7 tipos de anúncio no Google Ads

anúncio no Google Ads

A plataforma de anúncios do maior buscador do Google, o Google Ads, tem se mostrado hoje como uma das principais opções de tráfego pago escolhido pelas empresas. 

Mesmo que você não saiba o que é tráfego pago, certamente já clicou em um, considerando que aqueles primeiros anúncios que aparecem nos resultados do Google são pagos e gerados a partir do Google Ads. 

Com a leitura desse artigo, entenda como essa plataforma pode trazer resultados imediatos, além de como escolher qual tipo de anúncio é o melhor para impulsionar o seu negócio.

O que é Google Ads? 

O Google Ads (sigla para Advertising) oferece anúncios pagos que aparecem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa em sua página de resultados, além de que sua propaganda pode aparecer em outros sites que também fazem parte do programa. 

Os resultados patrocinados, ou anúncios, são indicados com um rótulo “Anúncio”. Existem duas seções de anúncios pagos do Google, uma acima dos resultados orgânicos e outra na parte inferior da página de resultados.

Por exemplo, ao digitar “pasta l personalizada” no buscador do Google, os primeiros resultados que apareceram são pastas impulsionados pelo Google Ads.

No entanto, de uma forma geral, os mais vantajosos são os anúncios que aparecem logo que o usuário clica em enter no buscador. Isso porque dificilmente as pessoas leem os sites que estão na segunda página de pesquisa do Google.

Além disso, os anúncios do Google Ads funcionam como um leilão, ou seja, quem pagar mais possuirá um posicionamento de marca melhor. 

O valor cobrado pelo Google Ads varia muito, mas é calculado a partir do custo por clique (CPC), onde você paga um valor por clique em seu anúncio, ou o custo de mil (CPM), que é o valor que você paga por mil impressões.

Por que contratar o serviço de anúncios do Google?

Especialistas da área de marketing afirmam que, se o seu site não aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google, provavelmente ele estará fadado ao esquecimento.

Então se a sua página ainda não possui um bom tráfego orgânico, ou seja, se o número de pessoas que visitam o seu site ainda não é significativo, assinar o Google Ads é uma opção interessante.

Afinal, através do aumento do seu tráfego pago, as pessoas irão conhecer mais a sua marca, os seus produtos e serviços, irão ler mais as suas postagens e vão buscar de maneira independente pelo seu conteúdo.

Como funcionam os anúncios do Google Ads? 

Embora o Ads possa parecer um pouco complicado no começo, como todas as coisas novas e que nunca tivemos contato, a publicidade do Google fica muito mais fácil quando você reserva um tempo para compreender o processo passo a passo. 

De forma geral, existem os seguintes formatos de campanhas oferecidas pelo Google Ads: 

  • Formato textual;
  • Imagens diversas;
  • Em vídeo;
  • Anúncios no shopping; 
  • Promoção de aplicativos;
  • Responsivos aos resultados de pesquisa; 
  • Chamadas de telefone.

Além disso, o Google Ads oferece um tipo de anúncio automatizado em que preenche os anúncios da rede de pesquisa automaticamente com o conteúdo do seu website.

Essa ferramenta utiliza o conteúdo hospedado em seu site para segmentar seus anúncios para os usuários que estão de fato procurando por produtos ou serviços semelhantes, gerando um tráfego maior em sua página. 

No entanto, o fator de automação significa que você tem pouco controle sobre o que exatamente seu anúncio dirá e quais desses produtos serão oferecidos. 

Portanto, esses anúncios devem ser usados em sites bem desenvolvidos que possuem categorias claras de conteúdo e um grande estoque de produtos, sendo uma ótima opção para quem deseja economizar tempo. 

Entenda as características de cada um desses tipos de anúncio para escolher o que mais se adequa em seu negócio e em seu orçamento. 

Hoje em dia, é essencial se manter atualizado, aliando o marketing digital com as técnicas tradicionais de divulgação de produtos, como a impressão de panfletos.

1 – Texto 

Os anúncios de texto padrão costumavam ser uma ótima opção para investir no início, pois muitas pessoas gostam de ler. 

Contudo, esse tipo de formato acaba sendo muito básico quando comparado com as outras opções, porque possuem um limite pequeno de caracteres e não há muito espaço para ser criativo com redação ou incluir as principais palavras-chave para classificações mais altas. 

Alguns anos atrás, o Google expandiu esses anúncios para o que agora são chamados de anúncios de texto expandidos (ETAs).

