6 dicas de SEO para aumentar nas vendas

SEO para aumentar nas vendas

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido para “Otimização para Motores de Busca”.

Como o próprio nome sugere, são técnicas que melhoram o conteúdo de um site, de modo que suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de uma pesquisa, o que atrai mais visitantes e ainda aumenta a autoridade da plataforma.

Investir em SEO para aumentar as vendas é essencial para todos os sites, pois uma plataforma bem hospedada não é o suficiente para isso. Portanto, é muito importante trabalhar com estratégias que organizam os conteúdos e melhorem os resultados.

Mesmo que o objetivo do SEO não seja vender, ele acaba fazendo com que as vendas melhorem, sem que para isso a empresa precise fazer grandes investimentos financeiros, como é o caso de outras estratégias.

Essa prática, na verdade, requer muito trabalho, foco e empenho para trazer resultados, sendo considerada a principal estratégia orgânica.

Só que para aproveitar todos os seus benefícios, é necessário conhecer tudo sobre esse assunto.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é SEO para vendas, falar um pouco sobre sua importância e listar as principais características dessa ação. Confira!

Entenda o conceito de SEO para vendas

Para compreender o conceito de SEO para vendas, é necessário ter conhecimento do comportamento do consumidor moderno.

Hoje em dia, antes de comprar qualquer produto ou serviço, as pessoas pesquisam várias informações sobre eles, como:

  • Preço;
  • Benefícios;
  • Características;
  • Depoimentos.

Isso não se aplica apenas às plataformas de vendas online, mas também às lojas físicas, portanto, se quiserem atrair consumidores para o ponto de venda, é preciso trabalhar com SEO.

Então, se alguém quer comprar envelopes rústicos ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, vai pesquisar na internet antes.

Tanto é que 90% das experiências online, seja na compra de soluções ou apenas no consumo de um conteúdo, começam sempre por meio de uma pesquisa. Por essa razão, é fundamental que os conteúdos postados sejam de valor.

É aqui que entra o SEO para vendas, um conjunto de técnicas que vão otimizar os conteúdos, de modo a torná-los mais relevantes para os mecanismos de buscas.

Quanto mais relevante for o material publicado pelo seu negócio, mais visitas ele vai receber, o que aumenta a taxa de conversão de visitantes em leads e de leads em clientes.

Cerca de 90% das pesquisas realizadas na internet acontecem no Google, e os 5 primeiros resultados ficam com 67% dos cliques.

Qualquer empresa que queira vender bem precisa estar entre as 5 primeiras posições, mas para isso, é necessário saber colocar em prática o SEO.

Características do SEO para vendas

Algumas estratégias de SEO ajudam a aumentar as vendas, e elas representam as características dessa ação. Dentre as mais importantes, estão:

1.    Otimizar a URL

A URL é o endereço da página de um fabricante de porta caneta acrílico na internet e ela precisa ser amigável, fácil de ler e de identificar.

Na hora de criá-la, recomenda-se ser sucinto e evitar caracteres especiais ou subdomínios, pois além de atrapalharem na compreensão, também prejudicam o rastreamento.

A URL deve ser atemporal, pois toda vez que for necessário atualizar o conteúdo, não será preciso editá-la.

Portanto, evitar as atualizações é fundamental porque toda vez que mexemos no endereço da página, a autoridade que ela conquistou até então pode ser perdida.

2.    Investir em design responsivo

Hoje em dia, as pessoas acessam a internet principalmente por meio dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e eles precisam ter uma boa experiência nas plataformas.

O design responsivo se adapta a diferentes tamanhos de tela e possibilita expandir a visualização, por meio de zoom. Inclusive, o Google já anunciou que prioriza páginas responsivas em seus resultados.

Se o cliente acessar o site de um escritório de arquitetura pelo celular, vai conseguir visualizar melhor um projeto sala comercial 30m2 por esse dispositivo.

Mas isso não significa descuidar da versão para desktop, pois a responsividade não é o único critério para tornar um site mobile friendly.

Na verdade, ele também precisa ter uma boa velocidade de carregamento, portanto, recomenda-se investir em ferramentas que aceleram o carregamento da plataforma.

3.    Otimizar o título da página

Pense no título da página como uma manchete do site, por isso ele também precisa ser otimizado. Se o usuário estiver com pressa, um título otimizado vai definir se ele vai clicar ou não em seu link.

