Você sabe qual é a relação entre saúde e qualidade de vida?

relação entre saúde e qualidade de vida

Uma pessoa exerce grande influência sobre a outra, e entender a relação entre a saúde e a qualidade de vida é fundamental para você ter um dia a dia mais tranquilo e organizar melhor a sua própria vida.

Todo mundo quer ser saudável. Por esse motivo, as pessoas estão sempre procurando coisas que possam trazer felicidade e, ao mesmo tempo, recompensas interessantes, a fim de manter seus padrões sem interferir em seus compromissos.

Por muitos anos, as pessoas estudaram a relação entre saúde e doença. Por muito tempo, a medicina se concentrou apenas na biologia do indivíduo para estabelecer as possíveis causas da patologia, mas o ser humano não é apenas o seu corpo.

Com o tempo, as pessoas perceberam que os parâmetros envolvidos nessa associação ultrapassaram em muito o alcance físico. Se você perguntar a pessoas diferentes o que é saúde, obterá várias respostas diferentes.

Neste artigo, queremos discutir sobre alguns aspectos do assunto e, além, do assunto que vamos tratar, indicamos que você faça Cursos Online da área da nutrição. 

Vamos lá?

O que é qualidade de vida?

A qualidade de vida é uma medida das condições de vida de uma pessoa, ou um conjunto de condições que contribuem para a saúde física e mental dos indivíduos na sociedade. Isso envolve bons relacionamentos mentais, físicos, psicológicos, emocionais e sociais.

A qualidade de vida pode ser muito abrangente, ele vai envolver alguns fatores dentro da vida pessoal de muitas pessoas, como a saúde física e mental, sua localização e ambiente de trabalho.

O conceito também está relacionado com o bem-estar pessoal, que vai depender totalmente da condição socioeconômica de cada pessoa, do apoio de amigos e da família dentro dos momentos delicados.

Qualidade de vida e saúde

Atualmente, é sabido que muitas doenças são afetadas (ou causadas) pelo estilo de vida. Portanto, o estilo de vida que escolhemos afeta diretamente nossa saúde.

Se você não tem saúde para aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer, de nada adianta ter uma excelente qualidade de vida e recursos financeiros suficientes para cumprir suas promessas e manter seus padrões.

Se não houver qualidade de vida, a pessoa pode sofrer de doenças que prejudicam seu corpo. Você consegue entender essa relação? A saúde é muito importante para manter uma excelente qualidade de vida.

Associação

Em primeiro lugar, é necessário conceituar brevemente o termo. De acordo com a definição da OMS, podemos definir que a saúde é um estado completo de adaptação física, mental e social.

Portanto, concluímos que qualidade de vida é definida como sendo uma forma de alcançar uma vida saudável. A conexão entre os conceitos descreve a interdependência da necessidade de realizar as ações que visam garantir. Manter-se saudável é mais do que não ficar doente ou tomar remédios.

O bem-estar psicológico e social requer prática diária e é afetado por diversos aspectos, tais como: cultura social, condições econômicas, relações interpessoais, estilo de vida, etc.

Boas práticas

Antes de entrar em contato com algumas práticas de saúde, destacamos que qualidade de vida é um conceito subjetivo, ou seja, cada um tem sua visão sobre saúde. Agora, aqui estão algumas medidas para ajudar a melhorar essa percepção!

Exercícios físicos 

Quando tratamos de atividade física, diversos benefícios incluem diversos fatores. O primeiro é fortalecer o tecido muscular e a estrutura óssea e articular.

Diversas funções são diretamente afetadas, como o coração e o sistema respiratório. O exercício pode melhorar a função cardiorrespiratória e tornar os batimentos cardíacos e as trocas gasosas mais eficazes.

Também enfatizamos o impacto no sistema límbico, o sistema responsável pelo prazer e pelas emoções. O exercício aumenta a liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.

Alimentação

A nutrição adequada pode melhorar o efeito da atividade física. Comer bem não significa comer muito, mas sim ingerir os nutrientes necessários para a função metabólica.

Por exemplo, reduzir a ingestão de fast food e preferir vegetais, vegetais e frutas vai muito além das questões estéticas. Portanto, os níveis de açúcar no sangue e os lipídios no sangue (colesterol e triglicerídeos) são reduzidos e complicações como infarto agudo do miocárdio são descartadas.

Sono

Conseguir dormir para cada faixa etária é mais importante do que você pensa. Não é de admirar que padrões de sono irregulares sejam considerados sintomas de várias doenças relacionadas ao humor.

Quando o cérebro processa tudo o que experimenta durante o dia, o sono é necessário para o processo de aprendizagem e memória. Além disso, é um fator de risco para doenças coronárias e também pode causar ataques cardíacos.

Após essa abordagem, é possível compreender a relação entre a saúde e a qualidade de vida. Neste artigo, apontamos algumas práticas  para melhorar o seu bem-estar, se você deseja melhorar a sua alimentação, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área da nutrição. Porém, reiteramos que para obter bons resultados, o ideal é que existam profissionais dedicados em cada área que possam acompanhar o processo de evolução.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.