7 Competências mais procuradas em cargos de gestão

Assumir o cargo de gestor em uma empresa diz respeito a assumir as funções administrativas como um todo. Essas funções vão desde elaboração de relatórios, até funções do setor financeiro.

Ademais, um bom gestor é aquele que desenvolve diálogo com sua equipe e se mostra sempre aberto a sugestões, afinal, ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre seus métodos de trabalho é essencial. 

É função de um gestor também, acompanhar o desenvolvimento do trabalho de seus funcionários, ficar responsável por mediar os conflitos e ser o exemplo, afinal, não tem como ele exigir determinadas posturas de seus funcionários se ele mesmo não tiver. 

Diferença entre cargo de gerente e gestor

Apesar da dominação ser semelhante e de ambos terem papéis importantes dentro de uma empresa, existe uma diferença entre os cargos de gestor e de gerente.

A principal diferença entre esses dois tipos de cargos está nas funções que cada um possui. 

Para a pessoa que exerce o cargo de gerente, é designada a função de administrar e criar estratégias, com a finalidade de gerenciar certos setores da empresa, a fim de garantir um bom andamento do serviço. 

Já para a pessoa que exerce o cargo de gestor, é designada a função de atuar mais próximo de seus funcionários, sendo uma espécie de cargo de representatividade, visando sempre alcançar o bom desempenho dos serviços. 

Uma função complementa a outra 

Os cargos de gestor e de gerente são cargos que se complementam para poder alcançar melhores resultados para a empresa, já que, ambos devem atuar supervisionando e garantindo que o planejamento da empresa seja desenvolvido de forma econômica e benéfica.

Funções de um gerente 

O gerente é aquele que fica responsável por exercer diversas funções. Algumas dessas funções podem ser:

  • Organização em um geral;
  • Definição de planos e metas;
  • Estabelecimento de objetivos;
  • Controlar entradas e saídas;
  • Treinar novos contratados;
  • Analisar comportamentos

Essas funções citadas são apenas algumas, das muitas funções que um gerente desempenha dentro de uma empresa. Logo, podemos concluir e entender que o gerente é aquele que fica responsável por quase todo funcionamento da empresa.

Funções de um gestor 

Por exercerem cargos diferentes, as funções de um gestor também são diferentes das funções de um gerente. As funções atribuídas a um gestor são:

  • Planejamento de estratégias;
  • Determinação de tarefas;
  • Distribuir recursos;
  • Definir metas;

Além dessas, existem diversas outras funções designadas a um gestor e que, se desenvolvidas de maneira correta, farão com que a empresa se desenvolva e evolua cada vez mais.  

Competências procuradas em cargos de gestão 

Apesar de parecer um cargo fácil, a função de gestor, para ser desenvolvida de maneira correta, exige conhecimento acerca de algumas competências. 

Aptidão analítica

Para identificar qual é a melhor estratégia para o desenvolvimento das tarefas, é necessário que o gestor busque sempre realizar pesquisas de dados e de informações que possam contribuir de maneira positiva.

Comunicação

A comunicação é outro ponto essencial para ser um bom gestor, afinal, as informações devem ser transmitidas de maneira clara e específica aos funcionários. 

Ser proativo 

É importante o gestor ser proativo, afinal, cabe a ele motivar e incentivar a sua equipe para que os trabalhos sejam desenvolvidos de maneira positiva. 

Confiança e determinação

Assim como qualquer outra profissão, ser gestor de uma empresa requer confiança e determinação. É preciso confiar na sua capacidade, no desenvolvimento de seu serviço e na sua capacidade de tomar decisões. 

Saiba trabalhar em equipe

É normal que em uma empresa um trabalho dependa do outro, logo, saber trabalhar em equipe é o fator principal para desenvolver as atividades de maneira correta, além disso, irá garantir um ambiente de trabalho harmônico, sem conflitos e problemas maiores.

Além disso, o trabalho em equipe irá incentivar a capacidade de usar a criatividade a seu favor, desenvolvendo soluções inovadoras e que garantam o sucesso da empresa.

Ânimo para aprender

É necessário que o gestor esteja interessado em aprender e esteja sempre ligado a todas as atualizações e informações acerca de diversos assuntos. Para adquirir mais conhecimento, o gestor pode investir em cursos, como, por exemplo, MBA, acompanhar revistas, livros e muitas outras publicações disponíveis em redes sociais e plataformas digitais.

Qualquer meio de adquirir conhecimento é válido, desde que seja um meio confiável e que traga segurança nas notícias divulgadas.

Capacidade de decisão

Fica como função do gestor dar a palavra final em diversas situações. Para isso, é necessário que ele tenha capacidade de decisão e demonstre segurança nessas decisões. Afinal, ao tomar uma decisão, o gestor está colocando o trabalho de diversos funcionários em jogo.

Logo, a visão estratégica e a busca por conhecimento andam lado a lado para auxiliarem um gestor a tomar decisões seguras e confiantes, que tenham impacto positivo no serviço dos funcionários. 

Dessa forma, tendo em vista as competências que o cargo de gestor demanda, não fique parado, invista em cursos e formas de agregar conhecimento que irão te ajudar a alavancar no mercado de trabalho.