Ele deve ter entre 60 e 70 caracteres e ser amigável, ou seja, evitar os caracteres especiais e numerações longas. O objetivo é revelar o tema para que o usuário sinta vontade de consumir o material, e o título também deve ter a palavra-chave.

4.    Incluir links internos e externos

Uma empresa de blindagem de veículos também precisa pensar muito bem em uma estratégia de link building para alavancar as vendas.

O Google analisa os vínculos estabelecidos entre as páginas para entender um pouco mais sobre sua relevância. Por meio dos links internos, fica mais fácil aumentar o tempo de permanência dos visitantes no site, colaborando para o ranqueamento.

Contudo, não se deve criar ligações apenas por criar. Essa estratégia deve ser colocada em prática considerando a experiência do usuário e o uso dos links apenas quando forem convenientes, além de fazerem sentido para o tema.

Para os negócios que querem investir em backlinks, a recomendação é priorizar os parceiros relevantes e fontes primárias.

Caso queira citar uma pesquisa, é necessário incluir um estudo original, pois ele aumenta a autoridade da informação e cria laços para parcerias futuras.

5.    Incentivar os comentários

Se as páginas de um fabricante de bolsa para notebook personalizada recebem muitas interações, começam a ser vistas de maneira mais positiva pelo Google.

Ele entende que existe um conteúdo tão relevante dentro da página, que as pessoas simplesmente falam sobre ele.

Nesse contexto, incentive os usuários a fazerem comentários e perguntas, e quanto mais criativo for o contato entre a empresa e os visitantes, melhor.

Quantas vezes estratégias que mais incentivam a participação dos usuários é o CTA (Call to Action, ou chamada para ação). Procure maneiras criativas de fazer essa sugestão e estimular a participação.

6.    Fazer uma boa descrição dos produtos

Vender pela internet não é tão diferente de vender em uma loja física, pois da mesma forma as pessoas querem obter mais informações sobre os produtos e serviços oferecidos.

A pior coisa é querer enrolar, portanto, deixe claro quais são os objetivos e vantagens do que você vende, de modo a despertar o interesse do visitante.

Logo, uma empresa de projetos de ar condicionado pmoc deve fazer uma boa descrição dos produtos, além de uma boa meta descrição para afetar positivamente a taxa de cliques.

Ao fazer isso, tenha em mente que o número de acessos também é um fator de ranqueamento muito importante para os buscadores. Portanto, evite conteúdos duplicados e mantenha o foco nas necessidades do consumidor.

Importância do SEO para as empresas

Como falamos anteriormente, o principal objetivo do SEO é fazer com que uma página seja mais relevante para os resultados de pesquisa.

Quando aplicado da maneira correta, faz com que seus conteúdos se tornem a melhor resposta para o que foi pesquisado.

Então se um fabricante de totem personalizado tamanho real quiser ser visto, notado e se tornar uma referência naquilo que faz, deve investir em boas estratégias de SEO.

Além das vendas, outras áreas da empresa também são beneficiadas, como no caso do atendimento ao cliente.

Essa prática também aumenta os visitantes qualificados, ou seja, o site não vai receber a visita de qualquer pessoa, mas, sim, daquelas que realmente tem potencial para se tornar cliente.

São pessoas realmente interessadas nos produtos e serviços e que vão passar pelo funil de vendas com mais facilidade.

O SEO também é importante porque promove uma comunicação clara na internet, visto que transforma o conteúdo em algo mais eficaz, direto e preciso para as estratégias de comunicação.

Por exemplo, se uma pessoa não sabe quais as divisórias que deve colocar em seu projeto de construção, pode acessar o site de uma fábrica de divisórias para esclarecer estas dúvidas.

Se o material criado por ela realmente esclarecer todas essas dúvidas, então as estratégias de SEO foram bem trabalhadas.

Ele também é essencial porque aproxima o público da marca e faz com que ela se posicione como autoridade naquilo que faz.

Considerações finais

O SEO é uma das estratégias mais importantes de marketing digital da atualidade, fortalecendo as vendas porque os consumidores estão conectados o tempo todo.

Antes de comprar qualquer produto ou serviço, eles pesquisam informações na web, e por meio dessas estratégias, a companhia é capaz de expor suas soluções e influenciar de maneira positiva na decisão de compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.