4 funções mais utilizadas no Excel que podem facilitar a sua vida

Facilitar processos dentro de uma empresa é um assunto cada vez mais pautado, afinal o velho ditado tempo é dinheiro nunca foi mais real. Ter facilidade e praticidade ao realizar tarefas do dia-a-dia empresarial é algo necessário para que haja uma rotina produtiva dentro do trabalho. Há muitas ferramentas que podem ajudar profissionais das mais diversas áreas a se organizar, fazer cálculos e decidir metas, além de organizar uma agenda e analisar dados de forma prática. Uma dessas ferramentas é o Excel e, apesar de não ter absolutamente tudo necessário para a gestão prática de um negócio, ele é um dos melhores programas já criados para essa função de organização e análise de dados.

Dentro do pacote Office é possível encontrar esse programa junto de outros vários programas ou softwares desenvolvidos pela Microsoft que tornam o trabalho em empresas e até mesmo trabalhos escolares ou pessoais em algo mais fácil. Dentro do pacote, é possível achar o Excel, o Microsoft Word, PowerPoint, Outlook e Access. Sua desenvolvedora é a Microsoft e, em alguns casos, o pacote inclui também o Microsoft Publisher e o Skype for Business. Todos esses programas são essenciais de existirem nos computadores de um escritório, sendo que eles foram feitos pensando exatamente nisso.

Cada programa possui sua própria função no pacote Office, todos sendo úteis para diversas atividades no espaço de trabalho em um escritório. O Word, por exemplo, pode criar textos e permite que o usuário edite eles como bem quiser, adicionando imagens, edição das fontes, tamanho de letra, margens e possuindo até mesmo templates de cores diferentes já prontos para utilizar. O PowerPoint é outro exemplo perfeito para empresas: um programa que produz apresentações com slides que permite adicionar elementos, texto, imagens, vídeos e mais.

Mas e o Excel? Normalmente, muitas pessoas consideram ele o software mais complicado do pacote Office. Por isso, é essencial entender como aprender sobre ele pode ajudar a facilitar a vida de uma pessoa dentro do seu trabalho, especialmente para quem lida com dados.

O que é o Excel?

O Excel é um programa parte do pacote Office da Microsoft, criado em 1985, sendo desenvolvido e idealizado pelo próprio Bill Gates. Excel nasceu como um criador e editor de planilhas com diversas ferramentas. A função do Excel, é organizar e formatar folhas de cálculo, com fórmulas matemáticas, trazendo informatização para a organização de dados, que antes era feita de forma manual em papéis, pastas e gaveteiros. O Excel possui diversas ferramentas que tornam a organização mais fácil.

Por meio desse software, é possível ter uma planilha com gráficos, organizar dados por colunas e linhas, gerar códigos de identificação, produzir fórmulas automatizadas e, em geral, poupar o tempo de uma pessoa tornando o trabalho em algo um pouco mais automático. O Excel não é usado apenas de forma empresarial, muitas pessoas usam ele para organizar suas finanças, horários da escola e trabalhos para entregar.

Quem precisa usar o Excel no dia-a-dia?

A resposta poderia ser todo mundo, já que a organização de dados não se limita apenas para quem é um analista de dados, administrador, gestor ou contador, para quem também é um estudante e precisa organizar seus horários e trabalhos ou até quem precisa apenas organizar e planejar suas finanças pode utilizar o Excel para essa função. O ideal é que uma empresa invista em treinamentos Business Intelligence para que seus colaboradores possuam as habilidades necessárias para usar o Excel profissionalmente.

Quais as funções mais utilizadas no Excel que podem facilitar a sua vida e melhorar a gestão de um negócio?

Existem quatro funções que é necessário citar quando o assunto é as mais importantes para tornar a análise de dados e organização de dados algo mais fácil e produtivo. Entre essas funções, o Excel deve oferecer o seguinte para um negócio:

  • SOMA, sendo essa uma forma de somar uma série de células com valores numéricos na mesma coluna, linha e até em posições aleatórias;
  • A função PROCV é uma função de pesquisa e referência do Microsoft Excel, por meio dela o usuário busca uma coluna em específico, um argumento, e então pode retornar um valor associado a ele;
  • A função data e hora são funções que tornam fácil a adição das datas na planilha, por meio dela é possível analisar horas extras e pagamentos de funcionários e muito mais;
  • Por fim, a função CONT.SE é uma função essencial para fazer uma busca naquele determinado intervalo por células que respeitem ou contenham este critério e ainda conta o número dessas ocorrências na planilha para análise.

Sendo assim, profissionais gestores, contadores, administradores e analistas de dados, por exemplo, devem sempre utilizar o Excel e tomar vantagem de todas essas funções que tornam as atividades do dia mais produtivas e práticas de se fazer.