7 benefícios que uma boa noite de sono vai proporcionar para você

Dormir bem é fundamental para sua saúde física e mental.

Noites bem dormidas ajudam a fortalecer a capacidade do organismo para resistir a infecções, ajudando a mantê-lo saudável, uma vez que o corpo produz proteínas extras durante o sono. Essas proteínas contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, especialmente diante de situações de grande estresse

Além disso, uma boa noite de sono também é um dos melhores cuidados com a pele, pois ajuda no rejuvenescimento, minimizando o surgimento das indesejadas rugas e linhas de expressão.

De todo modo, para dormir bem, é fundamental adotar hábitos que propiciem o relaxamento, como evitar o uso de telas (smartphone, computador ou televisão) ao deitar, tomar um chazinho quente antes de se preparar para dormir ou ler um livro até o sono chegar.

Neste artigo, reunimos os principais benefícios que noites bem dormidas podem proporcionar para sua saúde física e mental. Acompanhe a leitura!

1 – Diminui o estresse

O corpo diminui a produção de adrenalina e cortisol durante o sono, o que reduz consideravelmente o estresse no dia a dia. 

E, devido à diminuição desses hormônios, é possível que os níveis de melatonina aumentem, ajudando ainda mais no relaxamento e, consequentemente, em uma próxima boa noite de sono.

2 – Controla o apetite

O sono também ajuda a regular os hormônios que controlam a fome, especialmente a leptina. Quando dormimos mal, esse hormônio fica desregulado, aumentando o desejo por alimentos ricos em hidratos de carbono, calorias e gorduras.

Por outro lado, quando temos uma boa noite de sono, os níveis de leptina aumentam, diminuindo o apetite e o desejo por esses tipos de alimentos.

3 – Melhora o humor

Quando o cérebro está cansado, a produção de serotonina (hormônio regulador do sistema imune e do humor) fica prejudicada.

Pessoas que dormem bem durante a noite ficam mais dispostas e contentes durante o dia, justamente pelo fato de os níveis desse hormônio estarem em uma quantidade menor no sangue.

Em contrapartida, quando não dormimos bem, é bastante comum ficarmos indispostos no dia seguinte, e sofrermos com alterações no humor — o que a longo prazo pode ser muito prejudicial à saúde, causando ansiedade ou depressão.

4 – Ativa a memória e estimula o raciocínio

Dormir mal afeta a cognição, a tomada de decisão e a atenção. Por esse motivo, pessoas que não têm uma boa qualidade de sono possuem uma dificuldade maior de resolver problemas relacionados a matemática ou lógica.

Um sono de qualidade permite que o cérebro processe de uma melhor forma os novos conhecimentos e experiências, ativando a memória e melhorando o raciocínio.

5 – Regenera os músculos

Durante o sono, os músculos passam por um processo regenerativo, mas esse processo pode acontecer em diferentes níveis.

Ao adormecermos, o tecido muscular se recupera, mas essa recuperação depende da qualidade do sono e também da maneira que você está ou não se exercitando.

6 – Renova as células da pele

Como já mencionado, uma boa noite de sono também ajuda a renovar as células da pele, diminuindo consideravelmente o surgimento de rugas e linhas de expressão, pois as células da pele descansam e se renovam.

Além disso, a produção de melatonina (hormônio que atua como antioxidante, combate os radicais livres e evita o envelhecimento precoce da pele) é maior durante o sono.

7 – Ajuda a manter o seu coração saudável

Por fim, um sono de má qualidade aumenta as chances de problemas de saúde no coração, como ataques cardíacos e pressão alta.

Isso porque uma noite mal dormida pode elevar o aumento do cortisol, o que obriga o seu coração a trabalhar mais e descansar menos do que necessita, prejudicando o seu bom funcionamento. Portanto, dormir bem é uma forma de contribuir para a saúde do seu coração.