estado de concentração para a mente;
  • Samadhi, estado mais profundo da meditação

Assim, ao começar as práticas de yoga, é fundamental que o indivíduo busque conhecimento acerca dessas fases, assim, irá desenvolver melhor os exercícios, atingindo os objetivos do yoga.  

Como praticar yoga?

A prática de yoga requer atenção e cuidado, para isso, é indicado que o indivíduo procure por profissionais que possam orientá-lo, auxiliando na maneira correta de fazer determinados movimentos e posições. 

No entanto, para aqueles que desejam começar a realizar as práticas sem precisar sair de casa, basta que, em primeiro lugar, não tenham preguiça de começar e, em segundo lugar, fiquem atentos a algumas dicas para melhor desenvolver as atividades e exercícios relacionados a tal prática. 

Separamos algumas dessas dicas para facilitar sua prática, confira:

Crie um ritual 

Estabeleça um horário, no qual, todo dia, você irá dedicar parte de seu tempo às práticas de yoga. Dessa forma, ao se comprometer com as práticas, o aluno irá cada vez mais desenvolver exercícios sem muita dificuldade. 

Atente-se a postura

Como mencionado acima, o mais indicado no caso das práticas de yoga é procurar por profissionais que possam atuar te auxiliando e, principalmente, auxiliando a sua postura. Além disso, caso você pratique os exercícios de maneira errada, sem postura, sairá prejudicado quanto a sua saúde física. 

Esteja disposto

No momento da prática, é fundamental estar totalmente entregue, de corpo leve e sem outras coisas passando pela cabeça. Isso fará com que você desenvolva de maneira mais certeira os movimentos e exercícios, além disso, estará de fato aberto para unir corpo, mente e espírito. 

Atente-se a seus limites

Fique atento aos limites estabelecidos pelo seu corpo e saiba respeitá-los. O yoga é um momento de conexão consigo mesmo, então o indivíduo não deve se preocupar somente com os exercícios e movimentos. 

Vestimenta 

Para realizar as práticas de maneira correta, é necessária uma vestimenta confortável, que não aperte e não cause desconforto, chamamos de roupa yoga

Canais do Youtube para aprender yoga 

Para aqueles que desejam aprender mais sobre as práticas do yoga mas, sem sair de casa, existem canais no Youtube que podem atuar auxiliando nesse processo. No entanto, a dica de atentar-se a postura deve ser redobrada nesse caso. 

Separamos alguns, dos principais canais do Youtube para aprender yoga, confira abaixo:

  • Fernanda Yoga;
  • Pri Leite Yoga;
  • Yoga Mudra Raissa Zoccal.

Esses são alguns dos canais de Yoga mais conhecidos e acessados, contam com profissionais qualificados, que te ensinam a praticar yoga de maneira simples e sem precisar sair de casa. No entanto, existem diversos outros canais que podem te ajudar no yoga, basta pesquisar qual o que te agrada mais. 

Benefícios do Yoga 

Além de beneficiar e equilibrar a mente e o corpo, o yoga conta com diversos outros benefícios. Confira alguns deles:

  • Alívio do estresse;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhora na concentração;
  • Desenvolvimento de flexibilidade;
  • Melhora na qualidade do sono; 
  • Traz foco e calma para o cérebro;
  • Melhora no condicionamento físico;
  • Controle da pressão e dos batimentos;

Logo, tendo em vista os benefícios que o yoga pode proporcionar a seu corpo, mente e espírito, investir nessa prática é vantajoso e mudará sua vida de maneira positiva.