4 Dicas para criar orçamentos rápidos

Seja em churrasco de famílias ou naqueles papos de bar com os amigos, é bem possível que você já tenha ouvido alguém dizendo que iria abrir uma empresa e ficaria rico. Essa pessoa geralmente manda essa pérola tendo consigo apenas uma ideia e um sonho repleto de ilusões, mas dificilmente ele tem um plano desenvolvido a longo prazo.

Isso significa que essa pessoa não faz ideia muitas vezes de como fazer o imposto de renda, de como fazer uma campanha de marketing, e nem nunca aprendeu um DRE como fazer.

Não é à toa que as pequenas empresas têm a maior taxa de mortalidade dentre todos os negócios. Muitas pessoas não têm em mente que começar seu próprio negócio não é apenas colocar em prática algum suposto “plano genial”. 

Se você vai começar tudo sozinho, só ser criativo não o bastante  É preciso saber lidar com a parte burocrática da coisa, do contrário seus dias de empresário já começam contados.

E hoje estamos aqui para falar especificamente de uma das coisas mais trabalhosas, mas também mais importantes que um chefe precisa saber fazer para garantir que o dinheiro continue entrando no caixa da empresa: estamos falando dos orçamentos.

Todo dono de empresa precisa obrigatoriamente saber fazer um orçamento, e sabemos que não é um trabalho fácil, já que existem muitas variáveis nisso. Um orçamento tem que ser preciso em suas informações e ao mesmo tempo precisa ser feito de forma veloz para que ninguém fique esperando.

Mas então qual a melhor forma de reunir essas duas coisas em um único orçamento? Como fazer para que você consiga de forma precisa, fazer um orçamento bem escrito, sem erros, e de forma veloz? 

Hoje vamos falar disso, e te dar as melhores dicas.

Entenda o cliente

Precisamos sempre ter em mente que cada cliente é de uma forma, e por mais que você possa ter uma maneira padrão de mandar o seu orçamento, é sempre importante saber a melhor forma possível de se conectar com aquele cliente especificamente.

Uma das grandes virtudes de um bom negociador é saber se comunicar com pessoas diferentes, e nesse caso esse talento pode vir a ser útil. E a melhor forma de ter a comunicação mais clara e produtiva possível com alguém na hora de passar um orçamento é conhecendo bem essa pessoa ou empresa, assim você vai conseguir criar o seu orçamento mais rapidamente.

Mais rapidez e mais eficiência de uma vez só na hora de bolar o orçamento daquele trabalho, tornando sua vida bem mais fácil.

Conheça bem o que é necessário para seu projeto

Outra coisa muito importante é você entender muito bem do que está falando na hora de fazer seu orçamento. É muito importante que você leve em consideração o que é necessário para fazer aquele projeto, já alguém vai bancar ele.

Caso você se precipite na hora de montar o projeto e acabe pedindo recursos de menos, vai se criar um grande contratempo, e por esse motivo você terá que escrever um novo orçamento avisando que você errou no interior.

Não só isso é um gasto de tempo como também pode acabar sendo um pouco embaraçoso, e lidar com clientes pode ser complicado, com esse erro não passando em branco, e ele podendo não só desistir do projeto como também não recomendar seu trabalho futuramente por considerá-lo confuso.

Seja claro

Outra coisa que pode fazer um orçamento voltar e te forçar a reescrever é a falta de clareza. Existem pessoas que têm algum tipo de vergonha de deixar claro suas exigências ou de se impor, e acabam dando voltas na hora de afirmar seus valores e exigências no orçamento, e isso pode fazer com que quem recebe fique um pouco confuso.

Isso muitas vezes faz um orçamento voltar por falta de clareza, e a longo prazo isso faz com que as pessoas percam a confiança no seu serviço.

Então você não só não pode ter qualquer tipo de receio de deixar claro o que você sente que precisa, como você também tem que ser muito claro em tudo o que fala ali.

Seja honesto

E por fim, temos que colocar honestidade como um fator importante para tornar o seu orçamento melhor e mais rápido. Muitas pessoas acabam exagerando na hora de definir prazos ou mesmo na hora de definir valores.

Você precisa ser honesto sobre o tempo necessário para cumprir um trabalho estabelecido, já que o tempo que levaria para o projeto ser concluído é algo que também consta em orçamentos. Também é necessário ser honesto quanto aos valores, do contrário você vai ter problemas e pode ser que precise reescrever orçamentos, o que vai tomar tempo.

Em resumo, saber como elaborar um orçamento é fundamental para o futuro da sua empresa. Só assim você vai conseguir ter um bom diálogo com seus clientes e vai conseguir trazer pessoas para consumirem o que você faz.

Só não se esqueça de estudar bastante sobre como fazer isso para que não existam imprevistos que façam com que a produção do seu orçamento seja lenta demais.