Os ETAs oferecem espaço para até três títulos e duas descrições, além de extensões que permitem adicionar itens como números de telefone e oportunidades para vincular a diferentes páginas do seu site. 

Ademais, trata-se de uma tática de pesquisa paga testada e comprovada que todos os profissionais de marketing devem considerar para divulgação de qualquer produto, indo desde envelope personalizado A4 a adesivos e banners personalizados.

2 – Imagens ou gráficos 

Os anúncios de imagens e gráficos são exibidos na rede de display do buscador, o que significa que eles podem aparecer em sites que fazem parceria com o Google para fornecer espaço para os anúncios pagos. 

Ademais, o Google optará por mostrá-los em sites que seu público-alvo visita com maior frequência. Esse tipo de anúncio é recomendado para campanhas de reconhecimento de marca, apresentando painéis fotográficos de interesse dos usuários. 

3 – Vídeo 

Os anúncios em vídeo permitem que o empreendedor ofereça uma experiência mais envolvente aos usuários, alcançando clientes em sites e plataformas parceiras do Google, incluindo o YouTube. 

A publicidade em vídeo pode aparecer no começo ou no meio de um vídeo, sendo um dos formatos de anúncio mais lucrativos, altamente recomendado para empresas que têm orçamento para investir em ativos de vídeo.

4 – Shopping 

Os anúncios de compras de produtos mostram itens à venda com uma imagem do produto, título, preço e um link para a loja.

Todas essas informações são extraídas de sua conta do Google por meio do feed de produtos que você fornece, por exemplo, se você vende vários tipos de caneca personalizada empresa, alguns irão aparecer no shopping da plataforma. 

Sua campanha de anúncios de compras de produtos será exibida no Google Shopping, na aba imagens, sites de parceiros de pesquisa e no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google.

Esse tipo de anúncio é interessante para você que deseja promover uma variedade de produtos.

5 – Promoção de aplicativos

Os anúncios de promoção de aplicativos fazem exatamente o que parecem, ou seja, promovem downloads de aplicativos.

Esse formato de anúncio é veiculado principalmente em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, sendo uma ótima opção para lojas de compras online, por exemplo, de caneta executiva personalizada, sapatos, roupas, entre outros produtos.

6 – Responsivos aos resultados de pesquisa

Os anúncios responsivos aos resultados de pesquisas realizam testes de alcance, modificando títulos e textos das chamadas.

Portanto, a plataforma oferece mais opções de títulos e descrições para permitir maior alcance e aplicam principalmente testes A/B, ou seja, testes de comparação de chamadas, sem a necessidade de criar anúncios separadamente.

Desse modo, você pode testar diferentes maneiras de divulgar o seu serviço de venda de uniformes femininos para empresas, testando diferentes chamadas do Google.

O Ads responsivo tentará diferentes combinações de seus títulos e descrições até identificar a combinação mais eficaz, alcançando efetivamente clientes em potencial com o melhor texto e título.

7 – Para chamadas telefônicas

Os anúncios do tipo chamadas telefônicas são exibidos em dispositivos móveis e permitem que o empreendedor promova chamadas telefônicas com seus clientes.

Estes podem ser configurados para funcionar apenas durante o horário de funcionamento da empresa ou no período de 24 horas por dia, caso exista um sistema de SAC. 

Assim, quando um usuário clica no anúncio, ele faz uma chamada telefônica diretamente da página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google, oferecendo produtos e serviços como aluguel de impressoras.

Esses tipos de anúncio ainda oferecem títulos e descrições semelhantes a anúncios de texto comuns. No entanto, esse tipo de anúncio do Google Ads não é muito utilizado, tendo em vista que muitas pessoas não gostam de receber ligações.

Conclusão 

O Google Ads oferece diversos tipos de anúncio para o empreendedor, e o melhor formato depende do que você deseja alcançar e o quanto pretende investir. 

Por exemplo, se a sua meta for vendas, sua melhor escolha serão os anúncios do shopping e os responsivos aos resultados de pesquisa, pois eles permitirão que você atinja o nicho de pessoas que desejam realmente comprar seus produtos ou serviços. 

Contudo, se você deseja aumentar o reconhecimento da sua marca, opte por anúncios de imagens ou em vídeo, para que as pessoas reconheçam a sua marca visualmente e associem a identidade visual da sua empresa com o anúncio. 

As pessoas gostam de coisas de natureza visual, além disso existe a possibilidade de segmentar os clientes com base em seus interesses e critérios demográficos. Portanto, escolha a opção que melhor se encaixa em seu negócio e comece o quanto antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.