6 Atividades ao ar livre para as mamães praticarem com as crianças

Durante o desenvolvimento e crescimento de uma criança, seja ela em seus primeiros estágios ou já se tornando um pré-adolescente, é preciso que os pais estejam sempre junto dos filhos para influenciarem as crianças a fazer as coisas corretas.

Sendo assim, as mamães precisam se atentar no estímulo para as crianças começarem ou continuarem a praticar as atividades físicas, se alimentar bem e fazer um aprendizado contínuo por conta dos benefícios que essas atividades trazem, além da oportunidade de se desenvolver melhor através delas.

Por meio de estudos, é possível ver que as atividades físicas são responsáveis por uma coordenação motora melhor de crianças entre 1 e 5 anos de idade, especialmente quando os pais investem em ensinar esportes como natação, futebol e outras atividades que podem influenciar o equilíbrio, a flexibilidade e a independência.

Durante essa época da vida, o mais importante é treinar o andar e a coordenação motora para que, ao atingir 6 anos de idade, a criança já tenha um bom desenvolvimento.

A partir dos 6 aos 11 anos de idade, é quando a criança já começa a ficar muito mais curiosa com o mundo ao seu redor, fora de sua casa, já que o esperado é que esses pequenos tenham já interagido com o mundo fora das relações parentais e familiares.

Sendo assim, a partir dessa idade o ideal é começar a praticar as atividades ao ar livre que misturam esportes e lazer, mantendo a atenção da criança, ensinando o bem estar e oferecendo desafios para o pequeno.

Sendo assim, mamães e também pais precisam saber quais as principais ações para aplicar atividades ao ar livre em família ao dia-a-dia.

Essa é uma forma de se aproximar, socializar e ensinar que uma rotina saudável é muito importante para a criança.

Quais as melhores atividades ao ar livre para as mamães praticarem com as crianças? 

Existem seis atividades ao ar livre que devem ser mencionadas quando os pais buscam uma forma de mostrar como as atividades físicas, o lazer e os esportes são importantes para a vida da criança.

Uma criança, a partir de seus 6 anos, com certeza já vai entrar em seu estágio mais energético da vida, sempre buscando novos desafios, algo novo para fazer e algo novo para conhecer.

Sendo assim, as atividades abaixo pensam exatamente na mistura entre esporte e lazer para prender a atenção dos pequenos.

Sair para passear

Pode ser algo básico e muito fácil, porém sair para passear, fazer caminhadas ao redor do bairro, em um parque ou ao redor de um lago, por exemplo, é uma forma de se exercitar e também mostrar mais do mundo para a criança.

O ideal é variar o passeio de acordo com a idade da criança e seus interesses. Hoje em dia, especialmente para quem vive em grandes cidades, é preciso tentar desafiar o costume de andar de carro e mostrar para os filhos que caminhar é tão importante quanto o transporte habitual.

Natação

A natação, mesmo para crianças de 3 anos até 5 anos, é essencial para ensinar a coordenação e ainda aplicar melhora em suas habilidades de nado.

Nadar, mesmo que com pouco talento para isso, é essencial para a sobrevivência de qualquer ser humano. Portanto, ensinar essa prática desde cedo pode ajudar no desenvolvimento e na segurança da criança no futuro.

Bicicleta

Comprar uma bicicleta em uma Loja Infantil Online e investir em praticar o andar todos os dias pode se tornar uma rotina não apenas saudável, mas também que ensina a criança a ter um meio de transporte próprio no futuro.

A bicicleta favorece a respiração e promove uma incrível força nas pernas. Portanto, um passeio ou até três por semana pode mudar completamente a rotina do pequeno.

Esportes como aprendizado

Futebol, vôlei e outros são esportes que podem ensinar várias coisas para a criança, como a corrida, a coordenação, a atenção, as regras e mais. Além disso, podem ser divertidos e benéficos para a saúde.

Yoga

A yoga pode ser praticada por pessoas de diversas idades, porém é mais recomendável para crianças entre 10 e 11 anos ou pré-adolescentes.

Ela é uma atividade benéfica para a mente e o corpo e ajuda a acalmar os nervos, que muitas vezes estão à flor da pele nessa idade.

Atividades aleatórias

Atividades aleatórias em grupo, como brincadeiras que envolvem as atividades físicas como brincar de esconde-esconde e dançar e copiar coreografias de clipes de músicas que as crianças gostam, são algumas ideias básicas para os pais aplicarem as atividades físicas por meio de ações divertidas e que oferecem lazer e ainda socialização entre filhos, pais e irmãos.

Assim, uma criança pode saber desde cedo a importância de se movimentar, cuidar de seu corpo e sempre ter uma rotina saudável.