5 quituterias que você precisa conhecer

Os pratos imperdíveis ficam ainda mais especiais nesses lugares. Confira!

A palavra quitute pode até ser estranha nas primeiras vezes que é ouvida, mas é certeza que todo mundo que a ouve gosta muito de seu significado: quitutes são aquelas comidas e iguarias apetitosas, deliciosas, que geralmente são típicas de uma cultura.

Feitos em cozinhas e panelas especiais para seus cozinheiros e servidos de uma maneira única e especial que é inesquecível para quem come, não é difícil encontrar quitutes pelo Brasil e muito menos quituterias, tradicionais ou não, onde experimentá-los.

Saiba agora quais são as 5 quituterias que você não pode deixar de conhecer para provar as melhores iguarias e guloseimas quando estiver viajando pelo Brasil.

Casa Godinho

No centro de São Paulo, em plena Rua Líbero Badaró, uma quituteria com mais de 100 anos de idade aguarda seus clientes, pronta para servir as melhores empadas, bolos, mousses e até mesmo iguarias com bacalhau.

Declarada patrimônio imaterial da cidade de São Paulo em 2013, a Casa Godinho (muitas vezes chamada de Mercearia Godinho), além de possuir as melhores empadas da cidade de São Paulo, também possui uma decoração de época que vai agradar qualquer um que goste de história: seu piso, suas prateleiras e até mesmo sua balança datam da inauguração do local, em 1888.

Endereço: R. Líbero Badaró, 340 – Centro Histórico de São Paulo – São Paulo, SP

Cafélier do Carmo

Quem vive em Salvador ou está de passagem pela capital baiana precisa visitar o Cafélier do Carmo. Decorada com objetos vintage e rústicos e contando com uma vista incrível para a Baía de Todos os Santos, essa cafeteria é uma das queridinhas de quem curte visitar locais para tomar um bom café.

Além de oferecer um ótimo café e bebidas quentes e frias, o Cafélier também oferece aperitivos, como coxinhas e quibes, e sobremesas para quem não perde a oportunidade de comer um doce. Ainda, o local é incrível para tirar belas fotos e ver as novidades do mundo da arte, já que conta com uma galeria de arte em seu interior.

Endereço: R. do Carmo, 50 – Santo Antônio Além do Carmo – Salvador, Bahia

Café Cultura

O Café Cultura existe desde 2004 e é especializado em cafés de variados tipos, feitos para agradar todos os tipos de paladar dos clientes. O mais legal da rede é que todo o processo, desde o momento do plantio até a torra do café, é feito por eles, garantindo um sabor especial exclusivo à bebida. Além disso, quitutes para acompanhar o café são servidos nas lojas da rede.

O Café Cultura é uma rede de cafeterias que, apesar de ter começado em Santa Catarina, já se espalha pelo sul do Brasil.

Pateo do Collegio

Mais uma localizada em São Paulo, o Pateo do Collegio não é apenas uma quituteria: lá também está localizado o Museu Anchieta e a Igreja São José de Anchieta. Por isso, esse é o passeio perfeito para quem quer comer bem e aprender mais sobre a história brasileira: o Pateo do Collegio foi o local onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo.

Lá também está o Café do Pateo, que conta com um cardápio cheio de receitas históricas e criadas pelos padres que já passaram pelo local. Entre as iguarias, está um pão cuja receita data de mais de 460 anos atrás.

Endereço: ​​Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Ponto Chic

Com mais de 90 anos de existência, o Ponto Chic já foi ponto de encontro para artistas, estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e até mesmo políticos.

É lá que também é vendido o que é considerado o “melhor bauru da cidade de São Paulo”. O famoso lanche no tradicional restaurante é uma refeição imperdível para qualquer um que esteja na capital paulista.

Endereço: Largo do Paissandu, 27 – Centro Histórico de São Paulo – São Paulo, SP