Principais informações para você que quer ter uma performance em 2023
Vender bem é um dos pilares para obter sucesso comercial. Para que isso aconteça em 2023, será necessário utilizar ferramentas ligadas a tecnologia, como o Google Performance, para alcançar mais pessoas e aumentar as chances de venda.
Projetado para complementar as campanhas que utilizam palavras-chave como método, o Google Performance Max consegue alcançar pessoas que fogem de campanhas tradicionais, possibilitando aumentar o número das conversões.
O que é Google Performance Max?
Sua tradução significa Maior Desempenho. Performance Max é um tipo de campanha do Google Ads que utiliza inteligência artificial, permitindo exibir anúncios em toda rede com uma única campanha.
O Google Performance Max é capaz de facilitar os processos de compra dos usuários. A possibilidade de ter insights em tempo real é este recurso, que permite otimizar as compras específicas, como um porta batom em acrílico, através dos serviços do Google.
Além de oferecer como acompanhar melhor o desempenho da loja usando acompanhamento de conversões. Com a campanha Performance, os anunciantes conseguem observar mais de perto quais produtos estão dando mais lucro.
Este formato permite que se trabalhe de forma mais ativa, pois inclui as combinações dos ativos dos anúncios, lances, segmentação, redução do orçamento e entrega. Essa campanha é capaz de testar diversos formatos do Google em um só lugar.
No entanto, para o Google encontrar os clientes certos para o empreendimento, é preciso enviar dados para alimentar a inteligência do Google como: orçamento, sinais do público-alvo, texto, imagens, vídeo e definir uma meta.
Tudo isso ajudará a simplificar os processos, tornando mais intuitivos e alcançando os usuários, que geralmente compram em plataformas incluindo promoções ativas no YouTube, e esta ferramenta irá potencializar as vendas.
Como utilizar a plataforma Performance Max
Com o Google Performance Max, é possível acessar todos os dados de publicidade do Google Ads em uma única campanha, como um fichário para faculdade.
Desse modo, ao invés de executar campanhas de maneira separada para pesquisa, display, compras e YouTube, é possível criar apenas uma campanha, independente do canal.
Tornando essas ações dentro da plataforma mais abrangente de acordo com os objetivos que deseja ao anunciar.
Para criar uma campanha Performance Max, em primeiro lugar, é preciso fornecer ao usuário uma quantidade de informações sobre o que o anunciante deseja para a campanha. As informações incluem:
- Estratégia de lances;
- Orçamento;
- Localização;
- Idioma;
- Segmentação de público-alvo preferencial;
- Opções de URL;
- Agendamento.
Para utilizar o Performance Max após criar uma campanha no Google, é essencial escolher uma entre essas metas abaixo na aba “escolha seu objetivo”:
- Leads;
- Vendas;
- Tráfego do site;
- Visitas a lojas locais e promoções;
- Campanha sem meta.
Após essa escolha, na página “tipo de campanha”, basta clicar na opção “ Performance Max”. Dessa forma, será possível alcançar o público-alvo em todo o Google com apenas uma campanha.
Sendo assim, os anúncios criados para o Google Performance Max aparece em todas as redes do ecossistema Google, que são:
- Pesquisas feita através do Google;
- YouTube;
- Display;
- Google Discover;
- Gmail;
- Google Maps.
Todas as informações acima irão ajudar a automação do Google a tomar decisões sobre os anúncios, identificando sinais de público-alvo.
Em seguida, os anúncios serão direcionados para as pessoas com base nessas informações, diferente das campanhas manuais, com palavras-chave definidas ou dados demográficos específicos.
Para acompanhar os resultados destas campanhas e descobrir onde os anúncios aparecem e quantas impressões tiveram, basta analisar os relatórios de canais.
Recursos de performance do Google
Além do Google ser a ferramenta de busca mais utilizada, é capaz de oferecer aos profissionais de marketing digital, ferramentas que ajudam a entender o comportamento dos usuários na internet, como um laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade.
Fornecendo informações valiosas que ajudam no planejamento, campanhas e redes sociais. Em seguida, será possível entender um pouco mais sobre as ferramentas que o Google oferece para poder trabalhar com marketing de performance.
Google Adwords (Ads)
O Google Ads oferece um serviço de links. Os anúncios são relacionados às palavras-chave e exibidas na página de resultados do google. Trata-se de uma ferramenta que oferece dados que ajudam na estratégia de SEO, como números de buscas por tendências.
Campanhas utilizando essa ferramenta são uma forma de conseguir publicidade segmentada. Baseada no sistema de custos por clique, impressões e ação, reforçando os resultados para alcançar o público de maneira eficaz.
Google Analytics
Essa é uma ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada. Integrando outros serviços do Google, como Search e Ads. Com ela, é possível monitorar quem acessa o site, páginas mais acessadas, dispositivos, cidade, conversões entre outros dados.
