Confira como combinar as cores de paredes e móveis

Círculo cromático oferece diversas opções para criar composições harmoniosas sem dificuldades.

Escolher as cores das paredes, comprar os móveis, pensar na iluminação… Decorar a casa pode ser uma tarefa difícil. Afinal, são muitos detalhes que precisam estar em harmonia para o resultado final ser um sucesso.

Combinar as cores das paredes com os móveis, por exemplo, nem sempre é fácil. Hoje em dia, existem diversos modelos de guarda-roupas e roupeiro e eles têm um grande impacto na decoração. Um armário escuro, por exemplo, pode deixar o local extremamente sério. Contudo, ao ser combinado com as cores certas, oferece um tom sofisticado.

Separamos as principais dicas para ajudar na escolha das cores dos móveis e das paredes dos seus cômodos. Com elas é possível fazer boas combinações sem receios.

Decoração com círculo cromático

O círculo cromático é uma roda colorida utilizada por profissionais da moda e do design de interiores. Ela amplia as alternativas, apresentando diversas combinações que são agradáveis aos olhos. Portanto, você pode usar essa ferramenta para escolher as cores das suas paredes e móveis.

Cores opostas

Uma maneira de combinar as cores na decoração é investir em tons opostos. Isso significa que basta escolher uma cor e, em seguida, verificar qual está oposta a ela no círculo cromático. Quer um exemplo? Verde e rosa são opostos.

Cores análogas

Outra opção são as combinações de cores análogas. Nesse caso, basta escolher um tom que você gosta e identificar outros dois tons que estão ao lado. Desse modo, você consegue uma combinação harmoniosa entre diferentes tonalidades.

Composição monocromática

O monocromático está fazendo sucesso e não é apenas na moda. Também é possível criar uma decoração monocromática, brincando com os tons dos móveis e das paredes. Nesse caso, basta escolher uma cor específica e usar diferentes tonalidades, como azul royal, turquesa e bebê.

Combinação em tríade

Para fazer a combinação em tríade, é necessário harmonizar três cores com distâncias iguais no círculo. Então, basta escolher um tom e depois formar um triângulo para encontrar os outros dois tons que estarão nas pontas.

Combinações para não errar

Apesar de o ciclo cromático ser simples, nem todo mundo se sente à vontade para usá-lo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de combinações harmoniosas que vão facilitar a decoração dos seus cômodos. Confira abaixo.

Tons quentes ou tons frios

Podemos classificar as cores como quentes ou frias. Cores quentes, como laranja, amarelo e marrom, criam espaços acolhedores e estimulam os sentidos. Por outro lado, as cores frias proporcionam relaxamento, mas podem criar uma sensação de distanciamento, sendo pouco aconchegante em alguns cômodos.

Entender os efeitos das cores é essencial para escolher o que usar em cada ambiente. Ateliês e quartos com brinquedos podem abusar dos tons quentes que estimulam os sentidos. Enquanto isso, a biblioteca ou o escritório podem ser decorados com tons mais frios.

Móveis de madeira

Os móveis de madeira fazem muito sucesso no Brasil. Apesar de serem muito bonitos, é importante se atentar ao restante da decoração para criar um ambiente harmonioso. Nesse caso, os tons quentes são ótimas opções para combinar com peças de madeira natural nos quartos e nas áreas de estar.

Tons terrosos, branco e bege são excelentes opções. Lembre-se de seguir a cartela ao adquirir os acessórios, como tapetes, cortinas e jogos de cama. Desse modo, todos os itens ficam em harmonia.

Móveis brancos

Os móveis brancos são muito versáteis porque podem ser combinados com diversas cores, incluindo as mais frias, facilitando a decoração. Eles ajudam a criar amplitude, além de deixar o ambiente mais claro. Contudo, esteja atento para o ambiente não ficar excessivamente branco.

Para evitar isso, é indicado adquirir acessórios coloridos. Tapetes em tons de bege, terracota e azul são boas opções. Não existem muitas limitações em relação às cores das paredes: é possível escolher desde off-white até azul marinho.

Móveis de metal

Você já ouviu falar em decoração industrial? Quem segue esse estilo aposta em móveis metálicos, que trazem um ar sofisticado ao cômodo. Nesse caso, as cores claras são grandes aliadas porque ajudam a criar contraste, evitando que o ambiente fique muito escuro ou com aspecto carregado.

A cor cinza, que combina com os móveis metálicos, pode ser usada, mas com limitações. Por exemplo: você pode pintar uma parede de cinza, deixando as outras brancas para equilibrar. Itens com detalhe em madeira são bem-vindos, principalmente de tons mais claros.