7 Dicas para quem deseja cultivar orquídeas

Se você é do tipo de pessoa que gosta muito de cultivar plantas e flores esse artigo é para você. Sabemos que as orquídeas são flores bem sensíveis e precisa ter muito cuidado para cultivá-las, e foi pensando nisso que vamos te dar algumas dicas de como cultivar essa espécie da forma correta.

Agora vamos aprender um pouco mais dessa flor que encanta tanto as pessoas e existem muitos admiradores e colecionadores dessa espécie, elas são da família Orchidaceae, que pertencem Asparagales, que é uma das grandes famílias de plantas que existem. 

Além disso, você pode encontrar as plantas dessa família de diferentes formas, tamanhos e cores, assim como a nossa querida orquídea e está presente em todos os continentes, menos na Antártida e são mais vistas em regiões tropicais.

A orquídea pode ter também vários significados, incluindo, o amor, luxúria, desejo, perfeição, força, pureza espiritual, beleza, entre muitos outros. Lembrando que cada cor pode ter um significado diferente. São ótimos para dar de presente, são flores bem sofisticadas e a maioria das pessoas gosta de ganhar.

Uma boa dica para agradar em você gosta é preparar uma linda cesta de café da manhã e junto com ela dar uma linda orquídea de presente, vai ser uma bela surpresa logo pela manhã.

Algumas pessoas até ousam em dizer que ter orquídeas em casa pode fazer muito bem, trazendo muitos benefícios, como, por exemplo, que elas contribuem para o bom desenvolvimento de sentimentos de gratidão, de pureza, benção e também traz uma sensação de paz. Vamos ver logo abaixo alguns cuidados essenciais com suas orquídeas. 

Não pegue orquídeas vindas da mata

Essa espécie foi bem devastada pelos mateiros ou pelos muitos colecionadores, então a melhor opção é adquirir a sua orquídea através de uma empresa especializada. 

Opte por espécies da sua região

Como as orquídeas florescem somente uma vez no ano é bem interessantes várias espécies em casa, assim você sempre terá alguma florida. Mas na hora de comprar prefira as que são habituadas à sua região.

Irrigação

Você deve sempre manter o vaso da orquídea úmida, mas nunca encharcado. Isso porque, é bem mais fácil matar uma flor dessa com a abundância de água do que pela falta. Nunca coloque o pratinho de água embaixo do vaso, isso pode fazer com que as raízes apodreçam, a dica é molhar com bastante água uma ou duas vezes por semana e deixar escorrer bem a água. Nos demais dias, somente vaporize as folhas com um borrifador, pela manhã e à tarde, no momento em que a flor não estiver no sol. 

Luminosidade do local

Você deve colocar sua flor em um ambiente que ela possa pegar o sol matinal, ou seja, até às 9 horas ou no entardecer, depois das 16 horas da tarde. Pois, se a sua orquídea não tomar sol, ela não irá dar flores. Você também pode fixar sua planta no tronco de árvores, mas atenção a árvore não pode ter uma sombra muito grande, como, por exemplo, a mangueira. 

Mas, atenção, você não pode levá-las para dentro de casa quando elas derem flores e se possível mantê-las no mesmo local. 

Ventilação do local

Essas espécies de planta precisam de um local bem arejado. Mas, você não deve expor a planta a uma ventilação muito forte, isso porque os vasos podem ser derrubados e estragar suas flores.

Adubação

Você pode usar os adubos foliares que são líquidos e podem ser encontrados facilmente na seção de jardinagem de qualquer supermercado. Para usar, você deve colocar algumas gotas na água que você vai usar para fazer a vaporização com o borrifador.

Não se esqueça de molhar as folhas inferiores da orquídea, isso porque é lá que se encontram os estômatos, que fazem a absorção dos nutrientes e da água.

Controle de doenças e pragas

As orquídeas devem ser cultivadas da melhor forma, pois assim elas estarão mais imunes a doenças e pragas. Por exemplo, se a planta não tiver um excesso de água é possível que não apareça fungos. Os maiores inimigos do cultivo de orquídeas são os, cochonilhas, eles são organismos pequeninos que sugam totalmente a seiva da planta, e isso pode matar a planta, se não for cuidado. 

Se você não tiver muitas orquídeas, você mesmo pode ir pegando um por um, antes mesmo que eles se espalhem ainda mais. Mas, se você tiver uma quantidade maior de plantas, você vai precisar da ajuda de um defensivo, opte pelas fórmulas mais naturais possíveis. Isso porque, os produtos químicos que são industrializados, podem fazer mal tanto para as pessoas, quanto para as plantas.

Qual é a espécie de orquídea mais fácil de cultivar?

A espécie de orquídea mais fácil de cultivar são as Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum, elas são bem simples e fáceis de plantar. E caso você esteja começando no mundo das plantas recentemente elas são muito recomendadas para os jardineiros iniciantes. Então pode apostar nessa espécie que você não terá muito trabalho na hora de cuidar delas.