Todas essas informações que a ferramenta oferece, será capaz de ajudar o anunciante a ter insights para poder pensar em ações estratégicas e tomadas de decisões, como um curso de prevenção e combate a incêndio florestal.
Google Webmaster Tools
Essa ferramenta é muito útil para quem trabalha com SEO, pois é capaz de ajudar a entender o potencial do site, oferecendo dados relacionados à busca orgânica e técnica do mesmo.
Funciona como um complemento do Google Analytics, permitindo identificar erros de rastreamento, cliques e impressões, bloquear páginas entre uma infinidade de funcionalidades.
A ferramenta quando utilizada para performance, possibilita uma análise mais aprofundada e uma perspectiva única do site. Sendo uma forma de suporte, capaz de enviar mensagem quando algo sai do eixo.
Isso permite comunicação entre o buscador, sendo uma forma de trabalhar a otimização do site, deixando o mecanismo de busca melhor, inclusive para os usuários.
Google Trends
Mostrando as tendências de busca do Google, o Trends permite ver o interesse de certas palavras que foram buscadas recentemente praticamente em tempo real, com um gráfico revelando o número que reflete a quantidade de pesquisas feitas sobre aquele termo.
Entender as tendências, para utilizar como performance, é o que possibilita produzir conteúdos voltados ao que o público procura em determinadas épocas, atraindo mais visibilidade e interesse.
Google Think Insights
O Google Think Insights é uma ferramenta que oferece às agências voltadas ao marketing digital e empreendedores, uma perspectiva única. Estudos de caso, dicas de negócio e descoberta.
Quando utilizado a parte de Planning Tools, dentro do Google Think Insights, é capaz de potencializar a performance de campanhas, como acompanhar a jornada do consumidor até a compra online, entre outros monitoramentos.
Benefícios de usar campanhas de maior desempenho
Uma campanha automatizada pode ser de grande ajuda para empresas que não estão por dentro do mercado da publicidade paga e não sabem quais formatos de anúncio funcionam melhor e qual o público ideal deve atingir.
Diferente das campanhas inteligentes, utilizar o Performance Max não automatiza todas as outras campanhas, podendo usar as duas sem substituir nada. Abaixo, serão listados alguns dos motivos para optar por usar campanhas de maior desempenho:
1. Aproveita melhor a inteligência
Utilizando as campanhas de Performance Max, a inteligência do google é capaz de trabalhar sem precisar pagar aluguel de espaço comercial, de forma ativa, diferente de outras campanhas.
Tomando todas as frentes para alcançar novos clientes para a empresa com uma única campanha espalhando anúncios em toda a rede.
2. Economiza tempo
Utilizando a automação, é possível economizar tempo no gerenciamento. Tendo mais disponibilidade para pensar em novas estratégias para o negócio. Fácil como uma limpeza de cortina rolo.
3. Atribuição melhorada
De olho na atribuição, o Google é capaz de otimizar os pontos de contato mais vantajosos para a empresa. Podendo ser uma regra, conjunto de regras, ou um algoritmo orientado por dados que determina a forma como o crédito pelas conversões é atribuído.
4. Foco em novos clientes
Com as campanhas de melhor desempenho é possível utilizar a meta de aquisição de novos clientes. De fato, esta meta permite otimizar suas conversões para novos clientes.
Em outras palavras, isto significa otimizar a campanha para dar lances mais altos ou exclusivos somente para novos clientes, sendo funcional como uma cortina romana cozinha.
5. Dados exclusivos de Insights
Na página de Insights, é possível encontrar sugestões para melhorar as campanhas de performance, contando com a ajuda de alguns recursos, como interesse do consumidor e insights dos ativos e diagnósticos.
No interesse do consumidor a ferramenta é capaz de analisar os termos de pesquisa dos clientes que geraram anúncios nos últimos dias. Criando um relatório em categorias para entender melhor o desempenho de cada uma.
Já o insight dos ativos é capaz de mostrar a comparação do desempenho dos textos, imagens e vídeos nos anúncios.
O Insights de Diagnóstico mostra os problemas de configuração da campanha Performance e como pode ser feito para corrigi-los. Dependendo do insight, o anunciante pode decidir o que deseja mudar.
6. Ferramentas de teste
Com ferramentas de experimentação, é possível criar testes capazes de entender a repercussão da campanha de performance para o empreendimento. Depois é só utilizar o que deu certo.
7. Ajustes Periódicos
Estes ajustes servem para avisar os Lances Inteligentes sobre as mudanças nas taxas de conversão das campanhas. Guardando informações precisas, como em gravação de medalhas, sobre o desempenho em determinadas épocas.
Considerações finais
Com as informações sobre a funcionalidade de cada ferramenta, é possível entender que campanhas de performance são capazes de melhorar o alcance do público-alvo em toda a rede, apenas dando as informações corretas.
E essa é uma vantagem muito significativa para os negócios, pois possibilita o aumento do número das conversões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
