O que é o Marketing de Proximidade

O que é o Marketing de Proximidade

A gestão de um empreendimento exige a adoção de uma série de metas e estratégias para alcançar, para com isso, determinar os rumos do desenvolvimento corporativo. O marketing é uma delas.

Com uma infinidade de ferramentas, as estratégias de marketing dão suporte científico para as campanhas publicitárias, e consequentemente, podem proporcionar uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:

  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar a qualidade de atendimento;
  • Ganhar projeção de marca;
  • Otimizar o relacionamento com o cliente;
  • Ganhar reconhecimento do consumidor e da concorrência.

Se você tem uma empresa que vende produtos como um filtro coalescente, por exemplo, saiba que entre as mais variadas estratégias de marketing, uma em específico vem ganhando reconhecimento, que é o marketing de proximidade. Mas você sabe o que é marketing de proximidade?

Sabendo que existem poucos conteúdos na web sobre esse assunto, resolvemos publicar um artigo para engajar o nosso leitor sobre as informações dessa ferramenta. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

Mas afinal, o que é marketing de proximidade?

O marketing de proximidade, como o próprio nome sugere, são ações publicitárias destinadas para clientes que estão nas proximidades. Normalmente, essa estratégia é feita através de tecnologia e internet, que capta os sinais de gps dos dispositivos móveis (clientes em potencial), que estão próximos a empresa. 

Consequentemente, uma especializada em filtragem industrial, por exemplo, poderá trabalhar com estratégias de venda para clientes próximos da loja física. Em outras palavras, trata-se de uma relação de marketing otimizada com inteligência artificial, que reconhece clientes em potencial que estão próximos à loja física.

Dessa forma, o estabelecimento pode fazer uso de seus aplicativos de rede ou SMS marketing, para enviar mensagens promocionais ao consumidor, incentivando o cliente a fazer uma visita na loja e aproveitar os descontos. 

O marketing de proximidade e a fidelização do cliente

Um segmento que vem fazendo muito uso do marketing de proximidade são as redes de supermercado. Isso porque eles sabem que o cliente-alvo está nas redondezas e eles precisam criar meios para fazer com que o cliente visite a loja, ou então, acessar um aplicativo para fazer suas compras e receber os produtos em casa.

Algumas pessoas caracterizam as ações de marketing de proximidade com mobile marketing. De fato, são estratégias semelhantes, que acabam se complementando quando conseguem a prospecção de clientes.

Em suma, um cliente nas proximidades que recebe uma promoção especial de motores elétricos industriais, seja via SMS marketing ou notificação de aplicativo, é visto como forma de manter o cliente-alvo sempre próximo da empresa, estreitando o relacionamento de ambos, aumentando consideravelmente as chances de fidelização.

O marketing de proximidade e o conteúdo relevante

Além de todos os benefícios que apontamos sobre o marketing de proximidade, também devemos ressaltar que ele é extremamente importante para propaganda de conteúdo relevante.

Conteúdo relevante não é apenas o produto que determinado cliente tem interesse em comprar. Pode ser também uma novidade que está chegando no mercado; uma nova tecnologia que a empresa vai adotar; um novo programa de vantagens para clientes se fidelizar.

Em suma, definimos que marketing de proximidade proporciona uma dezena de ferramentas que podem ser gerenciadas pelo setor de marketing para aumentar a relevância da empresa e consequentemente melhorar os índices de rentabilidade. 

Esse foi nosso artigo falando mais sobre o que é marketing de proximidade e como ele pode ajudar sua empresa. Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais e nos siga para receber outras dicas de marketing e gestão empresarial. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.